Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"Num clube grande, temos sempre de estar de olho aberto"

Rúben Amorim avisa que ninguém sabe "que jogo pode fazer falta no fim do campeonato".

"Num clube grande, temos sempre de estar de olho aberto"
Notícias ao Minuto

18:49 - 22/10/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

Rúben Amorim alertou, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, para a necessidade de o Sporting prestar atenção ao encontro com o Moreirense, pese embora a categórica vitória conquistada diante do Besiktas, por 4-1. O treinador dos leões abordou, ainda, a importância de Pedro Gonçalves, e recusou confirmar a chegada de Isshaku, em janeiro.

Isshaku a caminho do Sporting: Não faço apresentações de jogadores. E ainda falta tanto para o mercado... O objetivo é ganhar ao Moreirense. Quem trata do mercado é o Viana e a direção. Portanto, o foco está no Moreirense.

Moreirense com dois ou três centrais: Depende daquilo que acontecer no jogo e da inspiração dos jogadores. Os nossos jogadores já sabem jogar contra equipas em 3x4x3, 4x3x3, 4x4x2... Estão muito habituados. Há equipas que variam o sistema para jogar contra vários adversários, o que nós fazemos é trabalhar o sistema para jogar contra vários sistemas. A equipa tem-se preparados bem. Vamos crescendo com isso e vamos fazendo nuances. Os jogadores estão preparados e o que interessa é a inspiração dele e a forma como abordam os encontros.

Feddal pode abdicar da CAN: Janeiro é muito longo. O objetivo é estar cá em janeiro. O futebol muda de um momento para o outro, portanto o primeiro objetivo é esse. Não costumo falar sobre isso com os jogadores. Se ele tiver de ir à seleção, vai. Nós temos muitas opções, temos jogadores na equipa B caso haja algum problema. Contamos com o Feddal. Se tiver de ir à seleção, vai. Temos Inácio, Matheus Reis, Marsà... Podem fazer essa posição de central do lado esquerdo, pelo que estamos salvaguardados. Não pensamos no mercado. O objetivo é vencer o próximo jogo.

Muitas alterações na ala esquerda: O Vinagre já recuperou confiança, fez um excelente jogo contra o Belenenses. Vamos variando consoante o adversário e o jogo. O próximo jogo é sempre o mais importante, mas temos de fazer uma gestão muito em conta o adversário e aquilo que queremos para o jogo. O jogador que jogava naquela posição era o Nuno Mendes, que, na minha opinião, era muito completo. Agora, dividimos um bocado o Nuno Mendes em vários jogadores. O Vinagre está a construir-se, mas está muito bem. O Matheus Reis sempre foi defesa-esquerdo. O Nuno Santos, é quando queremos um extremo lá. De acordo com cada jogo, vamos escolher a melhor opção.

Equipa dependente de Pedro Gonçalves: Não ganhámos os dois primeiros jogos da Liga dos Campeões, que foram difíceis, e um jogador não faz uma equipa. A mudança que houve deste jogo para outros não foi só o Pote. Como sempre dissemos, é um jogador muito importante, que tem um passado como médio, mas, no ano passado, fez de avançado. Ele consegue ser rápido, bom com bola, dá várias soluções. Foi importante nas bolas paradas. É um jogador de muita qualidade, mas não me parece que o Sporting esteja dependente do Pote. O que aconteceu neste jogo foi que toda a gente melhorou o nível. O próprio Palhinha fez um jogo melhor, e, quando todos estão melhor, a equipa melhora.

Moreirense: É uma equipa bem trabalhada, que não tem responsabilidade neste jogo. Como o seu treinador disse, vem jogando com equipas fortes do campeonato. Pode jogar em 3x4x3 e igualar o nosso sistema, mas também já jogou em 4x3x3. É uma equipa que não sabemos ao certo como se vai apresentar. Mas o nosso é muito na nossa equipa. Agora, uma equipa bem trabalhada, com bons jogadores e, principalmente, rápidos na frente, não havendo pressão, isso liberta. Todos os pontos que levarem de Alvalade é sempre um bónus para o seu campeonato. Temos de estar preparados para isso. Vimos de uma vitória na Liga dos Campeões, e temos de mudar o chip, estando preparados para as transições do Moreirense e para o jogo de bola parada. Trabalhámos para isso e estamos precavidos.

Calendário congestionado: Não sabemos que jogo pode fazer falta no fim do campeonato. Temos de ver pelo lado positivo. Não temos viagens, e isso ajuda. Vamos ter o estádio com muita gente. São fatores positivos nesta fase, e vamos definir algumas competições. Temos o jogo da Taça da Liga, que temos de vencer. Temos o campeonato onde, perdendo pontos, torna-se sempre mais difícil. Vamos ter jogos em casa que vão definir as competições. É olhar para o lado positivo de não haver viagens, de ter público. São decisivos. Num clube grande, temos de estar sempre de olho aberto, porque todas as fases são importantes.

Equipa confiante após bons resultados: É ter a mesma atitude que tivemos quando perdemos. Quando tivemos derrotas pesadas, mantivemos a mesma crença na forma como trabalhamos. É fazer o mesmo, sabendo que é perigoso. Os jogadores estão muito confiantes, todos demonstraram que querem ser opção. Estamos a recuperar vários jogadores. Vejo um bom jogo em perspetiva, e temos muita coisa a melhorar. Não foi um jogo perfeito. Os jogadores estão todos preparados. Temos um jogo importante para manter a nossa caminhada. 

Antevisão

Após a categórica vitória conquistada da Liga dos Campeões, diante do Besiktas, por 4-1, o Sporting regressa, já este sábado, à ação no campeonato português, diante do Moreirense.

Antes disso, esta sexta-feira, Rúben Amorim desloca-se à sala de imprensa do estádio de Alvalade, onde irá fazer a habitual antevisão ao encontro da nona jornada da I Liga.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 18h30 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador dos leões.

Leia Também: Técnico do Moreirense recusa remeter-se à defesa frente ao Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório