Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Benfica 'herda' Ajax que goleou o Sporting

O Benfica trocou hoje de histórico na repetição do sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, do Real Madrid para o Ajax.

Benfica 'herda' Ajax que goleou o Sporting
Notícias ao Minuto

16:23 - 13/12/21 por Lusa

Desporto Liga dos Campeões

Se os 'leões' enfrentam uma das atuais melhores equipas da Europa, o Manchester Ciylado a lado com Liverpool e Bayern Munique, o Benfica encontra um dos históricos, um Ajax com quatro títulos europeus, conquistados em 1970/71, 1971/72 e 1972/73, com uma equipa em que pontificava Johan Cruyff, e em 1994/95.

Face à venda constante dos melhores jogadores, o conjunto de Amesterdão tem agora dificuldades em bater-se com os melhores, mas esta época conta novamente com excelente 'fornada', como mostrou na fase de grupos, vencendo todos os encontros.

O Sporting foi uma das vítimas dos holandeses, que golearam em Alvalade por 5-1 e venceram em Amesterdão uma equipa 'leonina' com muitos suplentes por 4-2, num total de 9-3 que assusta, sendo que cinco golos - quatro em Lisboa - foram de Sébastien Haller.

Os 'encarnados' já encontraram várias vezes o Ajax, sendo que os últimos encontros aconteceram na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2018/19: o Benfica perdeu por 1-0 em Amesterdão, sobre o final, e registou-se uma igualdade a um golo na Luz.

Muito antes, nas décadas de 60 e 70 do século passado, os 'encarnados' também não foram felizes com os holandeses na Taça dos Campeões, caindo nos 'quartos' de 1968/69 (3-1 fora, 1-3 em casa e 0-3 após prolongamento em campo neutro) e nas meias-finais de 1971/72 (0-1 em Amesterdão e 0-0 em casa).

O Ajax ocupa presentemente o segundo lugar do campeonato holandês, para o qual caiu no fim de semana, ao perder por 2-1 na receção ao AZ Alkmaar. Soma os mesmos 36 pontos do Feyenoord (terceiro) e menos um do que o líder PSV Eindhoven.

No que respeita aos outros confrontos dos 'oitavos', a repetição do sorteio hipotecou o reencontro entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, facilitando a vida ao internacional português e dificultando a do 'astro' argentino.

O Manchester United, de Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot, vai medir forças com o Atlético de Madrid, de João Félix, que tinha apanhado o Bayern Munique no sorteio anulado, enquanto o PSG, de Messi, Danilo e Nuno Mendes, encontra o Real Madrid -- os 'merengues' bem queriam manter o Benfica.

Tal como o City, o Bayern Munique (frente ao Salzburgo), o campeão em título Chelsea (Lille) e o Liverpool (Inter de Milão) são claros favoritos, enquanto a história dá vantagem à Juventus, que seria 'ideal' para os 'leões', no confronto com o Villarreal.

Os jogos da primeira mão dos oitavos de final realizam-se em 15, 16, 22 e 23 de fevereiro, com as equipas lusas a começarem em casa, e os da segunda mão em 08, 09, 15 e 16 de março.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório