Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Novo ano, nova história. Sp. Braga gela Alvalade e FC Porto pode descolar

Sporting sofre derrota caseira e pode terminar a 19.ª jornada a seis pontos do líder da I Liga.

Novo ano, nova história. Sp. Braga gela Alvalade e FC Porto pode descolar
Notícias ao Minuto

22:29 - 22/01/22 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O Sporting marcou, ao início da noite deste sábado, passo na corrida pela liderança, ao sofrer uma derrota, por 1-2 na receção ao Sporting de Braga, em Alvalade, naquele que era o encontro mais aguardado da 19.ª jornada da I Liga.

Pedro Gonçalves colocou os campeões nacionais em título em vantagem, na primeira parte, mas, já na segunda os arsenalistas deram a volta à boleia dos golos de Wenderson Galeno e Gorby Baptiste.

Primeiro tempo de domínio…

O Sporting terminou 2021 com um balanço avassalador de cinco vitórias em cinco jogos diante do Sporting de Braga, pelo que a principal questão que pairava sobre o primeiro ‘round’ de 2022 era se a tendência seria ou não para continuar.

Ultrapassadas as dificuldades iniciais em contornar a primeira linha de pressão dos arsenalistas, os leões rapidamente se instalaram no meio-campo contrário e dominaram o jogo a seu bel-prazer, ainda que sem criar grandes oportunidades de golo.

Pedro Gonçalves deu o primeiro sinal de aviso quando, aos 11 minutos, atirou à figura de Matheus, mas, à segunda não perdoou. Recebeu um passe brilhante de Matheus Nunes e atirou para o fundo das redes, num lance que foi, primeiro, invalidado, e, depois, validado pelo VAR.

Instantes depois, o internacional português esteve à beira de bisar, mas o ‘chapéu’ ao guarda-redes arsenalista saiu ligeiramente ao lado. Paulinho também tentou a sorte, de calcanhar, mas, tal como o companheiro de equipa, falhou o alvo.

Quanto aos arsenalistas, pouco fizeram para justificar outro resultado que não a desvantagem ao intervalo. O lance mais perigoso surgiu quando Wenderson Galeno se ‘atrapalhou’ com a bola, tendo a defesa verde e branca afastado sem grande dificuldade.

… e segundo ‘de loucos’

A segunda parte começou com um lance que promete fazer correr muita tinta. Galeno caiu na grande área após lance dividido com Matheus Reis, Hugo Miguel foi ao VAR e apontou para a marca de penálti. O extremo brasileiro não tremeu, e, da marca dos 11 metros, atirou a contar.

O golo da igualdade entusiasmou os arsenalistas, que, aos 56 minutos, estiveram à beira de consumar a reviravolta. Servido por Fabiano, Abel Ruiz (que rendeu Vitinha ao intervalo) tirou o guarda-redes adversário do caminho e ficou a centímetros de festejar.

Na resposta, Matheus Reis cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Paulinho a cabecear em cheio ao poste. O jogo estava ‘louco’, e, aos 66 minutos, Antonio Adán teve mesmo de se aplicar para impedir o golo de Ricardo Horta.

Quando tudo parecia apontar para o empate, eis que, já nos descontos, Gorby Baptiste, que tinha entrado instantes antes para o lugar de Ricardo Horta, consumou a reviravolta, com um grande pontapé à entrada da grande área.

O Sporting concede, assim, uma derrota potencialmente comprometedora, uma vez que, apesar de ainda ser segundo classificado, com 47 pontos, pode ver o líder, o FC Porto, aumentar a distância para seis pontos em caso de vitória sobre o Famalicão, no domingo.

Quanto ao Sporting de Braga, passa a somar 32 pontos e reforça a quarta posição da tabela, com os mesmos nove pontos de distância para o terceiro classificado, o Benfica, que, na véspera, foi a Arouca conquistar um triunfo, por 2-0.

Momento do jogo: Gorby Baptiste protagonizou um momento que, certamente, não irá esquecer tão cedo. O médio francês de apenas 19 anos entrou aos 88 minutos, para o lugar de Ricardo Horta, e, aos 90+7, marcou o golo que valeu três pontos aos arsenalistas, com um belo remate à entrada da grande área.

Onzes

Sporting: Adán; Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio, Feddal, Coates, Matheus Reis; Palhinha, Matheus Nunes; Sarabia, Pedro Gonçalves e Paulinho.

Sporting de Braga: Matheus; Fabiano, Diogo Leite, Tormena, Bruno Rodrigues, Francisco Moura; Al Musrati, Castro; Galeno, Ricardo Horta e Vitinha.

Antevisão

O estádio de Alvalade será palco, este sábado, daquele que é o mais aguardado embate da 19.ª jornada do campeonato português, que colocará, frente a frente, o segundo classificado, o Sporting, e o quarto, o Sporting de Braga.

Os leões sabem que estão obrigados a vencer para manter o conforto na vice-liderança, face à vitória do Benfica, na véspera (sobre o Arouca, por 2-0). Além disso, um triunfo colocaria os campeões em igualdade provisória com o FC Porto, que ainda vai receber o Famalicão.

Os arsenalistas, por sua vez, vão a jogo em busca de continuar na perseguição ao pódio... sem esquecer quem vem atrás, até porque o Gil Vicente (que tem encontro marcado com o Portimonense) está a apenas cinco pontos de distância.

Um jogo que vale, ainda, por aquilo que se afigura como um autêntico ponto de encontro, já que Rúben Amorim, Ricardo Esgaio, João Palhinha, Pedro Gonçalves e Paulinho, de um lado, e Iuri Medeiros, do outro, vão defrontar a antiga equipa.

De fora ficam Carlos Carvalhal e Paulo Oliveira, que estão castigados. O Sporting-Sporting de Braga será ajuizado por Hugo Miguel, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: "O Sporting-Sp. Braga era daqueles jogos que eu gostava de jogar"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório