Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Conheço bem o Sporting de Braga, mas isso não nos dá vantagem nenhuma"

Rúben Amorim assumiu, ainda, que Carlos Carvalhal vai fazer "falta" aos arsenalistas.

"Conheço bem o Sporting de Braga, mas isso não nos dá vantagem nenhuma"
Notícias ao Minuto

18:56 - 21/01/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

Rúben Amorim alertou, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, para a importância de o Sporting se apresentar "ao máximo" nível para bater o Sporting de Braga. O treinador leonino abordou, ainda, o castigo a Nuno Santos, e 'fintou' as questões sobre o suposto interesse em Marcus Edwards.

Que Sporting de Braga espera: Nunca vi o Sporting de Braga jogar em blocos baixos. Escolheu foi o momento certo para pressionar. No jogo da primeira volta, pressionou-nos muito, mas na Supertaça e em Braga não foi tanto assim, até porque sabem que somos bons na profundidade. Penso que vai haver esse jogo, de pressão alta e de bloquear certos jogadores, tal como nós fazemos. O Sporting de Braga vai adaptar-se ao jogo, e nós também. Quem estiver mais inspirado e perceber melhor o jogo vai, certamente, vencer.

Tiago Tomás em baixa: São fases das épocas. Temos que seguir muito estes jogadores, passo a passo, e olhar para o que foi o [Eduardo] Quaresma, que foi das primeiras apostas que tivemos aqui, e, hoje, está com dificuldades em jogar no Tondela. É esse seguimento do momento deles que temos de fazer. Vamos ver. O mercado ainda está em aberto, temos de pensar no TT e noutros miúdos. O próprio Quaresma está com pouco tempo, e temos um departamento que faz esse acompanhamento. Estamos sempre em cima desses casos.

Marcus Edwards é alternativa a Sarabia: Não vou estar a comentar jogadores que não são do Sporting. Seja quem entrar, responderei na altura. Neste momento, contamos com estes jogadores. O Pablo é nosso jogador, estamos muito felizes com ele, tem sido decisivo. Tem de melhorar, porque sei que ele pode dar mais, e isso é o mais importante. O Edwards é jogador do Vitória SC, por isso, contamos é com o Pablo.

Carvalhal não vai estar no banco: Não nos dá vantagem, mas o treinador faz falta junto da equipa. Se já num treino faz falta, num jogo tem influência. Mesmo que se transmita ideias através da equipa técnica, é sempre diferente. E, principalmente, é sempre muito difícil para um treinador. Eu já estive nessa posição, e foi difícil. As equipas precisam do treinador junto dela, mas não é decisivo.

Coates é baixa na Taça da Liga: Temos de estar preparados. A equipa provou recentemente que podemos vencer sem o capitão. Faz muita falta, dentro e fora do campo, mas estaremos preparados para discutir o título. O mais é que ele está cá contra o Sporting de Braga. Depois, logo se vê, mas este grupo está preparado para tudo.

Conhecimento do Sporting de Braga: Tivemos vitórias sobre o Sporting de Braga, mas houve jogos em que os resultados não espelham a qualidade do futebol, porque foram só vitórias para nós. Temos de ter noção disso, e nós temos. Temos de estar na máxima força para vencer o jogo. Conheço muitos jogadores, alguns da formação. Alguns em quem o mister Carlos Carvalhal apostou, outros que já lá estavam, pelo que temos um conhecimento das caraterísticas individuais, que nos ajudam. Mas claro que isso não nos dá vantagem nenhuma. Temos de estar ao máximo, agressivos. Conhecemos bem o Sporting de Braga, o Sporting de Braga, e espero que, sendo ou não um grande jogo, ganhe o Sporting, que é o mais importante.

Pedro Porro e Nuno Santos são baixas: Sim, são os únicos jogadores que não estão na convocatória. O Jovane já está.

Apoio a Frederico Varandas: Não gosto muito de me pronunciar, mas é claro que foi alguém que apostou em mim. Tenho uma relação pessoal diferente com a direção, não vou estar a mentir, mas as eleições são para os sócios do clube olharem para o todo e decidirem, não olhando só para o futebol. Agora, óbvio que tenho uma ligação especial a esta direção e não o vou esconder.

Nuno Santos suspenso: Fiz um reparo ao Nuno Santos, mas não o devia ter feito. Parece-me que foi utilizado para justificar um castigo que nunca aconteceu. Não me quero alongar sobre isso. Vi as imagens, e, na altura que falei, não sabia... O Nuno Santos lançou a água, mas no relatório vem um gesto obsceno. Vi as imagens todas, não vi nada desse gesto obsceno. Se mostrarem, estarei aqui na próxima semana e podem confrontar-me com isso. Perguntei ao jogador e ele também me disse que não. Mais do que ficar sem o Nuno, que não é o mais importante, é ter atenção ao relatório, e o Sporting faz muito bem em defender-se. Podemos fazer um reparo ao nosso jogador, que viu um amarelo. Levar um castigo que nunca aconteceu, não me parece justo. O Nuno tem de aprender com estas situações, e o treinador aprendeu, certamente. Pensei que estava a ajudar o Nuno, e o que vi foi que apenas ajudei a justificar um castigo. Não está o Nuno, estará outro jogador.

Interesse em Marcus Edwards: Não vou comentar. Quem vier, será a pensar no futuro e no presente. Estou muito contente com os meus jogadores, são mais do que suficientes para garantir resultados até ao final da temporada. O que tiver de acontecer, vai acontecer.

Impedir que a equipa se coloque em bicos de pés: É o desafio de todos os treinadores. Quando falei do Matheus [Nunes], foi para o deixar alerta, até por aquilo que o Dani [Bragança] tinha estado a fazer. Fiz o mesmo que todos os treinadores fazem. Temos de trabalhar muito. Temos um ano de trabalho e somos melhores, mas, se não estivermos ao máximo, não vamos ganhar os jogos. É normal que alguns jogadores possam baixar, os outros aparecem em certos jogos. Mas o Matheus é um exemplo, um miúdo fantástico. Aproveitamos as oportunidades que temos para os deixar sempre alerta, porque só assim podemos ganhar jogos e títulos.

O que mudou desde os últimos jogos com o Sp. Braga: O treinador é o mesmo, eles têm uma identidade muito vincada. Mantêm caraterísticas do ano passado. Houve saídas, houve entradas, há uma aposta na formação. O que muda são as caraterísticas individuais, que são muito importantes nos jogos, mas a ideia não mudou. Olhámos muito para o que aconteceu nos jogos que tivemos com eles esta época. O que fizemos foi uma alteração às individualidades. Somos uma equipa diferente, o Sporting de Braga também mudou algumas coisas. 

Antevisão

É já este sábado que Sporting e Sporting de Braga medem forças, no estádio de Alvalade, naquele que é visto como a partida 'cabeça de cartaz' da 19.ª jornada do campeonato português.

Antes disso, esta sexta-feira, Rúben Amorim desloca-se à sala de imprensa do reduto leonino, onde irá realizar a habitual antevisão ao reencontro com a antiga equipa.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 18h30 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador dos campeões nacionais.

Leia Também: "O Sporting-Sp. Braga era daqueles jogos que eu gostava de jogar"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório