Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Éder é suspeito de fraude fiscal na operação Fora de Jogo

Avançado português terá recorrido a um esquema de contratos fictícios para fugir ao pagamento de IRS e Segurança Social.

Éder é suspeito de fraude fiscal na operação Fora de Jogo
Notícias ao Minuto

11:20 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Justiça

A revista Sábado avança esta segunda-feira que Éder, internacional português, é suspeito de fraude fiscal no âmbito da operação Fora de Jogo.

O Ministério Público e a Autoridade Tributária consideram que o jogador, que que marcou o golo que deu a vitória de Portugal contra a França na final do Euro'2016, recorreu, , entre finais de 2011 e o início de 2012, a um esquema de contratos fraudulentos para fugir aos impostos, isto depois de ter sido contratado pelo Sporting de Braga.

A mesma fonte sublinha que o atual avançado do Al-Raed da Arábia Saudita é suspeito de, juntamente com o seu empresário e o Sporting de Braga, que foi alvo de buscas na semana passada, terem criado um esquema de fuga ao IRS e à Segurança Social.

"No âmbito do presente inquérito investiga-se a atuação conjunta de Éderzito António Macedo Lopes, Sporting Club de Braga, 'Idoloásis, Unipessoal, Lda', Mohamed Afzal, 'FMA, FZE International Sports Agency' e Nadine Aboobakar Mahmood para ocultação de rendimentos fiscais", pode ler-se no mandado de busca, citado pela Sábado.

O Ministério Público acredita que, entre o final de 2011 e início de 2012, Éder recorreu a um esquema de contratos fraudulentos para fugir aos impostos. O mesmo organismo suspeita que, em maio de 2012, Éder, quando representava a Académica de Coimbra, e o seu empresário assinaram um acordo com o Sporting de Braga que cedia ao clube minhoto 50% dos direitos económicos que tinham sido alegadamente adquiridos pela Idoloásis.

Ainda assim, e de acordo com a mesma publicação, o Ministério Púbico acredita que se tratou de um negócio simulado e que o mesmo "visou o pagamento de valores que seriam exigidos pelo profissional de futebol a título de prémio de assinatura e, assim, de rendimento de trabalho dependente" para que Éder conseguisse "desonerar-se de parte das contribuições para a Segurança Social e retenções na fonte".

Leia Também: 'Operação Fora de Jogo'. Buscas no Sp. Braga e no Vitória de Guimarães

Leia Também: Ministério Público acrescenta cinco arguidos à operação 'Fora de Jogo'

Leia Também: Futebol luso sob suspeita. O que se sabe sobre as buscas dos últimos dias

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório