Powered bySolverde
Disclaimer

O 'menino' entrou para rasgar o guião. As notas do Sporting-Sp. Braga

Gorby Baptiste saltou do banco e marcou o golo que permitiu aos arsenalistas colocar ponto final numa série de cinco derrotas diante dos leões.

Sporting CP v SC Braga - Liga Portugal Bwin

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
23/01/2022 08:04 ‧ 23/01/2022 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

Após cinco derrotas consecutivas, eis que o Sporting de Braga conseguiu, por fim, rasgar o guião e regressar às vitórias diante do Sporting, e logo no estádio de Alvalade, por 2-1, num encontro a contar para a 19.ª jornada da I Liga, que contou com um final dramático.

Os leões foram 'donos e senhores' da partida durante o primeiro tempo, quando conseguiram colocar-se em vantagem à boleia do inevitável Pedro Gonçalves, que, após um passe genial de Matheus Nunes, recebeu, rodou e colocou a bola por entre as pernas de Matheus Magalhães, quando o relógio contava 25 minutos.

O internacional português esteve à beira de bisar pouco depois, mas o 'chapéu' ao guarda-redes adversário saiu ligeiramente ao lado. E, como quem não marca arrisca-se a sofrer, os minhotos entraram para a segunda parte a acreditar que era possível 'sonhar' com outro resultado.

Segundos após o regresso dos balneários, Wenderson Galeno 'cavou' uma grande penalidade a Matheus Reis e assumiu ele próprio a responsabilidade de atirar a partir da marca dos onze metros, de onde não tremeu e fez o gosto ao pé.

O jogo partiu, com oportunidades de lado a lado, mas o impasse manteve-se até aos... 90+7 minutos. Gorby Baptiste, acabado de entrar para o lugar de Ricardo Horta, 'disparou' de fora da grande área, bateu Antonio Adán e selou o resultado final na casa do campeão nacional.

O Sporting mantém-se na segunda posição da I Liga, com 47 pontos, mas, este domingo, vê-se 'obrigado' a torcer pela surpresa do Famalicão no estádio do Dragão, uma vez que, caso contrário, passará a ver o líder, o FC Porto, a uma distância de seis pontos.

Quanto ao Sporting de Braga, reforçou o quarto lugar da tabela. Os homens de Carlos Carvalhal somam 35 pontos ao cabo de 19 jornadas, menos nove do que o terceiro classificado, o Benfica, que visitou e derrotou o Arouca, por 2-0.

Figura

Fabiano vestiu o 'fato de gala' e assumiu uma preponderância fundamental no triunfo do Sporting de Braga, em Alvalade. Se Matheus Reis e Pablo Sarabia pouco conseguiram fazer na ala esquerda do ataque leonino, em muito o devem ao lateral brasileiro, que também deu nas vistas no ataque, nomeadamente quando assistiu Abel Ruiz, que tirou Antonio Adán do caminho e atirou ao lado.

Surpresa

Uma distinção que não pode ir para outro jogador que não Gorby Baptiste. O 'menino' francês de apenas 19 anos saiu do banco aos 88 minutos para o lugar do capitão Ricardo Horta e não se deixou intimidar, nem pelo ambiente, nem pelo adversário. Nove minutos depois, pegou na bola, afinou a mira, e, de longe, atirou para o fundo das redes à guarda de Antonio Adán.

Desilusão

Uma noite completamente incaraterística de Gonçalo Inácio. O jovem defesa-central dos leões cometeu dois erros inadmissíveis. No primeiro, Antonio Adán ainda conseguiu emendar com uma finta sobre Wenderson Galeno, mas, na segunda, teve mesmo de meter a mão à bola e entregar um livre direto ao adversário dentro da grande área, que podia ter custado caro.

Treinadores

Rúben Amorim: O Sporting foi, claramente, a melhor equipa em campo na primeira parte, mas, na segunda, deixou-se 'encostar às cordas' pelo Sporting de Braga. A partir do momento em que os arsenalistas conseguiram encurralar Matheus Nunes (de longe o melhor dos 45 minutos iniciais), os leões perderam todo o fulgor ofensivo e o resto sucedeu naturalmente.

Carlos Carvalhal: O Sporting de Braga soube reagir a um primeiro tempo em que foi 'amassado' pelo campeão nacional e partiu sem medo para cima do adversário no segundo. A grande penalidade logo após o regresso dos balneários empolgou os minhotos, que chegaram à reviravolta com toda a justiça... mesmo sem Galeno cuja substituição por Rodrigo Gomes acabou por surpreender.

Árbitro

Hugo Miguel quis, desde bem cedo, assumir-se como protagonista de um jogo que não precisava de mais estrelas, apitando faltas atrás de faltas e interrompendo o natural desenrolar dos acontecimentos. A grande penalidade assinalada por falta de Matheus Reis sobre Galeno deixa algumas dúvidas. Já o pontapé dos 11 metros pedido dos leões num lance entre Paulinho e Diogo Leite não tem qualquer fundamento.

Leia Também: O golo de Gorby que valeu a vitória ao Sp. Braga em Alvalade

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas