Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Portugal-Luxemburgo: CR7 para contrariar história de Eusébio e Figo

Equipa das quinas destrona Sérvia na liderança do Grupo A em caso de vitória. Outro resultado complica apuramento direto. Tudo ou nada para luxemburgueses.

Portugal-Luxemburgo: CR7 para contrariar história de Eusébio e Figo
Notícias ao Minuto

08:00 - 12/10/21 por Miguel Araújo

Desporto Antevisão

É preciso recuar sessenta anos, mais concretamente a 8 de outubro de 1961, para descortinar a única derrota portuguesa ante uma seleção luxemburguesa que, pese embora o diferencial qualitativo, foi lesta o suficiente para destronar um futuro rei de seu nome Eusébio em noite de estreia com a camisola das quinas, numa partida em que Ady Schmidt apontou três dos quatro golos com que bateram Portugal, por 4-2, na cidade do Luxemburgo.

De lá para cá, apenas por uma ocasião (1991) a seleção nacional não saiu vitoriosa em 14 duelos: 1-1, num encontro em que, qual destino, promoveu a estreia de nada menos que Luís Figo e João Vieira Pinto pela equipa principal de Portugal, 30 anos volvidos desde o Pantera Negra.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e mudam-se os craques: de recorde em recorde, Cristiano Ronaldo lidera agora uma seleção de olhos postos na qualificação direta para o Mundial'2022.

Atual segundo classificado no Grupo A da qualificação europeia, Portugal parte para esta antepenúltima jornada a um ponto da Sérvia que soma, no entanto, mais uma partida. Quer isto dizer que, em caso de triunfo, a formação orientada por Fernando Santos subirá à liderança isolada e partirá para o duplo confronto final, em novembro, numa posição teoricamente mais confortável.

Também para o Luxemburgo a partida reveste-se de especial importância, mais não seja por ser a derradeira hipótese deste país - em que a comunidade portuguesa continua a ser a mais numerosa - continuar a sonhar com a inédita presença na fase final de uma grande competição. 

Se Diogo Jota é praticamente carta fora do baralho nos lusos, o regresso de Gerson Rodrigues e Cristopher Pereira são os ases de um naipe luxemburguês que acalenta a esperança de inverter o rumo da história.

O apito inicial está marcado para as 19h45, no Estádio Algarve.

Treinadores em discurso direto

Fernando Santos

Diogo Jota: "Tem condições para estar no banco e poder entrar, mas não vamos correr nenhum risco."

Expetativas: "Espero um jogo de grau elevado de dificuldade por aquilo que visionei do jogo deles com a Sérvia".

Adversário ofensivo: Se estivermos equilibrados estaremos mais perto de vencer, mas não espero uma equipa do Luxemburgo remetida atrás".

Luc Holtz

O jogo mais difícil: "É o jogo mais difícil deste grupo, mas vamos tentar confirmar a boa prestação que tivemos com a Sérvia. Temos consciência do que conseguimos fazer, mas também sabemos a qualidade que eles têm".

Surpresas no futebol: "Ainda bem que há surpresas no futebol. Há algumas semanas, um jogador meu ajudou o seu clube a vencer o Real Madrid. Vamos tentar surpreender, mas sabemos que será difícil. De qualquer forma, não vamos entrar no jogo ansiosos nem medrosos".

Elogios a CR7: "Temos muito respeito por Cristiano Ronaldo. Mesmo com o passar dos anos, tem conseguido ser regular, o que prova que é uma desportista de enorme nível. Sabemos a qualidade que tem, é muito perigoso nos últimos 20 metros, um jogador fantástico, é muito difícil neutralizá-lo. No entanto, não tenho qualquer plano especial para pará-lo, porque há outros jogadores ao lado dele que são igualmente perigosos".

Últimos onzes

Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, José Fonte, Danilo Pereira e Nuno Mendes; Matheus Pereira, William Carvalho e João Mário; Gonçalo Guedes, Cristiano Ronaldo e André Silva

Luxemburgo: Anthony Moris; Laurent Jans, Maxime Chanot, Dirk Carlson e Mica Pinto; Olivier Thill; Marice Deville, Leandro Barreiro, Sebastien Thill e Yvandro Borges; Danel Sinani

Últimos resultados

Portugal: D-V-V-V-V

Luxemburgo: D-D-V-D-D

Ausências

Portugal: Diogo Jota.

Luxemburgo: -.

Leia Também: "Luxemburgo? É a última réstia de esperança para eles"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório