A APAF (Associação Portuguesa dos Árbitros de Futebol) fez uma participação de Sérgio Conceição ao Conselho de Disciplina da FPF. A informação foi confirmada por Luciano Gonçalves, líder da APAF, à Rádio Renascença.
Em causa estão as declarações do treinador do FC Porto na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Tondela, realizada esta sexta-feira, e nas quais criticou o árbitro Tiago Martins, VAR do FC Porto-Paços de Ferreira, por o juiz não ter revertido a decisão do árbitro Manuel Mota, que expulsou Taremi por simulação na área pacense.
"Vejo o Taremi como um jogador super honesto, com a profissão, com os colegas, com os adversários, com os árbitros. Acho que em todos os jogos pede desculpas aos adversários e aos árbitros. É um jogador extremamente honesto. A imagem que criaram dele é de má-fé. Mas pior do que isso é ir toda a gente atrás, como alguns animais, vai toda a gente atrás. Mas aquilo que me espanta, não só desse lance, é que o árbitro pode até ser induzido em erro, pela visão que tem do lance naquele momento, ter algumas dúvidas e não assinalar, sente-se confortável porque tem câmaras e gente para alertar, numa situação que é penálti claríssimo. Das duas uma, ou não tem competência ou precisa de ir ao oculista. Na minha opinião. Aqui é um lance claro, como já aconteceu noutros lances. Temos a facilidade de colar rótulos e selos nas pessoas e depois é difícil tirar. E mais grave é ir atrás e não ir em conformidade com o lance e as nossas convicções. Taremi é um jogador extremamente honesto. No geral, do que eu conheço, já trabalho com ele há algum tempo, diariamente, porque aqui um dia parecem vários e passamos muito tempo aqui, o Taremi é um colega extremamente positivo, honesto, sincero e é um adversário também com as mesmas características. Há rótulos e selos que são colados às pessoas de uma forma que não é merecida e aqui é o caso", afirmou Sérgio Conceição, na antevisão desta sexta-feira.
Luciano Gonçalves, presidente da APAF, fala num processo normal em situações "que passem aquilo que achamos que é o razoável", sublinhando que as declarações de Sérgio Conceição "não são nada de novo” e apenas “surpreendem no timing".
“Existem discursos que não melhoram em nada a credibilidade do futebol e nós entendemos que este faz parte desse grupo de comentários desnecessários. Infelizmente já é o normal começarmos com este tipo de comportamentos ou insinuações. Nós não podemos fazer nada, quem pode é o Conselho de Disciplina e espero que o façam", afirmou Luciano Gonçalves, em declarações à Rádio Renascença.
Leia Também: Francisco J. Marques pede "respeito" por Sérgio Conceição