Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Rafa Silva salva Benfica em Vizela e agarra liderança

Golo aos 90'+7 garante continuidade das águias no primeiro lugar do campeonato numa tarde de muito sofrimento. Sporting e FC Porto mantêm-se à distância de um ponto.

Rafa Silva salva Benfica em Vizela e agarra liderança
Notícias ao Minuto

20:02 - 24/10/21 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

O Benfica sofreu mas venceu, este domingo, o Vizela (1-0) em jogo da 9.ª jornada da I Liga. Pressionado pelos rivais a vencer para não perder a liderança, o conjunto orientado por Jorge Jesus apenas garantiu o triunfo ao cair do pano com um golo de Rafa Silva.

O empate já parecia ser o resultado final, mas eis que uma jogada a alta velocidade, já em período de descontos, valeu a conquista de três preciosos pontos e a continuidade no primeiro lugar do campeonato com mais um ponto do que os rivais Sporting e FC Porto (23).

Filme do jogo 

A primeira parte contou com um Vizela atrevido e um Benfica com evidente desgaste físico. Jorge Jesus apenas mudou um jogador face ao onze que defrontou o Bayern Munique - Diogo Gonçalves rendeu o lesionado Diogo Gonçalves - e as águias tiveram muitas dificuldades em quebrar a boa organização defensiva da equipa da casa. 

Na outra grande área não faltava trabalho a Odysseas e o guardião grego teve de se aplicar por algumas vezes para impedir uma surpresa.O intervalo chegava e era sem surpresa que o nulo continuava a ser uma realidade. 

Na segunda parte o Benfica aparecia mais disposto fisicamente e a explorar mais as alas através da velocidade de Diogo Gonçalves. O Vizela, porém, mantinha-se coeso e fiel na hora de defender e ia conseguindo dar conta de todas as 'encomendas' que chegavam à grande área. 

Jorge Jesus não gostava do que via, gritava para dentro de campo e aos 70 minutos decidia lançar três jogos de uma assentada. Radonjić, Gonçalo Ramos e Everton saltavam para dentro de campo em busca da vitória. Mais tarde, Pizzi e Taarabt também saltariam para jogo. 

Foi precisamente o sérvio quem deu início à jogada do único golo da tarde em Vizela. Radonjić passou por dois adversários, abriu caminho para Pizzi que, na direita, cruzou com conta peso e medida para Rafa marcar e quebrar o nulo no último minuto do tempo de descontos. 

Momento do jogo: O golo de Rafa Silva vale uma importante vitória ao Benfica e um balão de oxigénio aos jogadores encarnados. Um empate significaria a perda da liderança e tal cenário poderia trazer uma grande quebra de confiança no conjunto encarnado. São estes golos que podem, no fim de contas, decidir campeonatos. 

Relato em direto 

90'+8- Apito final em Vizela! O Benfica vence com um golo ao cair do pano de Rafa Silva e segura a liderança numa tarde de grande aflição para as águias! 

90'+7- GOOOLLOO!! Rafa Silva marca à beira do apito final (1-0)!! A assistência foi de Pizzi! Final de loucos em Vizela!

90'+6- Vizela pressiona as águias. 

90'- Vão jogar-se mais sete minutos. 

90'- Remate potente de Zag, vale novamente Odysseas!

84'- Dupla alteração no Benfica: Saem Darwin e João Mário, entram Pizzi e Taarabt. 

82'- Golo anulado a Rafa Silva! O internacional português mete a bola no fundo das redes, mas estava em posição irregular. 

79'- Alteração no Vizela: Sai Claudemir, entra Zag. 

76'- Jogo interrompido para assistência a Claudemir. 

70'- Tripla alteração no Benfica: Saem Diogo Gonçalves, Yaremchuk e Grimaldo, entram Radonjić, Gonçalo Ramos e Everton. 

68'- Cartão amarelo para Lucas Veríssimo (Benfica). 

65'- Substituição no Vizela: Sai Schettine, entra Kiko Bondoso. 

64'- Jogo interrompido para assistência a Schettine. 

63'- Quase o golo do Vizela! Que perigo! Nuno Moreira tinha tudo para visar a baliza, mas acertou em cheio em Lucas Veríssimo. 

58'- Cartão amarelo para Kiki Afonso (Vizela). 

58'- Grimaldo desperdiça uma boa oportunidade de golo. 

55'- Corte providencial de Otamenti! O cruzamento de Igor Julião quase encontrava Samu. 

52'- Charles outra vez! Darwin atira de cabeça, mas o guarda-redes do Vizela estava atento! 

49'- Charles assina boa defesa e impede cruzamento de Diogo Gonçalves!

46'- Recomeça a partida em Vizela! Já se joga a segunda parte!

Resumo estatístico da 1.ª parte: Benfica com clara vantagem na posse de bola (65%-35%), mas o FC Vizela foi + rematador: os vizelenses fizeram 7 remates (3 enquadrados) contra 3 dos encarnados (apenas um à baliza) pic.twitter.com/hS1SCGXeUA

INTERVALO

45'+4- Acaba a primeira parte! Intervalo em Vizela! O Benfica terá de fazer muito mais no segundo tempo se quiser sair de Vizela com uma vitória...

45+1'- Jogo interrompido para assistência médica a Charles. 

45'- Vai jogar-se mais um minuto. 

44'- Cartão amarelo para Aidara (Vizela). 

41'- Cartão amarelo para Alex Mendez (Vizela). 

40'- Odysseas voa para defender o remate de Alex Mendez! Mais uma defesa para o guarda-redes do Benfica...

37'- Jogo interrompido para assistência médica a Samu. O jogador parece recuperado. 

36'- Ivanildo Fernandes afasta o perigo! Cruzamento rasteiro de Grimaldo, mas o defesa do Vizela impede que a bola chegue a Yaremchuk. 

33'- Yaremchuk atira, de cabeça, ao lado! 

31'- Que defesa de Charles! Grande remate de Diogo Gonçalves, mas o guardião brasileiro negou o golo com uma enorme defesa! 

24'- Outra vez Samu, outra vez Odysseas! Remate à meia volta, mas o guardião grego defendeu a dois tempos!

17'- Odysseas! O guardião grego não se deixa intimidar e chega à bola primeiro do que Samu. 

14'- Afasta Grimaldo! Que perigo! Kiki cruza, Schettine desvia, mas o lateral espanhol estava atento e despacha a bola da zona de perigo. 

11'- Odysseas nega o golo a Samu! Que perigo! O Vizela esteve muito perto de abrir as contas! 

10'- Que desperdício de Darwin! O avançado uruguaio tinha tudo para marcar, mas não conseguiu fintar Charles e finalizar a jogada. 

9'- Mendez acerta em cheio... na barreira. 

8'- Rafa derruba Marcos Paulo em zona perigosa e é livre para o Vizela. 

7'- Corte crucial de Vertonghen a negar que Schettine se isolasse na cara de Odysseas. 

3'- Grimaldo aparece em boa posição, mas Darwin perde demasiado tempo e deixa-se antecipar. 

1'- Rola a bola! Já se joga o Vizela-Benfica! 

Pré-jogo 

17h58: Equipas no relvado! O apito inicial está quase aí! Casa cheia em Vizela!

17h55: Tudo pronto em Vizela! Está prestes a arrancar o jogo! 

17h00: Já há onzes em Vizela! Jorge Jesus mexe e lança Diogo Gonçalves para o lugar do lesionado André Almeida! Do lado da equipa da casa, nota para as várias alterações operadas por Álvaro Pacheco. 

ONZE DO VIZELA: Charles; Igor Julião, Ivanildo Fernandes, Aidara, Kiki; Claudemir, Marcos Paulo, Mendez; Nuno Moreira, Samu e Schettine. 

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Lucas Veríssimo, Otamendi, Vertonghen; Grimaldo, Weigl, João Mário, Diogo Gonçalves; Rafa, Darwin e Yaremchuk. 

Antevisão

O Benfica visita, este domingo, o Vizela em jogo da 9.ª jornada da I Liga. Os encarnados estão em plena ressaca europeia, depois de serem goleados pelo Bayern Munique, e precisam de regressar às vitórias no campeonato, uma vez que na última ronda averbaram uma surpreendente derrota na receção ao Portimonense. 

Além disso, o Benfica também já viu os rivais FC Porto e Sporting vencerem os respetivos duelos nesta 9.ª jornada e só uma vitória devolverá a liderança na tabela classificativa. 

Não faltam, por isso, razões mais do que suficientes para acompanhar, em direto e ao pormenor, este duelo entre Vizela e Benfica no Desporto ao Minuto. O pontapé de saída estáa agendado para as 18 horas. 

Leia Também: Atenção, Benfica: Bayern não larga rolo compressor e faz mais uma vítima

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório