Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Este jogo da Irlanda é mesmo uma final. Temos de a ganhar"

Selecionador nacional divulgou os convocados para os jogos contra a República da Irlanda e Sérvia.

"Este jogo da Irlanda é mesmo uma final. Temos de a ganhar"
Notícias ao Minuto

12:50 - 04/11/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Fernando Santos

Fernando Santos, selecionador português, divulgou esta quinta-feira os eleitos da equipa das quinas para os jogos com a República da Irlanda e Sérvia, nos quais se destacam os regressos de João Félix e Renato Sanches.

Em declarações aos jornalistas após o anúncio dos 26 convocados, o selecionador nacional destacou a importância de vencer o jogo na Irlanda, sem olhar para o duelo com a Sérvia no Estádio da Luz.

O selecionador nacional deixou ainda elogios a Bernardo Silva, e explicou os regressos de João Félix e Bernardo Silva.

Confira o essencial das declarações de Fernando Santos:

O que espera do regresso de Renato Sanches: Deixar jogadores de fora que têm correspondido muito bem. Ficaram vários jogadores de fora que têm correspondido bem. O Pote, o Trincão, o Gonçalo Guedes, o Ricardo Horta, que faz sempre parte da nossa lista alargada. São vários jogadores que podiam ser convocados, mas tenho de fazer uma opção. O Renato é um dos que veio e tem características muito especiais. Não há muitos jogadores com estas características, quase única, que empresta ao jogo determinadas coisas que outros jogadores emprestam mas de forma diferente. Este empresta segundo a matriz dele, a irreverência, um pouco selvagem no bom sentido... Nestes dois jogos isso pode ter alguma importância.

Melhor Bernardo Silva desde que é selecionador: O melhor Bernardo até deve ter aparecido com 19 ou 20 anos. Já na formação toda a gente reconhecia um talento extraordinário. Há dois anos todos achávamos que poderia ganhar a Bola de Ouro, ou que era um fortíssimo candidato. O Bernardo é Bernardo. É dos jogadores que toda a gente gosta de ter pela sua capacidade de jogo em todas as vertentes do jogo. Nos melhores índices físicos, é um jogador com um talento que nem sequer é discutível.

Setor do meio campo com ginástica maior: Tenho cinco laterais. Não tenho o Raphael por lesão, mas tenho vários laterais. Tenho muitos alas e não posso utilizar todos. No meio-campo temos a felicidade de ter muitos bons jogadores, o Otávio e o Sérgio Oliveira ficaram de fora, como outros poderiam ter ficado. Já referi que o Danilo é um jogador com muita qualidade e pode perfeitamente fazer dois lugares. Médio, na minha opinião, mas dá-me garantias se jogar como central. Tem-no provado, assim no PSG.

Vingança à Sérvia? Tenho de pensar no jogo com a Irlanda. Respondo a essas perguntas todas após esse jogo. Agora deixem-me pensar no jogo com a Irlanda e não distraiam os jogadores daquele que será um jogo fundamental. Já andamos a falar nisso há bastante tempo. Temos o jogo da Irlanda. Falar do jogo da Sérvia não nos traz qualquer benefício.

Jogadores sobrecarregados: Não de preocupação, mas de análise. Temos de ver o jogo em si e o que esperamos dos adversários. Se vamos preocupados, não vamos resolver essas coisas bem. Temos de pensar, discutir os assuntos, olhando para o que são os adversários. Em termos base, jogam mais ou menos com o mesmo perfil, com três centrais, mas não é a mesma coisa. Uns jogam em 3x4x1x2, outros em 3x4x2x1. Depois as próprias características dos adversários, momentos do jogo e características dos jogadores. A Irlanda é uma equipa aguerrida, forte com o seu público e com estádio cheio. O Irlanda-Sérvia foi muito isso. Em Portugal, mostrou que trabalha muito. Espaço aéreo, mas também em transições ou ataque rápido. Apoiada pelo seu público é uma equipa que ganha bastante ânimo. É bom para nós que esses nossos jogadores tenham essa competitividade, têm capacidade de responder bem em qualquer circunstância, independentemente das características do jogo. Estou absolutamente convicto que temos todas as condições para ultrapassar estas duas finais".

Tranquilidade por haver margem de erro? Não tenho margem de erro. Basta olhar para os resultados e ver que a margem de erro não existe. Há que ganhar na Irlanda e depois aqui com a Sérvia. O que me deixa tranquilo é os jogadores que convoquei. Tenho um leque de jogadores que vão responder bem nestas duas finais. O resto não me dá segurança nenhuma. Temos de enfrentar os jogos da mesma forma que fizemos.

Vai pensar jogo a jogo? Daqui a pouco tempo tenho o jogo com a Irlanda. Já disse que Portugal tinha quatro finais. Quando jogámos com a Irlanda cá, disse que tínhamos cinco finais e que queria vencer esses jogos para estar no Mundial. Temos mais duas finais e o que temos de fazer é vencer estas duas finais para o objetivo que temos, que é estar no Campeonato do Mundo. Tenho uma final na quinta-feira. Vamos jogar da forma como entendemos que é melhor frente à Irlanda e depois jogaremos outra final. Este jogo da Irlanda é mesmo uma final. Temos de ganhar.

26 jogadores chamados. Gestão física ou atletas em risco de exclusão? Espero que não haja nenhuma baixa para o jogo com o Sérvia. Se a questão que estão a colocar tem a ver com amarelos, sim temos de ponderar porque temos jogadores em risco com cartões amarelos e espero que nada aconteça e acredito que não irá acontecer. É natural que olhando para estes fatores tenha convocado 26 em vez de 25 jogadores.

Regressos de João Félix e Renato Sanches: O que é importante é quem foi convocado e não o porque ou não ter sido. Isso não vai levar a lado nenhum. Eu percebo isso, é sempre uma discussão académica. Tenho um lote de 30 e tal jogadores que estão sempre equacionados e perante os adversários e aquilo que penso ser necessário escolhemos aqueles que são os melhores para esta jornada. Não tem nada a ver com desvalorizar aqueles que não vieram ou vêm agora.

João Félix entra e saí da seleção: Jogadores que estão lesionados não podem ser convocados. Nas últimas duas convocatórias não tinha condições para ser convocado. Podia ser porque felizmente temos um lote alargado de jogadores que nos permite escolher aqueles que são os melhores para responder ao que vem a seguir. Os jogadores que estão lesionados são uma condicionante porque não podem ser chamados.

Leia Também: João Félix e Renato Sanches regressam aos eleitos de Fernando Santos

Convocados:

Guarda-redes: Antony Lopes, Diogo Costa e Rui Patrício.

Defesas: João Cancelo, Nélson Semedo, Dalot, Pepe, Rúben Dias, José Fonte e Nuno Mendes.

Médios: Palhinha, Rúben Neves, Danilo, Matheus Nunes, William Carvalho, Bruno Fernandes, João Mário, Renato Sanches e João Moutinho.

Avançados: Bernardo Silva, Rafa Silva, João Félix, André Silva, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota e Rafael Leão.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório