Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

'D. Sebastián' no nevoeiro do desperdício: Notas do Sporting-Moreirense

Coates voltou a dizer 'presente' e valeu aos leões três preciosos pontos, numa noite em que Paulinho voltou a ser destaque... pela negativa.

'D. Sebastián' no nevoeiro do desperdício: Notas do Sporting-Moreirense
Notícias ao Minuto

08:00 - 24/10/21 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

O Sporting voltou a demonstrar que mudar o 'chip' não é, de todo, um problema, e, pela terceira vez consecutiva, reagiu a uma jornada de Liga dos Campeões com um triunfo. Desta feita, a 'vítima' foi o Moreirense, que os leões derrotaram, por 1-0, em Alvalade.

Os cónegos assinaram uma boa primeira parte, em muito graças às boas investidas de Abdu Conté e Rodrigo Conceição nas alas esquerda e direita, respetivamente, mas, assim que os leões conseguiram anular essas investidas às profundidade, acabaram por ser uma 'presa' relativamente simples.

Sebastián Coates, que já tinha sido fundamental ao bisar no triunfo sobre o Besiktas, a meio da semana, assinou, aos 16 minutos, o primeiro e único golo da noite, respondendo, de cabeça, a um cruzamento 'teleguiado' de Pablo Sarabia, na marcação de um pontapé de canto.

Os homens de Rúben Amorim tiveram oportunidades de sobra para construir uma vantagem mais confortável, mas viram Paulinho mostrar-se, uma vez mais, em 'noite não', pelo que deixaram o resultado em aberto até ao apito final.

Os campeões nacionais em título foram gerindo, sem grande dificuldade, o resultado até ao apito final, selando, desta maneira, uma vitória que os deixa, provisoriamente, na liderança da I Liga, com os mesmos 23 pontos do FC Porto, e mais um do Benfica, que ainda irá defrontar o Vizela.

O Moreirense, por sua vez, permanece com sete pontos ao cabo de nove jornadas, o que o deixa na 13.ª posição da tabela, em igualdade pontual com o Marítimo, que, na véspera, saiu derrotado da visita ao Vitória SC, por 1-2.

Figura

Começa a ser complicado encontrar palavras para descrever a dimensão da importância que Sebastián Coates assume neste Sporting. O capitão deu o exemplo, ao marcar o golo da vitória, mas foi também o elemento mais sóbrio quando o Moreirense procurou surpreender.

Surpresa

Aos 21 anos, Rodrigo Conceição foi, pela primeira vez, titular na I Liga, e deixou um belo 'cartão de visita'. Na primeira parte, foi o elemento mais perigoso do Moreirense, com constantes investidas na ala direita. Podia, inclusive, ter marcado, mas não acertou na bola a passe de Pires.

Desilusão

É sempre inglório atribuir esta distinção a Paulinho, mas a verdade é que é cada vez mais complicado justificar que um jogador que exigiu tamanho investimento por parte dos leões falhe tanto. O avançado fez tudo bem sem bola, mas desperdiçou três 'golos cantados', deixando a equipa exposta a sofrer o empate a qualquer momento.

Treinadores

Rúben Amorim: Uma equipa com Daniel Bragança, Pablo Sarabia e Pedro Gonçalves arrisca-se sempre a ter outro 'perfume', e foi precisamente isso que sucedeu, em Alvalade. Este trio fez o jogo ofensivo do Sporting fluir com toda uma outra naturalidade, numa vitória que só merece contestação por quão 'magra' foi.

João Henriques: O Moreirense foi a casa do campeão nacional tentar impor o seu jogo, e, nos primeiros instantes, conseguiu mesmo fazê-lo, com lançamentos constantes nas costas de Pedro Porro e Nuno Santos, que Abdu Conté e Rodrigo Conceição fizeram questão de aproveitar. No entanto, assim que esta 'arma' foi anulada, os cónegos 'desapareceram'.

Árbitro

Uma exibição algo inconstante de Vítor Ferreira, que tão depressa procurava deixar jogar como assinalava falta por toques ligeiros. O critério disciplinar também deixou dúvidas, deixando a sensação de que, por mais de uma vez, só 'sacou' do cartão amarelo a pedido dos jogadores de uma e outra equipa.

Leia Também: "Paulinho é o jogador que está menos satisfeito com os golos que falha"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório