Powered bySolverde
Disclaimer

CNID assinalou 55 anos com prémios para os desportistas portugueses

A Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID) premiou hoje os atletas Pedro Pichardo e Patrícia Mamona, o ciclista Iuri Leitão, a jogadora de futsal Ana Catarina Pereira, a ginasta Filipa Martins e os treinadores Rúben Amorim e Bruno Pinheiro.

Pichardo ambiciona títulos mundiais, europeus e... bater o recorde do mundo

© Lusa

Lusa
06/12/2021 17:18 ‧ 06/12/2021 por Lusa

Desporto

Modalidades

Numa cerimónia no Mercado de Santa Clara, em Lisboa, os cinco atletas foram os grandes destaques entre os premiados para a temporada 2020/21, a que se juntaram os treinadores Rúben Amorim, que reconquistou para o Sporting o título de campeão nacional de futebol, 19 anos depois, e a Taça da Liga, e Bruno Pinheiro, vencedor da II Liga no comando técnico do Estoril Praia.

Pedro Pablo Pichardo tornou-se este ano o quinto português campeão olímpico, em Tóquio2020, ao vencer o concurso do triplo salto, disciplina em que Mamona conquistou a medalha de prata.

Já Iuri Leitão sagrou-se campeão do mundo de scratch em ciclismo de pista, Ana Catarina Pereira foi considerada a melhor jogadora de futsal do mundo e Filipa Martins alcançou o sétimo lugar no Mundial de ginástica artística, a melhor classificação de sempre de uma portuguesa.

Na cerimónia que elegeu ainda o Sporting como clube do ano, depois da reconquista do título de campeão nacional de futebol, e serviu também para assinalar os 55 anos do CNID, Manuel Queiroz, presidente da associação, admitiu que "o jornalismo está em crise" e que urge "fazer perceber que a sociedade é mais saudável com o jornalismo que põe de lado as 'fake news'".

No mesmo tom, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, esteve presente na cerimónia através de uma declaração gravada em que relembrou a necessidade de existir "uma comunicação social forte em Portugal."

"A comunicação tem passado por uma crise terrível, que se agravou com a pandemia. Acompanho com atenção as condições sócio-económicas da vossa atividade e sou solidário com a vossa luta, para bem do desporto português e da democracia em Portugal. Onde não há uma comunicação social forte, não pode haver uma democracia forte", sublinhou o Presidente da República.

Depois do cancelamento da cerimónia do ano passado, devido à pandemia de Covid-19, a sessão que hoje teve lugar entregou também os prémios dos vencedores de desportistas dos dois últimos anos: os ciclistas Maria Martins e João Almeida, vencedores no ano passado, e a jogadora de ténis de mesa Fu Yu e o judoca Jorge Fonseca, em 2019.

Também relativo ao ano de 2019, Bernardo Silva, jogador do Manchester City, foi distinguido como o melhor futebolista luso a atuar no estrangeiro.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Casaram-se há 26 anos. A mensagem de David Beckham para Victoria

David Beckham

Casaram-se há 26 anos. A mensagem de David Beckham para Victoria

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Diogo Jota

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas