Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Camarões, de António Conceição, vencem Comores e apuram-se para 'quartos'

Os Camarões, treinados pelo português António Conceição, venceram hoje Comores 2-1 e apuraram-se para os quartos de final da Taça das Nações Africanas de futebol, para os quais se qualificou também a Gâmbia, estreante numa fase final.

Camarões, de António Conceição, vencem Comores e apuram-se para 'quartos'
Notícias ao Minuto

22:37 - 24/01/22 por Lusa

Desporto CAN2021

A seleção de António Conceição é anfitriã e uma das favoritas à vitória na competição, razão pela qual não se esperavam tantas dificuldades para superar a menos cotada seleção de Comores, estreante numa fase final e que se qualificou, surpreendentemente, para os oitavos de final como um dos melhores quatro terceiros lugares, derrotando no último jogo a favorita seleção do Gana.

Os 'leões indomáveis' ficaram em superioridade numérica no jogo a partir do sexto minuto, por expulsão, com cartão vermelho direto, do central da seleção de Comores Nadjin Abdou, por uma entrada dura, perante um adversário que jogou com um guarda-redes improvisado, o lateral Chaker Alhadhur, que foi para a baliza face aos casos positivos dos guarda-redes Moyadh Ousseini e Ali Ahamada e à lesão de Salim Ben Boina.

Alhadhur atuou ainda com uma camisola remendada com o número 3, por cima do original, o 16, o que não o impediu de ter uma atuação memorável, tendo em conta que é um jogador de campo, com várias defesas decisivas para retardar uma vitória dos Camarões mais folgada.

A equipa anfitriã chegou ao golo à passagem do minuto 29, pelo avançado dos franceses do Lyon Karl Toko Ekambi, e só voltou a marcar aos 70, pelo incontornável Vincent Aboubakar, ex-avançado do FC Porto, atualmente nos sauditas do Al Nasr Riyadh, que lidera a lista de melhores marcadores com seis golos.

A seleção de Comores resistiu até onde pôde e chegou mesmo a reduzir aos 81 minutos, num livre direto em que Youssuf M'Changama colocou a bola no canto superior esquerdo da baliza camaronesa, na execução de um livre direto.

Horas antes, a Gâmbia também 'carimbou o passaporte' para os quartos de final, ao vencer a Guiné Conacri 1-0, graças a um golo do avançado dos italianos do Bolonha Musa Barrow, aos 71 minutos.

O avançado gambiano do Boavista Yusupha Njie, que tinha sido lançado em campo aos 72 minutos, a render o médio Ebrima Darboe, da Roma, de José Mourinho, viu o cartão vermelho por acumulação de amarelos aos 87, por tocar a bola com a mão (74) e por uma entrada dura sobre um adversário, castigo que o afasta do jogo dos quartos de final.

A seleção dos Camarões vai defrontar a seleção da Gâmbia nos quartos de final, fase da prova para o qual também já estão apuradas as seleções do Burkina Faso e da Tunísia, que vão medir forças por uma vaga nas meias-finais.

A prova prossegue na terça-feira com os jogos Senegal-Cabo Verde, a partir das 16:00, e Marrocos-Malawi, a partir das 19:00, também correspondentes aos quartos de final.

Leia Também: Tragédia no Camarões-Ilhas Comores: Seis pessoas morrem após debandada

Leia Também: CAN: Ilhas Comores defrontaram Camarões com guarda-redes... improvisado

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório