Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

Dragão de 'pente quatro' continua de cabelos ao vento no trono da I Liga

Azuis e brancos golearam a Belenenses SAD e mantêm a liderança isolada do campeonato português.

Dragão de 'pente quatro' continua de cabelos ao vento no trono da I Liga

O FC Porto manteve, este domingo, a liderança isolada no campeonato nacional, depois de golear no Jamor frente à Belenenses SAD, por 4-1, em jogo a contar para a 18.ª jornada da I Liga.

Abel Camará abriu os marcadores para os azuis, mas Evanilson, que marcou três golos, e Taremi deram a volta ao texto e construíram a vitória para os vigentes líderes da tabela.

Filme do Jogo:

Sem Sérgio Conceição no banco de suplentes, dado que o técnico está, de novo, a cumprir um período de suspensão, coube ao treinador adjunto Vítor Bruno assumir as rédeas.

E foram várias as mudanças na equipa inicial dos azuis e brancos para este encontro no Estádio Nacional, no Jamor. Pepê, Fábio Vieira e Bruno Costa forma lançados em jogo, com o último a assumir o plantel de defesa direito.

A partida entre o primeiro e o último classificados da I Liga arrancou muito equilibrada e com uma grande surpresa no marcador. A Belenenses SAD chegou à vantagem por intermédio de Camará aos 13 minutos. Depois de um pontapé de canto, o avançado saltou mais alto que todos para o golo.

No entanto, a tarefa dos azuis ficou mais complicada quando o sul-africano Yaya Sithole foi expulso aos 33 minutos, depois de uma entrada mais perigosa sobre Fábio Vieira. O FC Porto ganhou ascendente após a expulsão e acabou mesmo por chegar ao golo por intermédio de Evanilson três minutos depois.

Daí até ao final do primeiro tempo, a superioridade dos dragões foi total, de tal forma que o FC Porto viu dois golos serem-lhe anulados. Primeiro Evanilson bisou aos 41 minutos, mas o brasileiro estava em posição irregular. Depois, e nos descontos do primeiro tempo, Taremi, que tinha começado a partida no banco de suplentes e foi lançado depois da expulsão nos azuis, até fez o 2-1, mas o lance foi anulado por Manuel Mota que considerou que o iraniano fez falta nas costas do defesa da Belenenses SAD Tomás Ribeiro.

Com mais uma unidade em campo, foi sem qualquer tipo de surpresa que, em três minutos, o FC Porto colocou um ponto final na partida. Evanilson bisou na partida aos 58 minutos, após um belo trabalho de Francisco Conceição, que tinha sido lançado no jogo minutos antes, e Taremi, que faturou pela terceira jornada seguida, à passagem do minuto 61. Pouco depois, Luis Díaz, que tem sido a figura de proa dos dragões neste arranque de época, acabou por falhar uma grande penalidade, num jogo em que não esteve em grande evidência.

O FC Porto não desistiu de procurar o quarto golo no encontro, e chegou mesmo à goleada aos 84 minutos. Fábio Vieira levantou um canto na esquerda para a zona do primeiro poste e Evanilson cabeceia para o hattrick.

Com este resultado, o FC Porto mantém a liderança do campeonato com 50 pontos, mais três do que o Sporting e nove que o terceiro classificado Benfica. Já a Belenenses SAD continua a segurar a lanterna vermelha com 11 pontos.

Momento do jogo: A expulsão de Yaya Sithole aos 32 minutos deitou tudo a perder para a equipa da casa. Com mais um jogador em campo, o FC Porto fez pela vida para vencer a partida, e saiu com uma goleada do Jamor.

Equipas iniciais:

Belenenses SAD: Luiz Felipe, Calila, Tomás Ribeiro, Nilton, Pedro Nuno, Yaya, Sousa, Cafú, Chima, Camará e Tavares.

Suplentes da Belenenses SAD: Álvaro Ramalho, Lukovic, Jójó, Danny, César Sousa, Ndour, Jordan, Safira e Tomás Castro.

FC Porto: Diogo Costa, Bruno Costa, Mbemba, Fábio Cardoso, Wendell, Uribe, Vitinha, Fábio Vieira, Evanilson, Luis Díaz e Pepê.

Suplentes FC Porto: Suplentes: Marchesín, Pepe, Taremi, Francisco Conceição, Grujic, Toni Martínez, João Marcelo, João Mendes e Gonçalo Borges.

Antevisão: O FC Porto, líder isolado da I Liga, desloca-se este domingo até ao terreno da Belenenses SAD, num jogo da marca o arranque da segunda volta das duas equipas no campeonato português.

Com 12 vitórias seguidas na I Liga, os dragões jogam este domingo contra uma formação que ficou sem treinador. Filipe Cândido apresentou a demissão e Franclim Carvalho, o terceiro técnico da época dos azuis, cumpre o segundo jogo pela equipa que joga no Jamor, depois da derrota na estreia frente ao Famalicão.

O encontro entre a Belenenses SAD e o FC Porto tem apito inicial agendado para as 20h30 e poderá acompanhar, ao segundo, todas as incidências da partida na página do Desporto ao Minuto.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório