Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal de serviços mínimos empata na Irlanda e joga 'final' no domingo

Empate deixa, ainda assim, a seleção nacional na liderança do grupo A, mas o apuramento será decidido no domingo, no duelo com a Sérvia. Pepe foi expulso e falha o derradeiro jogo da qualificação.

Portugal de serviços mínimos empata na Irlanda e joga 'final' no domingo

A seleção nacional não foi além de um empate, esta quinta-feira, na visita à República da Irlanda (0-0), naquele que foi o penúltimo jogo desta fase de qualificação para o Mundial'2022. Numa noite para esquecer de Portugal, com uma exibição desastrosa, Fernando Santos ficou, ainda, com mais um problema para domingo: Pepe foi expulso e não pode jogar contra a Sérvia. 

Apesar da péssima exibição, Portugal assume a liderança do grupo A, com os mesmos pontos (17) da Sérvia. Ou seja, no domingo joga-se uma verdadeira final no Estádio da Luz. 

A diferença de golos dá vantagem aos portugueses e um empate bastará à seleção nacional para carimbar a passagem à fase final do Mundial'2020. 

Filme do jogo 

A primeira parte foi tudo menos bem conseguida para a seleção das quinas. Com Fernando Santos a querer proteger vários jogadores amarelados, os irlandeses levaram o jogo para o lado físico e conseguiram impedir qualquer tentativa de ataque operada pelos portugueses. A bem da verdade, a seleção nacional revelou, durante os primeiros 45 minutos, pouco critério na circulação de bola e pouca ligação entre os setores, sendo que vários jogadores estiveram visivelmente abaixo do nível habitual.

O nulo ao intervalo era, por isso, mais do que previsível. De resto, o único ponto positivo prende-se com o registo de Pepe. O experiente defesa português tornou-se no jogador mais velho de sempre a jogar pela seleção nacional. 

A segunda parte continuou na mesma toada e Portugal continuava com muitas dificuldades em criar lances de golo junto da grande área adversária. Fernando Santos foi mexendo na equipa, lançando Rafael Leão, João Moutinho, João Félix e Renato Sanches, mas a seleção nacional continuava longe de ser uma equipa perigosa e capaz de criar dificuldades aos irlandeses. 

A missão portuguesa complicou-se, ainda mais, aos 80 minutos. Pepe viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho e foi para o balneário mais cedo, deixando a seleção reduzida a 10 jogadores e os irlandeses ainda com mais confiança. 

Ainda assim, o resultado não se alterou e o nulo imperou ao final dos 90 minutos. E, diga-se, com toda a justiça. O jogo foi fraco e não merecia, de facto, golos de nenhuma das equipas. 

O apuramento ficará decidido no domingo, frente à Sérvia. A jogar assim será complicado bater os sérvios. O empate bastará, é verdade, mas pode ser muito arriscado. 

Momento do jogo: Portugal já estava a jogar mal, mas a expulsão de Pepe liquidou qualquer possibilidade de uma vitória ao cair do pano, até porque Fernando Santos depressa tirou Rafael Leão para lançar José Fonte. 

Relato em direto 

90'+5- Apito final em Dublin! A seleção nacional desilude e sai da República da Irlanda com um nulo (0-0)!

90'- Vão jogar mais cinco minutos. 

80'- Pepe é expulso! O defesa português vê o segundo amarelo e o consequente vermelho! Pepe está, também, impedido de jogar contra a Sérvia... no domingo. 

79'- Ronaldo atira ao lado! Belo remate do craque português!

75'- Mais uma dupla substituição para Portugal: Saem Bruno Fernandes e André Silva, entram Renato Sanches e João Félix. 

72'- Cartão amarelo para Pepe (Portugal). 

69'- Cartão amarelo para Danilo (Portugal). 

67'- Ronaldo quase marca! Bom cruzamento de André Silva e Ronaldo atirou ao lado, mas a bola passou muito perto! 

61'- Alteração na Irlanda: Sai McGrath, entra Idah. 

56'- Dupla mexida para Portugal: Saem Guedes e Matheus Nunes, entram Rafael Leão e João Moutinho. 

55'- Cartão amarelo para Coleman (Irlanda). 

52'- Matheus Nunes escorrega e a Irlanda quase marca! Valeu o remate fraco de Robinson. 

46'- Recomeça a partida em Dublin! Já se joga a segunda parte do Irlanda-Portugal!

INTERVALO

45'+2- Intervalo em Dublin! Irlanda e Portugal não saem do nulo (0-0)!

44'- Ogbene quase inaugura o marcador em Dublin! Portugal está mesmo a facilitar... 

Primeira parte bastante fraca por parte da seleção nacional. Não há ligação entre setores e falta confiança para atacar contra uma equipa manifestamente inferior. Falta critério e capacidade para ligar o jogo. 

35'- Matheus Nunes arrisca o remate e ganha um canto. 

30'- Cartão amarelo para Ogbene. O jogador da Irlanda deu uma cotovelada a Danilo. Arriscou o vermelho...

26'- Patrício defende! Remate cruzado de Robinson, mas o guardião português estava atento! 

25'- Ronaldo cai na grande área, depois de uma carga de Doherty, mas o árbitro manda seguir. 

21'- Remate disparatado de André Silva. 

18'- Rui Patrício sai da baliza para evitar uma oportunidade de golo para a Irlanda! Jogo animado em Dubin!

17'- Que perigo! Jogada de Guedes pelo corredor direito, Ronaldo surge no meio com um remate que acaba travado pela linha defensiva da Irlanda!

13'- Defende Bazunu! Remate de André Silva, mas o guardião da Irlanda estava atento. 

Jogo muito físico por esta altura. Os irlandeses tentam travar a circulação de bola dos portugueses através do poder físico. 

5'- Corte providencial de Pepe! Danilo deixou-se enganar por Hendrick, mas Pepe estava atento! 

1'- Rola a bola em Dublin! Já se joga o Irlanda-Portugal!

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Equipas iniciais 

ONZE PORTUGAL: Rui Patrício; Semedo, Pepe, Danilo, Dalot; João Palhinha, Matheus Nunes, Bruno Fernandes; Guedes, Ronaldo e André Silva. 

ONZE IRLANDA: Bazunu; Doherty, Coleman, Duffy, Egan, Stevens; Cullen, Hendrik; Ogbene, McGrath e Robinson.

18h17: Já é conhecido o onze de Portugal e não faltam novidades! Fernando Santos optou por resguardar jogadores que estão em risco devido aos cartões amarelos. É o caso de Rúben Dias e João Cancelo. 

Antevisão

A seleção nacional visita, esta quinta-feira, a República da Irlanda naquele que é o penúltimo jogo da qualificação para o Mundial'2022. A equipa das quinas está em segundo lugar no grupo A, atrás da Sérvia, mas tem um jogo a menos e a vitória garante a liderança antes da 'final'... com os sérvios. 

Siga, em direto e ao pormenor, o relato da partida entre República da Irlanda e Portugal a partir das 19h45. 

Leia Também: Irlanda-Portugal: Em busca da vitória para (quase) arrumar o apuramento

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório