Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

O milionário prejuízo que os Mundiais de dois em dois anos provocariam

Um estudo do Fórum Mundial das Ligas de futebol (WLF) concluiu que os Mundiais bienais, planeados pela FIFA, dariam prejuízos para clubes, campeonatos nacionais e provas continentais de entre cinco a oito mil milhões de euros/ano.

O milionário prejuízo que os Mundiais de dois em dois anos provocariam
Notícias ao Minuto

14:20 - 24/11/21 por Lusa

Desporto FIFA

Os responsáveis pelo documento, hoje divulgado, calcularam mesmo o efeito numa década: entre 60 e 100 mil milhões de euros de perdas, em termos de direitos de transmissão audiovisual, outras receitas comerciais e em dias de jogo, além do impacto negativo indireto de perda de qualidade dos espetáculos desportivos, saturação dos adeptos, dias de descanso dos atletas e racionalidade dos calendários.

O relatório especifica que os efeitos nefastos de Mundiais de dois em dois anos em 40 ligas profissionais no universo da UEFA ascenderiam a 8.453 milhões de euros, mais 750 milhões relativos às diversas seleções nacionais e outros 9.203 milhões no universo total dos campeonatos profissionais em toda a Europa, além de cerca de 37 milhões no futebol feminino.

A FIFA tem levado a cabo estudos e consultas com diversos parceiros sobre estas alterações na organização dos Mundiais, tendo convocado uma cimeira global para 20 de dezembro com o objetivo de analisar possíveis mudanças dos calendários competitivos, designadamente a possibilidade de concentrar num único mês a qualificação para o torneio final das seleções dos vários continentes.

Tais mexidas só seriam feitas após o Mundial de 2026, a ser organizado conjuntamente por Estados Unidos, Canadá e México, já depois do próximo, Qatar2022, agendado para novembro e dezembro naquele emirado árabe do Médio Oriente.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório