Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Meité tarda em justificar aposta (e elogios) de JJ e espreita saída

Médio francês chegou à Luz no último verão a troco de sete milhões de euros, mas está longe de ser um jogador consensual por entre os adeptos.

Meité tarda em justificar aposta (e elogios) de JJ e espreita saída
Notícias ao Minuto

07:14 - 20/01/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto Benfica

Soualiho Meité foi um dos reforços assegurados pelo Benfica no último verão, mas, ao fim de quase seis meses, ainda não justificou o investimento de sete milhões de euros e os elogios feitos por Jorge Jesus, o então treinador das águias, aquando a sua chegada. O médio francês tem revelado muitas dificuldades em assumir protagonismo nas escolhas iniciais, e, apesar de ter sido aposta recorrente no início de época, foi perdendo força. 

Dos 33 jogos disputados pelas águias ao longo da presente temporada, Meité apenas participou em 12. No arranque do campeonato até foi titular, numa altura em que Jorge Jesus geria o desgaste originado pela fase de qualificação para a Liga dos Campeões, e repetiu o posto frente Arouca, Gil Vicente e Tondela. 

Foi precisamente contra a equipa beirã que as coisas começaram a mudar para o francês de 27 anos. Meité foi lançado de início, mas o Benfica entrou mal na partida, ficou em desvantagem e JJ 'sacrificou', ao intervalo, o jogador tão desejado no verão, para lançar Weigl num jogo que acabaria por vencer. 

Desde então, Meité foi perdendo fulgor, e, apenas a espaços, foi a jogo, com recorrente situação de substituição madrugadora cedo nos jogos em que as coisas não estavam a correr bem às águias. Primeiro, frente ao Trofense, na Taça de Portugal, e mais tarde, ante o Sp. Covilhã, para a Taça da Liga. 

Curiosamente, frente ao Sp. Covilhã, foi a última vez que o jogador contratado ao Torino esteve em campo. Após 45 minutos em que esteve em evidência pelo elevado número de faltas que cometeu, acabou por ver o amarelo e ficar no balneário ao intervalo. 

Perda de estatuto ainda na 'Era JJ'

Feitas as contas, Meité não joga pelo Benfica desde 15 de dezembro de 2021, o que vale mais de um mês de ausência, sendo também verdade que. no início deste ano. testou positivo à Covid-19, e ficou, por isso, arredado do duelo frente ao Paços de Ferreira. 

A perda de influência na equipa encarnada é incontornável e nem pode ser associada à saída de Jorge Jesus, uma vez que foi o próprio treinador quem começou a preterir o médio das escolhas regulares. 

De resto, a imprensa desportiva já começou a apontar um cenário de saída para Meité, que até neste mercado de inverno. A recente chegada de Nélson Veríssimo ao comando técnico também acarretará mudanças no plantel, que será encurtado, a jogadores com elevado salário e com poucos minutos de utilização, como é o caso de Meité, são vistos como negociáveis. 

No passado, ficam as palavras Jesus sobre Meité, que chegou a elogiar a capacidade física do francês, a ilusão do próprio jogador aquando formalmente apresentado na Luz. Resta saber o que reserva o futuro. 

Bayern Munique foi exceção 

Não deixa de ser relevante que Jorge Jesus tenha optado por jogar com Meité a titular nos dois jogos frente ao Bayern Munique na Liga dos Campeões. O treinador das águias rodou a equipa frente ao adversário mais forte do grupo e o francês cumpriu os 180 minutos referentes às duas partidas. 

Competição Adversário Condição Minutos Golos/assistências
Taça da Liga Sp. Covilhã Titular 45' 0/0
Liga dos Campeões Bayern Munique Titular 90' 0/0
I Liga Estoril Suplente utilizado 7' 0/0
Taça da Liga Vitória SC Titular 90' 0/0
Taça de Portugal Trofense Titular 62' 0/0
I Liga Vitória SC Suplente utilizado 14' 0/0
I Liga Tondela Titular  45' 0/0
Qualificação Champions PSV Suplente utilizado 16' 0/0
I Liga Gil Vicente Titular 90' 0/0
Qualificação Champions PSV Suplente utilizado 17' 0/0
I Liga Arouca Titular 90' 0/0
I Liga Moreirense Titular 83' 0/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório