Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Mundial'2022: Dois jornalistas noruegueses detidos por 32 horas no Qatar

O governo norueguês já reagiu e várias instâncias do país classificam a situação como "inaceitável".

Mundial'2022: Dois jornalistas noruegueses detidos por 32 horas no Qatar
Notícias ao Minuto

11:27 - 24/11/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Qatar

Dois jornalistas da televisão pública norueguesa NRK foram libertados depois de serem detidos por 32 horas pelas autoridades do Qatar, onde viajaram para fazer uma reportagem sobre o Mundial'2022, informou o canal nesta quarta-feira.

De acordo com a NRK, os jornalistas tiveram que voar para a Noruega no último domingo, mas foram mantidos numa cela e o seu equipamento de trabalho acabou por lhes ser retirado por motivos que ainda não foram esclarecidos.

"Eles detiveram-nos por volta da meia-noite e libertaram-nos por volta da uma da tarde de terça-feira, cerca de 32 horas depois. É uma situação desagradável e problemática", disse Halvor Ekeland, um dos jornalistas, ao canal após aterrar em Copenhaga e antes de apanhar o voo para Oslo.

Ekeland e Lokman Ghorbani chegaram ao Qatar a 14 de novembro e um dia depois tiveram um encontro com Abdulá Ibhais, um crítico do regime do Qatar, que tinha sido detido pelas autoridades locais antes de ser entrevistado pelo NRK.

O Governo norueguês confirmou o episódio e referiu que nenhuma acusação foi feita contra os jornalistas, além de destacar a importância de eles poderem realizar o seu trabalho.

"Reagimos duramente ao que aconteceu e estamos muito preocupados com as condições dos jornalistas no Qatar", disse o presidente da Federação norueguesa de Futebol, Terje Svendsen, classificando o episódio como "inaceitável". 

Leia Também: Mundial do Qatar está a receber "tratamento injusto", diz organização


 
 
 


 
 
 


 
 
 


 
 
 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório