Presidente da Premier deixa cargo após polémica compra do Newcastle

O presidente da Premier League deixará o cargo em janeiro de 2022, anunciou hoje o organismo, face ao desagrado manifestado pelos clubes ingleses de futebol com a venda do Newcastle a um fundo com ligações à Arábia Saudita.

Notícia

© Getty Images

Lusa
17/11/2021 17:52 ‧ 17/11/2021 por Lusa

Desporto

Premier League

"Foi um privilégio liderar a Premier League ao longo das duas últimas épocas, quando o espírito do futebol inglês foi mais importante do que nunca. Agora, decidi que chegou o momento de me retirar e permitir que uma nova liderança conduza o Liga neste próximo e excitante período", disse Gary Hoffman, em declarações divulgadas no site oficial da Premier League.

No mesmo comunicado, a Premier League agradece a Hoffman "o compromisso" com que liderou o organismo desde abril de 2020, realçando que o ainda presidente "liderou a Liga durante o período mais desafiante da história, deixando-a mais reforçada do que nunca".

O processo de escolha do próximo presidente começará "imediatamente", refere o organismo composto pelos 20 clubes que competem no principal escalão do futebol britânico.

O pedido de demissão de Gary Hoffman surge um mês depois de 18 dos 20 clubes que competem na Liga inglesa terem manifestado desagrado pelo facto de a Premier League ter autorizado a venda do Newcastle ao Public Investment Fund (PIF), além de terem avançado com uma moção para travar o negócio.

Apenas o próprio Newcastle e o Manchester City - que também é propriedade de um fundo dos Emirados Árabes Unidos -- não se juntaram a este protesto.

O Newcastle foi vendido ao Public Investment Fund (PIF), que vai injetar, segundo a imprensa britânica, 300 milhões de libras (cerca de 333 milhões de euros) no clube do norte de Inglaterra.

O PIF é um fundo de investimento com ligações à Arábia Saudita, mas a Premier League deu 'luz verde' ao negócio, depois de ter recebido garantias de que não existe qualquer ligação ao governo saudita, que tem sido acusado, reiteradamente, de desrespeitar os direitos humanos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

França

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Radares

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas