Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Ajax-Sporting: Só vale pelo desafio imposto

Leão vai até aos Países Baixos 'cumprir calendário'. O jogo, ainda assim, será importante para os planos dos verdes e brancos.

Ajax-Sporting: Só vale pelo desafio imposto
Notícias ao Minuto

07:26 - 07/12/21 por Tiago Antunes c/ Carlos Pereira Fernandes

Desporto Antevisão

O Sporting vai defrontar o Ajax nesta terça-feira, no Johan Cruiff Arena. Esta será a partida que fecha a fase de grupos para os leões, já com o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões assegurado. 

Dir-se-ia que, por isso mesmo, o jogo não conta para grande coisa para os leões. A verdade é que, nas palavras de Rúben Amorim, já estar apurado não retira importância ao confronto frente aos neerlandeses. Pelo contrário, será de extrema importância para preparar a equipa para o que se avizinha na Liga milionária.

Mesmo pela importância na preparação de todos os jogadores é que o Sporting vai ter novidades nos escolhidos para iniciar o jogo. Garantida está, desde já, a titularidade de João Virgínia, guarda-redes que está emprestado pelo Everton aos leões e que leva até ao momento apenas três jogos feitos. Na linha defensiva, ou Gonçalo Esteves ou Flávio Nazinho, um deles será titular, enquanto no meio campo Daniel Bragança terá lugar na vaga deixada por Matheus Nunes.

O Ajax também deixou no ar a ideia de que a partida frente ao Sporting será importante para os objetivos da equipa. Perto de fazer um pleno de vitórias na fase de grupos da competição e com apenas três golos sofridos em cinco jogos, o clube de Amesterdão promete levar o jogo a sério desde o primeiro minuto.

Será uma partida que promete ação, entusiasmo e uma aula de tática, já que de um lado estará o líder da Eredivisie e que tem praticado um futebol elogiado pela Europa fora, e de outro estará uma equipa motivada depois de uma vitória convincente frente a um rival e que vai apresentar várias novidades no onze inicial. Opõem-se ainda dois dos treinadores mais estrategas desta temporada, que apresentam ideias de jogo que já deram louros a ambos os clubes.

O Ajax-Sporting joga-se a partir das 20h00.

Treinadores em discurso direto

Erik Ten Hag

Análise: "Pode ser um jogo histórico. Somos uma equipa ambiciosa e queremos bater todos os recordes que aparecem à nossa frente. Por isso, vamos tentar, mesmo sabendo que já está tudo definido quanto ao apuramento e ao primeiro lugar".

Jogo em Alvalade: "Em Lisboa, estivemos em alta, com um bom plano de jogo. Vamos ter de voltar a estar num dia bom para alcançar outra vez resultado positivo frente ao Sporting. Foi campeão em Portugal e está a fazer uma excelente temporada".

Rúben Amorim

Percurso traz motivação: Eu penso que é muito mais que isso. Não tem a ver com recordes, com quatro vitórias seguidas. É a preparação dos nossos jogadores para os oitavos de final, metê-los todos no mesmo patamar, preparar os nossos jovens para a Liga dos Campeões e terem esse espaço de crescimento. Temos um projeto a longo prazo e aproveitamos cada minuto para esse crescimento, sabendo que temos de honrar a camisola que vestimos, mas há certos jogos que nos permitem ir mais alem no crescimento da equipa. Vamos para ganhar, sabemos da qualidade do Ajax, fico muito contente que não rode a equipa e vamos aproveitar cada minuto do jogo para ver alguns jogadores nesta competição. temos alguns jogadores com amarelo e temos de os projetos, mas mais que isso, temos de preparar os outros. Se todos estiverem preparados, eles sentem todos que podem ser titulares. é essa a nossa ideia.

Jovens de início: O nosso problema foi não termos um jogador para pressionar mais em cima. Não vamos mudar a nossa ideia de jogo. vamos jogar com alguns jogadores diferentes. Entre o Gonçalo Esteves e o Flávio Nazinho, um deles será titular. Outro que vai ser titular é o João Virgínia porque temos uma decisão para tomar no fim do não e precisamos de o ver nestes momentos. Temos de vencer, mas temos um plano maior que qualquer recorde.  

Maior pressão depois do dérbi: Somos o Sporting e teremos sempre pressão. Se perguntar a qualquer adepto do Sporting, ele vai dizer que não interessa a equipa com quem jogamos. O que interessa é ganhar. Obviamente que foi um resultado que nos marcou, mas que também deu força. O campeonato vai ser longo, temos tido lesões, por isso queremos preparar toda a gente, confiar em toda a gente e acredito que vamos fazer um grande jogo amanhã.

Análise: Sabemos das nossas limitações. Fizemos um grande jogo no fim de semana, mas tivemos pouca bola, temos de melhorar no ataque organizado, vamos jogar contra uma das melhores equipas nisso. Vamos defrontar uma equipa que trabalha com este treinador há cinco anos. Nós queremos essa base de crescimento, se vai ter o mesmo crescimento. Atingimos o objetivo dos oitavos, mas temos sempre de ganhar, e temos de ganhar olhando para o futuro. Vamos estrear um dos miúdos, não querendo queimá-los já. Os jogadores estão com fome de jogar, é um crime o Daniel não ter mais tempo de jogo. Se jogássemos com três médios, ele seria titular. Vão jogar porque merecem. Vamos dar oportunidade a toda a gente e não será tirar responsabilidade a ninguém.

Últimos resultados

Ajax: E-V-V-V-V

Sporting: V-V-V-V-V

Últimos onzes

Ajax: Pasveer; Mazraoui, Jurrien Timber, Lisandro Martinez, Daley Blind; Edson Álvarez, Davy Klaassen, Gravenberch; Antony, Dusan Tadic, Sebastien Haller.

Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Neto, Feddal; Pedro Porro, Matheus Nunes, Ugarte, Matheus Reis; Pedro Gonçalves, Pablo Sarabia, Paulinho.

Ausências

Ajax: Maarten Stekelenburg, Mohammed Kudus.

Sporting: Sebastián Coates, Rúben Vinagre, João Palhinha, Jovane Cabral.

Leia Também: Amorim vai lançar novidades: "Virgínia vai jogar"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório