Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sporting-Sp. Braga: 2021 foi um 'amasso'. Que vai trazer 2022?

Leões e arsenalistas medem forças no estádio de Alvalade, naquele que é o jogo 'cabeça de cartaz' da 19.ª jornada da I Liga.

Sporting-Sp. Braga: 2021 foi um 'amasso'. Que vai trazer 2022?

Sporting e Sporting de Braga medem forças, este sábado, no estádio de Alvalade, naquela que é a partida mais aguardada da 19.ª jornada, que colocará, frente a frente, o segundo e o quarto classificados do campeonato português.

Leões e arsenalistas defrontaram-se em cinco ocasiões distintas ao longo do passado ano de 2021, e o domínio dos primeiros sobre os segundos não podia ser mais avassalador: cinco vitórias, sete golos marcados e apenas dois sofridos.

O conjunto minhoto procurará inverter esta tendência, apesar de se encontrar, visivelmente, enfraquecido, desde logo pela ausência de Carlos Carvalhal, que recebeu ordem de expulsão na última ronda, na derrota sofrida diante do Marítimo, por 0-1.

A esta ausência há que acrescentar, ainda, a de várias peças importantes, seja por castigo, lesão ou Covid-19, numa altura em que a equipa vive uma crise de resultados, já que venceu apenas dois dos últimos oito encontros.

Já os campeões nacionais, apresentam-se num momento diametralmente oposto. Chegam a esta fase da época numa sequência de sete vitórias nos oito últimos jogos, e sabem que um triunfo os 'cola', provisoriamente, ao líder da prova, o FC Porto, que vai receber o Famalicão.

O Sporting-Sporting de Braga será ajuizado por Hugo Miguel, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, e tem apito inicial agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental) deste sábado.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

Sporting de Braga: Nunca vi o Sporting de Braga jogar em blocos baixos. Escolheu foi o momento certo para pressionar. No jogo da primeira volta, pressionou-nos muito, mas na Supertaça e em Braga não foi tanto assim, até porque sabem que somos bons na profundidade. Penso que vai haver esse jogo, de pressão alta e de bloquear certos jogadores, tal como nós fazemos. O Sporting de Braga vai adaptar-se ao jogo, e nós também-

Carvalhal suspenso: Não nos dá vantagem, mas o treinador faz falta junto da equipa. Se já num treino faz falta, num jogo tem influência. Mesmo que se transmita ideias através da equipa técnica, é sempre diferente. E, principalmente, é sempre muito difícil para um treinador. Eu já estive nessa posição, e foi difícil. As equipas precisam do treinador junto dela, mas não é decisivo.

Nuno Santos castigado: Fiz um reparo ao Nuno Santos, mas não o devia ter feito. Parece-me que foi utilizado para justificar um castigo que nunca aconteceu. Não me quero alongar sobre isso. Vi as imagens, e, na altura que falei, não sabia... O Nuno Santos lançou a água, mas no relatório vem um gesto obsceno. Vi as imagens todas, não vi nada desse gesto obsceno.

Carlos Carvalhal

Sporting: Jogar no campo do campeão nacional será um dos mais difíceis da época. O Sporting está a atravessar um bom momento, ainda não perdeu em casa e estamos à espera de uma equipa forte, que interpreta bem todos os momentos do jogo. Vamos com ambição de sempre, não nos atemorizando com o adversário.

Suspensão: Não insultei ninguém, nem fui mal-educado com ninguém. Apenas disse ao árbitro para equilibrar o jogo. Senti alguma injustiça não só pela minha expulsão mas também porque nesta época sempre tive uma atitude profilática em relação à arbitragem, sem comentar os trabalhos dos árbitros. Não merecia sequer ter sido expulso, quando muito merecia um cartão amarelo.

Histórico desfavorável: Sporting, Benfica e FC Porto têm uma grande supremacia sobre as outras equipas em termos históricos, e o Sporting de Braga tem-se aproximado desses três clubes. Cumpre-nos continuar a procurar esse equilíbrio e por isso teremos de vencer o próximo jogo.

Últimos resultados

Sporting: V-V-D-V-V

Sporting de Braga: V-D-V-E-D

Últimos onzes

Sporting: Adán; Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis, Nuno Santos; João Palhinha, Daniel Bragança; Pedro Gonçalves, Sarabia e Paulinho.

Sporting de Braga: Matheus; Yan Couto, Paulo Oliveira, Diogo Leite, Tormena, Galeno; Gorby Baptiste, André Horta; Iuri Medeiros, Ricardo Horta e Vitinha.

Ausências

Sporting: Pedro Porro (lesionado) e Nuno Santos (castigado).

Sporting de Braga: David Carmo, Leonardo Buta, Nuno Sequeira (lesionados), Paulo Oliveira (castigado), Tiago Sá e Yan Couto (infetados com Covid-19).

Leia Também: "O Sporting-Sp. Braga era daqueles jogos que eu gostava de jogar"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório