Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Benfica esbarra na Linha e despede-se da liderança

Rosier marcou, à beira do apito final, o golo que valeu um ponto ao Estoril… e a liderança ao FC Porto.

Benfica esbarra na Linha e despede-se da liderança

O Benfica despediu-se, ao início da noite deste sábado, da liderança do campeonato português, uma vez que não conseguiu ir além de um empate a uma bola no estádio António Coimbra da Mota, diante do Estoril.

Lucas Veríssimo marcou logo a abrir… e Loreintz Rosier marcou à beira do apito para o final, impondo, desta maneira, a segunda igualdade consecutiva aos encarnados, após o resultado verificado em Guimarães, a meio da semana, para a Taça da Liga.

Um início inesquecível…

O Benfica teve um arranque de jogo de sonho na Amoreira, e, ao fim de apenas dois minutos já estava em vantagem. João Mário cobrou um pontapé de canto do lado esquerdo do ataque e Lucas Veríssimo foi às alturas cabecear para o fundo das redes.

Eficácia máxima do conjunto encarnado, que, desde então, esteve no comando do jogo, mas nunca no domínio total, permitindo aos homens de Bruno Pinheiro trocar a bola com alguma tranquilidade e ganhar confiança.

A equipa da Linha ensaiou algumas boas jogadas, mas, com exceção de um remate cruzado de André Clóvis, que saiu ao lado da baliza à guarda de Odysseas Vlachodimos, nunca conseguiu criar reais lances de perigo.

As águias, por sua vez, não tiveram grande dificuldade em quebrar as primeiras linhas de pressão do adversário. Remates não faltaram - foram nove só na primeira parte - mas nenhum colocou dificuldades a Dani Figueira.

… e um final para esquecer

No segundo tempo, o ritmo baixou consideravelmente, e, pese embora uma boa entrada do Estoril - que ‘assustou’ Odysseas Vlachodimos na marcação de um livre - o jogo rapidamente regressou para as mãos do Benfica.

As diversas alterações e as constantes interrupções de jogo não ajudaram à falta de intensidade, pelo que o que o tempo se foi esgotando sem que os encarnados conseguissem 'matar' as dúvidas... para felicidade dos homens da casa.

Já em cima do apito final, Loreintz Rosier, tal como já o tinha feito Lucas Veríssimo, cabeceou para o fundo das redes. No entanto, o lance promete dar que falar, uma vez que foi precedido de um lançamento erradamente atribuído aos canarinhos, uma vez que Pizzi não tocou na bola.

Feitas as contas, o Benfica passa, agora, a somar 25 pontos, pelo que cai para a segunda posição da I Liga, com um ponto de desvantagem para o FC Porto, que, horas antes, bateu o Boavista. Já o Estoril, é quarto classificado, com 19 pontos.

Momento do jogo: O Benfica entrou bem, mas, ao invés de procurar 'matar' o jogo, foi deixando o tempo correr, e o Estoril foi ganhando confiança, acabando por conseguir conquistar um ponto graças ao golo de Loreintz Rosier à beira do apito final.

Acompanhamento

90' - Apito final na Amoreira. O Benfica não vai além de um empate a uma bola diante do Estoril e diz 'adeus' à liderança da I Liga.

90' - GOOOOOOLOOOOO do Estoril! Rosier, de cabeça (tal como Lucas Veríssimo), marcou e repôs a igualdade no marcador.

87' - Polémica na grande área do Benfica! Chiquinho cai após lance dividido com Meité e pede grande penalidade, mas João Pinheiro nada assinala.

84' - Hora de ambos os treinadores mexerem. Jorge Jesus lança Pizzi e Meité para o lugar de João Mário e Rafa. Já Bruno Pinheiro, retira Arthur para fazer entrar António Xavier.

75' - Mais um cartão amarelo. É para Lucas Veríssimo, por falta sobre o recém-entrado Chiquinho.

70' - Bruno Pinheiro muda três de uma vez. Entram Francisco Geraldes, Leonardo Ruiz e Chiquinho, saem Clóvis, Bruno Lourenço e João Gamboa.

65' - Lucas Veríssimo quer o bis! O defesa-central combinou com Rafa e forte, mas para as mãos de Dani Figueira.

56' - Jorge Jesus volta a mexer. Entram Diogo Gonçalves e Éverton, saem Darwin Núñez e Nemanja Radonjic.

55' - E lá vai mais um. Nemanja Radonjic travou Bruno Lourenço em falta e viu o amarelo.

54' - Mais um cartão amarelo. É para Lucas Áfrico, que fez uma autêntica 'placagem' a Rafa.

52' - Responde o Estoril! Lucas Áfrico, na cobrança de um pontapé livre muito longe da baliza, atirou para uma defesa apertada de Odysseas Vlachodimos.

50' - Corte 'miraculoso' de Lucas Áfrico! Grimaldo cruzou rasteiro e Darwin Núñez, à boca da baliza, já se preparava para desviar para o golo, mas o defesa canarinho apareceu na altura certa para impedir mais 'estragos'.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Gonçalo Ramos entra para o lugar de Roman Yaremchuk e arranca a segunda parte do Estoril-Benfica.

45' - João Pinheiro dá por terminada a primeira parte. O Benfica vai vencendo o Estoril, por 1-0, graças ao golo 'madrugador' de Lucas Veríssimo.

45+1' - Rafa volta a tentar a sorte. No entanto, o remate não acertou no alvo.

42' - Eis o primeiro cartão amarelo da noite. É para Bruno Lourenço, por falta sobre Darwin Núñez.

39' - Mais um remate do Estoril. Joãozinho recebeu a bola à entrada da grande área e tentou a sorte, mas não causou problemas a Odysseas Vlachodimos.

30' - Mais uma jogada estudada por parte dos encarnados. João Mário, na marcação de um pontapé de canto, deixou a bola em Julian Weigl, que, no entanto, atirou muito por cima.

21' - O Benfica não desiste de tentar ampliar a vantagem. Rafa 'galgou' metros e, à entrada da grande área, atirou forte, mas à figura de Dani Figueira.

14' - Esteve à vista o segundo golo dos encarnados! Darwin Núñez cruzou para o coração da grande área, onde apareceu... João Gamboa, que por pouco não desviou para a própria baliza.

11' - Susto para o Benfica! Clóvis foi às alturas e cabeceou a centímetros da baliza. No entanto, o lance foi anulado por posição irregular.

8' - Está bom o jogo, na Amoreira! Agora, foi a vez de Julian Weigl ensaiar um remate colocado após jogada estudada do ataque do Benfica. No entanto, Dani Figueira encaixou a bola sem grande dificuldade.

7' - Responde o Estoril! Clóvis enfrenta Grimaldo e remata cruzado. No entanto, Vlachodimos não teve de se aplicar, já que a bola saiu pela linha de fundo.

Foi assim que o Benfica quebrou o nulo na Amoreira

2' - GOOOOOOLOOOO do Benfica! Após pontapé de canto cobrado por João Mário a partir da ala esquerda do ataque, Lucas Veríssimo cabeceia para o fundo das redes. A defesa do Estoril pediu falta do central brasileiro, mas João Pinheiro nada assinalou.

0' - João Pinheiro faz soar o apito inicial. Já se joga o Estoril-Benfica.

Equipas iniciais

ONZE DO ESTORIL: Dani Figueira; Carles Soria, Ferraresi, Lucas Áfrico, Joãzinho; Gamboa, Rosier, Bruno Lourenço, Arthur; André Franco e Clóvis.

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Otamendi, Lucas Veríssimo, Vertonghen; Weigl, João Mário, Grimaldo, Radonjić; Rafa, Darwin e Yaremchuk. 

Antevisão

O Benfica visita, este sábado, o Estoril num jogo da 10.ª jornada da I Liga que promete captar todas as atenções. Os encarnados entram em campo já depois do embate entre FC Porto e Boavista e pela frente terão a equipa sensação desta temporada: o Estoril. 

O Benfica, refira-se, protagoniza um momento de menor fulgor na temporada e visita já na terça-feira o todo-poderoso Bayern Munique, numa altura em que o cerco à liderança do campeonato fica cada vez mais apertado. 

O pontapé de saída está agendado para as 19 horas e João Pinheiro será o árbitro da partida.

Leia Também: Vlachodimos e Gedson de volta aos convocados de Jorge Jesus

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório