Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Paulinho virou Paulão e Sporting assiste ao Clássico na primeira fila

Três golos do internacional português resolveram a partida, que começou com um autogolo, O ano de 2021 está fechado, e agora o campeão assiste ao clássico no conforto do sofá.

Paulinho virou Paulão e Sporting assiste ao Clássico na primeira fila
Notícias ao Minuto

23:02 - 29/12/21 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O Sporting despediu-se, esta quarta-feira, do ano de 2021 com uma vitória, por 3-2, na receção ao Portimonense, em jogo da 16.ª jornada da I Liga.


Matheus Reis marcou na própria baliza e deixou os algarvios a vencer, mas três golos de Paulinho construíram a vitória dos campeões nacionais. No último minuto de descontos, Possignolo fez o segundo dos algarvios.

Filme do jogo:

A primeira parte em Alvalade ficou marcada por muitas faltas e picardias de parte a parte, com os algarvios a mostrarem que não vieram à capital apenas para uma visita ao campeão. E prova disso foi um remate perigoso de Nakajima aos 11 minutos que terminou com uma bola no ferro da baliza de Adán. Os leões responderam por Sarabia, mas o espanhol atirou pouco ao lado.

Os algarvios estavam bem nos minutos iniciais, defendendo numa linha de seis defesas e depois atacando com cinco homens a meio campo. E foi mesmo numa rápida jogada de contra-ataque que o Portimonense abriu o marcador aos 21 minutos.

Após uma jogada de contra golpe conduzida por Fali Candé, o esquerdino cruzou para a área, e Matheus Reis, na tentativa de cortar o lance, enganou António Adán e atirou para o fundo da própria baliza.

Até final da primeira parte, os campeões nacionais foram insistindo à procura do empate, mas não conseguiram marcar qualquer golo. Pote, aos 33 minutos, obrigou Samuel Portugal a uma boa defesa, e Sarabia atirou pouco por cima perto do apito para o intervalo. Antes do intervalo, os leões pediram grande penalidade por falta de Willyan, mas o árbitro mandou seguir.

O início do segundo tempo trouxe um Sporting a tentar agarrar o comando do jogo, e o empate podia ter surgido logo a abrir a etapa complementar quando João Palhinha cabeceou na direção das mãos de Samuel.

Por seu turno, o Portimonense reapareceu quase que adormecido, e prova disso foi a expulsão do seu capitão Pedro Sá, aos 58 minutos, depois de uma falta a travar uma saída para o ataque dos campeões nacionais.

Se a missão já era difícil com onze jogadores, a tarefa de conquistar os três pontos ficou mais complicada quando o Sporting chegou ao golo do empate, aos 65 minutos, isto depois de Pedrão ter feito um corte 'in extremis' minutos antes. Nuno Santos cruzou da esquerda, e Paulinho apareceu de cabeça a empatar o encontro.

O golo do internacional português teve o condão de desbloquear aquela que vinha sendo uma defesa consistente do lado do Portimonense, e foi com facilidade que os campeões nacionais marcaram mais dois golos, ambos por Paulinho. O segundo surgiu aos 76 minutos, com o dianteiro a aparecer bem posicionado para desviar aquela que tinha sido uma bola que bateu num defesa algarvio. Já o hattrick foi aos 83 minutos, após um cruzamento rasteiro de Pote, que antes tinha atirado para defesa de Samuel Portugal.

A partida já estava mais do que resolvida para os campeões nacionais, mas os forasteiros ainda fizeram o segundo no encontro nos descontos. Wyllian desviou de cabeça, Lucas Possignolo dominou e remata de forma acrobática para um golaço dos algarvios.

Com este resultado, o Sporting fecha o ano de 2021 na liderança do campeonato com 44 pontos, e assiste confortavelmente em casa ao Clássico de quinta-feira entre o FC Porto e o Sporting. Já o Portimonense ocupa o sexto posto com 24 pontos conquistados.

Momento do jogo: Belo golo de Possignolo a encerrar a contagem em Alvalade. O golaço do defesa algarvio foi o culminar de uma boa exibição do Portimonense em Alvalade.

Equipas iniciais:

Onze do Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Coates e Matheus Reis; Esgaio, Palhinha, Matheus Nunes e Nuno Santos; Sarabia, Paulinho e Pedro Gonçalves.

Suplentes do Sporting: André Paulo, João Virgínia, José Marsà, Flávio Nazinho, Gonçalo Esteves, Daniel Bragança, Dário Essugo, Geny Catamo e Tiago Tomás.

Onze do Portimonense: Samuel; Willyan, Pedrão e Lucas Possignolo; Fali Candé, Ewerton, Pedro Sá e Filipe Relvas; Angulo, Fabrício e Nakajima.

Suplentes do Portimonense: Payam Niazmand, Nakamura, Saná, Henrique Jocú, Luquinha, Paulo Estrela, Anderson, Aponza e Renato Júnior.

Antevisão: O Sporting pode, esta quarta-feira, isolar-se provisoriamente na liderança da I Liga, se vencer na receção ao Portimonense, colocando pressão sobre FC Porto e também Benfica, que apenas entram em campo nesta quinta-feira.

Em duelo a contar para a 16.ª jornada da competição, a última em 2021, os campeões nacionais vão tentar somar a 11.ª vitória seguida na I Liga, quinta em todas as competições, e 'dormir' na liderança do campeonato com três pontos de vantagem sobre o FC Porto e sete sobre o Benfica, que fecham a ronda na noite de quinta-feira.

Mas o encontro não promete ser fácil. O Portimonense, que segue no sexto lugar da I Liga, conta com um registo positivo fora de portas, tendo somado cinco triunfos, um deles em pleno Estádio da Luz, em empate e uma derrota.

O encontro que será arbitrado por António Nobre está agendado para as 21h00 e poderá acompanhar todas as incidências do mesmo na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório