Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

V. Guimarães apresenta 'walking football' para os maiores de 55 anos

O Vitória de Guimarães, clube com equipa na I Liga portuguesa de futebol, apresentou hoje a modalidade de 'walking football', com o intuito de promover o desporto e a saúde nos maiores de 55 anos.

V. Guimarães apresenta 'walking football' para os maiores de 55 anos
Notícias ao Minuto

19:25 - 06/12/21 por Lusa

Desporto Modalidades

O diretor da academia do clube vimaranense, Jorge Baptista, adiantou que o projeto arranca em 15 de dezembro, numa sessão com antigos futebolistas do clube que visa criar "impacto junto da população" acima daquela idade, antes de se realizarem os exames médicos-desportivos junto dos interessados e de constituir uma equipa para os "eventos".

O responsável frisou que o número de praticantes de 'futebol a passo' tem crescido na Europa desde 2011, havendo estudos que sugerem "melhorias significativas" a nível muscular e de equilíbrio corporal, bem como na saúde de pacientes com diabetes tipo 2 ou com problemas na próstata, no caso dos homens.

Numa sessão em que marcaram presença os ex-jogadores vitorianos Peres, Laureta, Costeado, Alfredo e Tito, o melhor marcador da história do clube na principal divisão do futebol nacional, com 82 golos na década de 70, o presidente, Miguel Pinto Lisboa, lembrou que esta é "uma oportunidade" para a população mais velha jogar com os seus "ídolos do passado".

"O início desta modalidade reveste-se de especial importância quando estamos na quinta vaga da pandemia [de covid-19], que afetou de forma mais expressiva a prática desportiva dos mais idosos e as suas relações sociais. [Os ex-jogadores] vão ter um papel social importante. Vão-lhes dar a oportunidade de jogarem ao lado dos seus ídolos", realçou.

O projeto de 'walking football' assumido pelo Vitória de Guimarães arrancou no concelho há dois anos por intermédio da cooperativa municipal para o desporto Tempo Livre, e o seu presidente, Amadeu Portilha, realçou que o projeto de incentivo à atividade física junto da população mais envelhecida, área em que Portugal se encontra na "cauda da Europa", vai ter "muito mais sucesso" com o nome do Vitória envolvido.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório