Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

FC Porto vence Famalicão e isola-se (ainda mais) na liderança

Dragões com primeira parte de alta voltagem conseguiram agarrar o triunfo e aumentar a vantagem pontual no topo da classificação. São agora seis os pontos que separam FC Porto e Sporting.

FC Porto vence Famalicão e isola-se (ainda mais) na liderança
Notícias ao Minuto

22:31 - 23/01/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

[Crónica em atualização]

O FC Porto recebeu e venceu, este domingo, o Famalicão (3-1), em jogo que encerrou a 19.ª jornada da I Liga. Os dragões conseguiram, assim, aproveitar da melhor maneira o deslize do Sporting para ampliarem a vantagem na liderança isolada do campeonato. São agora seis os pontos que separam o líder FC Porto do segundo classificado Sporting. 

Otávio, Luis Díaz e Mehdi Taremi foram os marcadores de serviço no Dragão, numa noite em que o conjunto portista acabou reduzido a dez unidades face à expulsão de Matheus Uribe. Riccieli, já em período de descontos, apontou o tento de honra do conjunto famalicense. 

Filme do jogo

A primeira parte foi de sentido único. Sérgio Conceição, que ficou novamente na bancada por estar a cumprir castigo, voltou a apostar em Bruno Costa para o lugar de lateral direito e deixou Taremi no banco. Do outro lado, o Famalicão apresentava um onze remendado devido às lesões, castigos e casos de Covid-19. 

O FC Porto entrou, como expectável, mais forte no jogo e aos 25 minutos chegou à vantagem. Na sequência de um canto batido na esquerda, a bola sobrou para Otávio que atirou de primeira e bateu Luiz Júnior, ainda que a bola tenha desviado em Pedro Marques antes de entrar na baliza. 

O golo deixou os dragões confortáveis e obrigou o Famalicão a subir linhas. Perante isto, o FC Porto aproveitava para explorar as costas da linha defensiva e foi assim que nasceu o segundo golo da noite. Otávio pegou na bola de frente para o jogo e lançou Luis Díaz (37') que com um ligeiro toque fez balançar as redes adversárias. 

Ainda antes do intervalo, Otávio caiu na grande área após um lance com Pickel. Rui Costa apontou prontamente para a marca de penálti, mas reverteu a decisão, depois de ser alertado pelo VAR e ter consultado as imagens. A vantagem portista ao cabo dos primeiros 45 minutos era mais do que justificada. 

Na segunda parte, a atitude do Famalicão mudou e a equipa comandada por Rui Pedro Silva conseguiu causar muitos problemas à defesa do FC Porto durante os primeiros 15 minutos. 

Por seu turno, os dragões compareceram com menos gás na segunda metade, mas até iam dispondo de ocasiões para dilatar, ainda mais, o resultado. Mehdi Taremi foi a jogo aos 70 minutos, rendendo Fábio Vieira, e o FC Porto ganhou novo balão de oxigénio nos movimentos atacantes. 

O internacional iraniano até foi protagonista de uma grande ocasião de golo, mas não teve arte nem engenho para fazer o chapéu, com sucesso, a Luiz Júnior. Minutos depois, Taremi sofreu uma grande penalidade, agarrou a bola para ser o próprio a marcar e, desta feita, não tremeu no frente a frente com o guardião brasileiro (78'). 

O FC Porto acabaria reduzido a 10 unidades por conta da expulsão de Uribe. O médio colombiano entrou de sola sobre Pêpê Rodrigues e Rui Costa, novamente depois de consultar as imagens do VAR, corrigiu a decisão e trocou o cartão amarelo, mostrado num primeiro momento, pelo vermelho.

O Famalicão voltou a crescer e chegou mesmo ao golo de honra. Na sequência de um canto, o capitão Riccieli (90'+1) aproveitou a passividade de Fábio Cardoso para reduzir o diferencial no marcador, já em período de descontos. 

O triunfo arrecadado permite ao FC Porto cimentar a liderança do campeonato com 53 pontos, aproveitando o deslize do Sporting para elevar para seis os pontos de distância face ao rival. Por seu turno, o Famalicão mantém-se acima da linha de água com 16 pontos amealhados. 

Momento do jogo: O penálti revertido em cima do intervalo deixou o jogo em aberto para a segunda parte. Um eventual terceiro golo do FC Porto naquele momento teria desfeito, por completo, a confiança do Famalicão. 

Equipas iniciais 

ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; Bruno Costa, Mbema, Fábio Cardoso, Wendell; Uribe, Vitinha, Otávio; Fábio Vieira, Luis Díaz e Evanílson.

ONZE DO FAMALICÃO: Luiz Júnior; Alex Nascimento, Riccieli, De La Fuente: Pickel, Pêpê, Iván Jaime, Ivo Rodrigues; Marcos Paulo, Bruno Rodrigues e Pedro Marques. 

Pré-jogo 

Antevisão

O FC Porto pode, este domingo, isolar-se ainda mais na liderança da I Liga, em caso de vitória ou empate frente ao Famalicão, em jogo da 19.ª jornada. O Sporting, segundo classificado, escorregou na receção ao Sp. Braga (1-2), há menos de 24 horas, e a equipa de Sérgio Conceição pode aproveitar para ampliar a vantagem pontual face ao rival; 

Ainda assim, a tarefa não se adivinha fácil no Dragão, até porque o Famalicão quer entrar na discussão do resultado e já deu provas no passado que consegue criar dificuldades frente aos azuis e brancos. 

Siga, em direto, a partida entre FC Porto e Famalicão no Desporto ao Minuto. 

Leia Também: FC Porto-Famalicão: Aproveitar o brinde leonino e consolidar a liderança

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório