Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Jorge Jesus desvaloriza falhanço de Seferovic e garante: "Será titular"

Treinador do Benfica garante confia "da mesma maneira" no avançado suíço.

Jorge Jesus desvaloriza falhanço de Seferovic e garante: "Será titular"
Notícias ao Minuto

18:25 - 26/11/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Benfica

Jorge Jesus anunciou, esta sexta-feira, em conferência de imprensa que Haris Seferovic será titular na visita ao Belenenses SAD, pese embora o falhanço assinado na reta final do empate com o Barcelona. O treinador do Benfica abordou, ainda, o momento da equipa, assim como os sorteios da Taça de Portugal e do playoff de acesso ao Campeonato do Mundo de 2022

André Almeida é aposta no centro da defesa: Os sistemas de jogo são iguais para todos os treinadores. Agora, a dinâmica e a personalidade do sistema é que não é. Cada um vê de maneira diferente. O André é um jogador que, ao longo dos anos, foi lateral-direito. Quando queres jogar numa estrutura de três centrais, é importante teres jogadores que já tenham jogado por fora, que é o caso do André. Normalmente, se tudo correr bem fisicamente, sei que vai desempenhar aquele lugar super bem. Estou tranquilo até janeiro e depois de janeiro.

Mudar o chip: É um problema que não é meu, é de todas as equipas do mundo. Há sempre um foco diferente porque a adrenalina da Liga dos Campeões é completamente diferente a nível físico e emocional, até para o treinador. O foco tem de estar neste jogo, que é tão ou mais importante do que o jogo da Liga dos Campeões. Vamos tentar perceber quais os jogadores que ainda não recuperaram para lançar outros.

Belenenses SAD tem novo treinador: Esperamos uma equipa, defensivamente, forte. Quando tiver que defender no seu meio-campo, vai defender num 5x4x1, tentando não dar espaços entre-linhas ao Benfica, fechando a largura do jogo também e procurando sair em contra-golpe e surpreender na bola parada.

Otamendi no centro sem Lucas Veríssimo: Jogando numa estrutura de três defesas, ele é muito importante jogar no meio. Primeiro, não se desposiciona muito, pelo que tem mais tempo para comandar essa linha de três. Aqui, colocam-no mais à prova pela largura do jogo, mas ali não, é posto à prova pela profundidade. É um jogador que organiza muito bem a equipa. O facto de não sair dali ajuda muito mais a equipa. Em Barcelona, se calhar fez o melhor jogo desde que está no Benfica. Chegou a esse jogo fresquinho e esteve muito bem.

Vai jogar contra o FC Porto na Taça de Portugal: Tanto o Benfica como o FC Porto não têm tido sorte nos sorteios. Não tivemos sorte no sorteio da Liga dos Campeões, e agora vamos defrontar-nos. A verdade é que nenhum dos dois teve sorte. E Portugal também não. Se Portugal vencer o primeiro, joga com Itália. Não foi um sorteio agradável, mas, por vezes, as coisas mais difíceis são as mais fáceis. Se o sorteio ditou estes jogos, tens de estar tranquilo, como ficámos no sorteio da Liga dos Campeões.

Seferovic comparado com Bryan Ruiz: É diferente. Este é aos 93 minutos, a outra não. São situações completamente diferentes. Não são comparáveis. Ainda tinha nove jogos, que o Sporting venceu todos, para terminar. Aqui não, tens mais uma hipótese para passar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Estado anímico de Seferovic: Naquele momento, eu e os meus jogadores caíram de joelhos. É normal. Jogámos na terça, e, na quarta, vi dois colegas meus fazer isso. Vi o Simeone, aos 90 minutos, o treinador da equipa que jogou com o Sporting de Braga. Não é uma situação normal de falhar uma bola cantada de golo. Ele sabe isso tão bem como eu, mas faz parte da vida dele e da minha. Estamos preparados para marcar, é para isso que treinamos, mas faz parte. O Sefe sabe o que os colegas falaram com ele. Nunca falei com o Sefe, zero, foi sempre com a equipa. Confio nele da mesma maneira. Ele é o único que tem a certeza de que vai jogar.

Por quem vai torcer na final da Libertadores: No outro ano, enviei uma mensagem ao Abel porque a final era no Maracanã e disse que tinha que lá estar mais um portuga, e foi o que aconteceu. Este ano, é diferente. Está um clube que me amou, jogadores que trabalharam comigo durante 14 meses. Este ano, quero que ganhe o Flamengo.

Falhanço de Seferovic: Naqueles momentos, naquelas horas, nós, jogadores e treinadores... O momento era determinante para o Benfica vencer e conseguir a qualificação sem depender de outros. Não sei se, nos últimos dez ou 15 anos, para a Liga dos Campeões, ganhou dois jogos contra o Barcelona. O Benfica seria uma delas, ia ficar na história. Só viram a minha imagem, mas, no campo, estão mais três jogadores de joelhos. Mas já passou. Aquilo acontece. Ele tem a confiança, como sempre teve, da equipa e do treinador. Tanto que amanhã vai jogar a titular.

Regresso à I Liga: É também um regresso a um adversário histórico, é um dos dérbis de Lisboa. Hoje, já não é tão forte como no passado, mas recordo-me de vários dérbis com o Belenenses onde era sempre muito competitivo. Amanhã, vai ser a mesma coisa. Não será no Restelo, será no Jamor, mas, para mim, é um clube com muita história. Faz-me lembrar os últimos anos como treinador e jogador desse clube. Vai ser um jogo difícil. O Belenenses tem uma equipa muito competitiva, não há jogos fáceis no campeonato português. O Benfica quer ganhar, o Belenenses quer não perder. A equipa vem de um jogo de Barcelona, onde fez uma grande exibição em todos os momentos. Estamos muito confiantes para ganharmos amanhã, com todo o respeito pelo adversário.

Antevisão

Ultrapassada a visita ao Barcelona, que culminou num empate sem golos, o Benfica tem agendada para, este sábado, uma nova deslocação, desta feita ao Jamor, onde terá pela frente o Belenenses SAD.

Antes disso, esta sexta-feira, Jorge Jesus irá passar pela sala de imprensa do complexo do Seixal, onde irá realizar a habitual antevisão à partida da 12.ª jornada da I Liga,

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador dos encarnados.

Leia Também: Clássico e jogo especial para Rúben Amorim nos 'oitavos' da Taça

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório