Procurar

Mundial'2022: Dois jornalistas noruegueses detidos por 32 horas no Qatar

O governo norueguês já reagiu e várias instâncias do país classificam a situação como "inaceitável".

Mundial'2022: Dois jornalistas noruegueses detidos por 32 horas no Qatar

© Reuters

Notícias ao Minuto
24/11/2021 11:27 ‧ há 3 anos por Notícias ao Minuto

Desporto

Qatar

Dois jornalistas da televisão pública norueguesa NRK foram libertados depois de serem detidos por 32 horas pelas autoridades do Qatar, onde viajaram para fazer uma reportagem sobre o Mundial'2022, informou o canal nesta quarta-feira.

De acordo com a NRK, os jornalistas tiveram que voar para a Noruega no último domingo, mas foram mantidos numa cela e o seu equipamento de trabalho acabou por lhes ser retirado por motivos que ainda não foram esclarecidos.

"Eles detiveram-nos por volta da meia-noite e libertaram-nos por volta da uma da tarde de terça-feira, cerca de 32 horas depois. É uma situação desagradável e problemática", disse Halvor Ekeland, um dos jornalistas, ao canal após aterrar em Copenhaga e antes de apanhar o voo para Oslo.

Ekeland e Lokman Ghorbani chegaram ao Qatar a 14 de novembro e um dia depois tiveram um encontro com Abdulá Ibhais, um crítico do regime do Qatar, que tinha sido detido pelas autoridades locais antes de ser entrevistado pelo NRK.

O Governo norueguês confirmou o episódio e referiu que nenhuma acusação foi feita contra os jornalistas, além de destacar a importância de eles poderem realizar o seu trabalho.

"Reagimos duramente ao que aconteceu e estamos muito preocupados com as condições dos jornalistas no Qatar", disse o presidente da Federação norueguesa de Futebol, Terje Svendsen, classificando o episódio como "inaceitável". 

Leia Também: Mundial do Qatar está a receber "tratamento injusto", diz organização

 


 
 
 


 
 
 


 
 
 

 


 
 
 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si