Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

"Prefiro ter a pressão de estar em 1.º do que ser 2.º e andar atrás"

Treinador do FC Porto faz a antevisão ao confronto com o Santa Clara.

"Prefiro ter a pressão de estar em 1.º do que ser 2.º e andar atrás"
Notícias ao Minuto

12:55 - 06/11/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Santa Clara e FC Porto voltam a encontrar-se este domingo, pouco mais de dez dias depois do jogo em Ponta Delgada que ditou a eliminação dos portistas da Taça da Liga.

Desta feita, o duelo em solo açoriano é a contar para a 11.ª jornada da I Liga, e o FC Porto sabe que não pode perder pontos, sob pena de ver a liderança do campeonato escapar para Sporting ou Benfica.

Na antevisão ao confronto contra a formação insular, Sérgio Conceição reconheceu que tem mau perder, mas também que não conhece ninguém que goste de ser derrotado.

O técnico dos azuis e brancos disse ainda que o jogo deste domingo será forçosamente diferente do que aconteceu na Taça da Liga, partida em que fez muitas alterações.

Confira o essencial das declarações de Sérgio Conceição:

Três lesionados: Todas as horas são importantes para saber a evolução das suas lesões e perceber se podemos contar com eles ou não. Todos vão viajar conosco e vai ser até ao último momento. O Wendell dificilmente jogará, o Marcano teve uma evolução boa, assim como o Matheus. Não vejo uma forma tão fácil de estarem disponíveis para o jogo. Vamos ver.

Onze do FC Porto: Não o vou fazer, até porque os jogadores são os primeiros a saberem e ainda não o sabem.

Impacto de jogos com grandes clubes nos jovens: São essas experiências e minutos jogados que os faz crescer e evoluir. Fá-los sentir o futebol ao mais alto nível naquela que é a maior competição de clubes do mundo, onde estão os melhores do mundo. São vivências muito importantes para esses jovens. É sempre muitíssimo positivo, participando no jogo ou até mesmo na preparação.

Preparação mais fácil por ter maior conhecimento do adversário: Isso é uma conclusão. Espero que consigamos um resultado diferente da Taça da Liga, mas a preparação é sempre a mesma, olhando para o adversário e perceber qual a sua dinâmica e as individualidades que podem entrar em campo. Estou convencido que vão usar uma linha da frente mais rápida. Tentamos esmiuçar ao máximo o adversário. O jogo vai depender muito do que fizemos.

Luis Díaz mais influente este ano: Antes da Copa América ele fez grandíssimos jogos. Vejam quantos golos fez no primeiro ano. Houve uma evolução fantástica da parte dele. A diferença dele tem muito a ver com a sua qualidade e com o trabalho que é feito diariamente, potenciando essas qualidades. É uma evolução natural de um jogador com muito talento.

Exibições de Luis Díaz e possível saída em janeiro: Não tenho dores de cabeça. Não pensamos no mercado. 

FC Porto e a dificuldade com equipa menores: Não [concordo]. Senão a classificação não vos dava razão. Estamos em primeiro lugar. Não temos dificuldade nenhuma. Acho que este é o ano que o FC Porto, naquilo que é um futebol vistoso, para o adepto, está a praticar um futebol mais bonito e consegue desmontar as variações defensivas dos adversários com uma facilidade e ocupação do espaço fantástica no meio-campo ofensivo.

Tiago Martins e VAR do Boavista fora das nomeações esta ronda: O futebol é o que é. Fizemos uma exibição das melhores fora da casa na Champions e o jornal Record deu-me nota 3. Há coisas que correm mal. O importante é dar nota quatro ou cinco aos jogadores.

Chegar à paragem das seleções na liderança: Não falamos sequer disso. Estamos em primeiro, segundo, primeiro, segundo… no final é que é importante. Importante é em maio. Não falamos disso, essa pressão é diária, conseguir evoluir sempre, em cada treino, na preparação dos jogos. Nem se fala nisso. Prefiro ter a pressão de estar no primeiro lugar do que ser segundo e estar atrás do primeiro. A pressão é a mesma e temos de ganhar.

Sentimento após eliminação da Taça da Liga: Esse jogo já o expliquei. Acho que ninguém gosta de perder. Há umas pessoas que demonstram isso mais do que outras e eu não gosto nada. Há outras pessoas que não exteriorizam tanto como eu. Fiquei aziado por sair de uma prova em que queríamos chegar à final four e não conseguimos. Em cima disso foi um mau jogo. Estamos aqui para corrigir e aprender com esses erros. O último jogo que fizemos tínhamos seis jogos da formação do FC Porto e dez jogadores abaixo dos 25 anos. Somos uma equipa jovem. Esse foi um jogo que não queríamos perder, há ilações a tirar. Agora queremos continuar naquele que é o lugar que queremos que é o primeiro. Temos que lutar por acabar o campeonato no primeiro lugar. Temos muitas batalhas pela frente e esta é mais uma.

Nuno Campos está na primeira experiência como treinador e o FC Porto tinha poucas informações no último jogo: É um pouco por aí, mas não sabemos muito mais porque tem apenas mais um jogo. É preciso perceber que nos diferentes jogos que teve pela frente que jogadores atuaram mais e que dinâmicas tem na equipa com ou sem bola. Com o passar do tempo percebemos melhor quais são as ideias do treinador adversário. Não controlamos a estratégia e o plano do adversário. Temos que estar preparados para todos os cenários. Muito do que acontece no jogo somos nós que o definimos. Temos essa obrigação por sermos uma equipa mais forte e que luta pelo campeonato.

Erros do jogo da Taça da Liga vão tornar este jogo mais simples para o FC Porto? Não direi mais simples, mas é importante perceber aquilo que não se fez e o que é necessário para se ganhar os jogos. Acho que houve muita coisa que não correu bem nesse jogo, e não estou a falar do empenho ou do querer. Ter vontade e empenho é uma coisa, depois fazer as coisas para que isso aconteça é outra. Não é por esse jogo que vou deixar de acreditar na ambição e determinação que o grupo tem em todos os treinos e jogos. O jogo vai ser diferente do da Taça da Liga. Queremos encaminhar o jogo para momentos em que achamos que somos muito fortes e criamos dificuldades aos adversários.

Santa Clara com perfil idêntico ao da Taça da Liga? A deslocação ao Santa Clara é sempre difícil. De qualquer das maneiras, é uma equipa que se organiza defensivamente com qualidade até porque o espaço que ocupam é mais baixo do que o habitual noutros jogos. Fica mais fácil defender. Tivemos algumas ocasiões, algumas delas bem claras, para fazer golos. Cabe-nos a nós fazer mais do que aquilo que fizemos nesse jogo. Sermos mais eficazes no momento de definir e concluir as jogadas e estarmos mais concentrados a nível defensivo. Se for assim, como mais ou menos dificuldade vamos buscar os três pontos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório