Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Atletas visam Federação de Atletismo e falam num "caminho sem retorno"

Sara Moreira, Jéssica Augusto e Dulce Félix solicitam a demissão da atual Direção.

Atletas visam Federação de Atletismo e falam num "caminho sem retorno"
Notícias ao Minuto

23:56 - 02/12/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Atletismo

Vários atletas portugueses emitiram, esta quinta-feira, um longo comunicado nas redes sociais, no qual deixam muitas críticas à Federação Portuguesa de Atletismo, em comunicado público, considerando que a modalidade "está a seguir para um caminho sem retorno".

Entre o grupo de atletas de alta competição que pediu a demissão da atual direção da FPA estão Sara Moreira, Jéssica Augusto, Dulce Félix, Ana Cabecinha, Rui Pedro Silva, Salomé Rocha e Tsanko Arnaudov.

"A nossa modalidade vem sendo fustigada por mau dirigismo e está a seguir para um caminho sem retorno. (...) Lembrem-se que a Federação Portuguesa de Atletismo está ao serviço dos atletas, treinadores e clubes e não o contrário como tem demonstrado nos últimos tempos. Deste modo, solicitamos que reflitam sobre o assunto, e se sentirem que já deram tudo à modalidade e que não têm condições para alterar este paradigma, então certamente chegarão à conclusão de que só vos resta uma opção, a demissão", pode ler-se no comunicado em causa.

O grupo em causa critica severamente a organização do Nacional de corta-mato e a convocatória para o Europeus de crosse de Dublin, assuntos que têm estado envoltos em polémica nos últimos dias.

"Chegou o momento de dizer basta e mostrar de uma forma clara e transparente, todo o nosso desagrado (...). O atletismo atual não é aquele que queremos para nós atletas, nem o mais indicado para o futuro", defendem os atletas.

Os subscritores do comunicado consideram que a atual Direção da FPA não tem "competências necessárias" para desempenhar a sua função, sublinhando que esta "não é de todo séria e isso está à vista de todos".

"Quem vota são as associações, não se preocupando com desagrado geral dos atletas, fica impossível não pensar que este jogo não esteja viciado, pois a cada quatro anos, com uma opinião geral de desagrado, esta direção mantêm-se. Assim entendemos que, os votos das Associações Distritais não representam o mais importante desta modalidade, que somos nós atletas", pode ler-se no documento.

"Queremos gente séria, com ideias e vontade de trabalhar, para nos proporcionarem um futuro melhor. Queremos uma modalidade inovadora, com valores e que possa servir os nossos jovens, dando-lhes assim as condições necessárias para verem no atletismo um caminho para a concretização dos seus sonhos", termina a nota.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório