Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

FIFPro quer fomentar a "diversidade, igualdade e inclusão" no futebol

O Sindicato Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPro) elaborou um plano para tentar acabar com todo o tipo de discriminação no futebol, assumindo um conjunto de medidas que fomentam a "diversidade, igualdade e inclusão".

FIFPro quer fomentar a "diversidade, igualdade e inclusão" no futebol
Notícias ao Minuto

23:01 - 29/11/21 por Lusa

Desporto FIFPro

"Para ajudar a compreender a escala do problema, comprometemo-nos com apoio financeiro e institucional a uma Cátedra Universitária e Centro de Pesquisa independentes e plurianuais para recolher dados, aumentar a consciencialização, orientar e informar sobre ações significativas", anunciou hoje o organismo no seu relatório antidiscriminação, de 36 páginas.

A estratégia FIFPro passa por um entendimento de que é fundamental "ajudar a aumentar a diversidade no ecossistema do futebol", pelo que, entre outros, esta vai criar um programa para mulheres e organizará "iniciativas de liderança adequadas para outros grupos sub-representados", com primeiro foco em futebolistas negros e atletas de outras raças.

Para que seja ele próprio um exemplo, o organismo já realizou mudanças estatutárias necessárias para aumentar a diversidade nos distintos níveis da sua estrutura, desejando que todos os sindicatos de jogadores nacionais espalhados pelo globo adotem o mesmo modelo.

A FIFPro assume igualmente o "compromisso de apoiar e encorajar o ativismo dos atletas", para que estes tenham a oportunidade de "levantar as suas vozes em sua defesa ou de outros, ajudando assim a promover mudanças".

Para poderem "exercer o seu direito à liberdade de expressão e ao protesto pacífico", será oferecida assessoria jurídica e representação contínua.

O plano de ação passa ainda por dar apoio aos sindicatos e aos especialistas na área, de modo a que, juntos com os demais agentes, possam trabalhar para que os protocolos sejam permanentemente ajustados e cada vez mais eficientes contra qualquer tipo de discriminação.

Todas as instituições nacionais ligadas ao futebol podem contar com o apoio da FIFPro.

Leia Também: FIFPro destaca 'caso Marega' como mau exemplo no combate à discriminação

Leia Também: FIFPro apresenta relatório antidiscriminação e aponta conjunto de medidas

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório