O jogo no Estádio do Dragão, entre FC Porto e Rio Ave, para a terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, terminou com a vitória dos azuis e brancos, por 1-0, num encontro que foi quase tão gelado como a temperatura que se fez sentir na Invicta na noite desta quarta-feira.
Numa partida que pareceu mais um treino, e de baixa intensidade, sobretudo nos primeiros 45 minutos, em que muito poucas coisas houve a reter. Se os vice-campeões nacionais já estavam arredados da prova, os vilacondenses precisaram de subir o ‘Evereste’ para chegar à final four, mas longe tiveram de completar a missão com sucesso. A final four sorriu mesmo ao Santa Clara, que terminou o grupo com quatro pontos, o FC Porto com três, e o Rio Ave apenas com um ponto somado.Num duelo em que Sérgio Conceição apostou nas estreias a titular de Cláudio Ramos, bem como os jovens João Marcelo e Zé Pedro, foi Corona quase sempre o homem mais perigoso na etapa inicial, e do mexicano surgiram quase sempre as melhores ocasiões.
Na etapa complementar, o ritmo do jogo subiu e as aproximações à área de Léo Vieira aumentaram consideravelmente. Toni Martínez teve aos 49 minutos a primeira grande ocasião para quebrar o nulo, antes de Sérgio Conceição promover nova estreia na equipa principal: a de Gonçalo Borges. E aos 75 minutos mais uma, a de Bernardo, filho de António Folha. E seis minutos volvidos foi a vez do ‘batismo’ do médio João Mendes. Contas feitas, foram seis as estreias num jogo que conheceu o primeiro e único golo, à passagem dos 84 minutos, por intermédio de Pepê, logo após uma defesa soberba de Cláudio Ramos no lance imediatamente anterior.
Onze do FC Porto: Cláudio Ramos; Francisco Conceição, Corona, Manafá, Sérgio Oliveira, Bruno Costa, Toni Martínez, Nanu, João Marcelo, Fábio Vieira, Zé Pedro
Onze do Rio Ave: Léo Vieira; Ângelo, Alhassane, Ukra, Pedro Mendes, João Graça, Zé Manuel, Rúben Gonçalves, Sávio, Pantalon, Fábio Ronaldo
Suplentes do FC Porto: Meixedo, Pepê, Namaso Loader, Romain, João Mendes, Mor Ndiaye, Vasco Sousa, Gonçalo Borges e Bernardo Folha.
Suplentes do Rio Ave: Magrão, Hugo Gomes, Vítor Gomes, Joca, Costinha, Nuno Namora, Aziz, Anderson e André Pereira.
Antevisão: FC Porto e Rio Ave defrontam-se, nesta quarta-feira, pelas 21 horas, num duelo relativo à terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Os dragões, já sem qualquer hipótese de se qualificarem para a final four da competição, defrontam um Rio Ave que para seguir em frente necessita de vencer por três ou mais golos de diferença, ou por 1-3, 2-4, 3-5, ... Se os vilacondenses triunfarem por um remate certeiro de diferença ou por 2-0, os comandados de Luís Freire serão arredados da competição.
Neste momento, o Santa Clara segue na liderança do grupo com quatro pontos, e já com os dois jogos realizados, Rio Ave com um ponto, e FC Porto ainda sem qualquer ponto.
Relembrar que em casa, os azuis e brancos venceram todos os jogos disputados esta época nas competições nacionais, sendo que a única vitória do Rio Ave em casa do FC Porto foi na época 1981/82 (2-1, em jogo da I Liga).
Leia Também: António Folha, treinador do FC Porto B, operado com sucesso