Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

As notas do Portugal-Qatar: CR7 histórico em noite marcada por estreias

Equipa das quinas conseguiu uma vitória expressiva, por números até curtos, e agora segue-se o teste a sério com o Luxemburgo. Houve estreantes a marcar, novos jogadores a ser lançados e mais um recorde de Cristiano Ronaldo.

As notas do Portugal-Qatar: CR7 histórico em noite marcada por estreias
Notícias ao Minuto

08:00 - 10/10/21 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

A seleção portuguesa venceu este sábado de forma tranquila o Qatar, por 3-0, naquela que foi a segunda vitória sobre a turma asiática em pouco mais de um mês - no início de setembro venceram, na Suíça, por 3-1.

Num jogo que já se esperava de testes e muitas estreias do lado da equipa das quinas, o ritmo não foi muito elevado, porém a vitória até se consumou por números curtos, dado que a turma lusa criou oportunidades mais do que suficientes para sair do jogo com uma vantagem ainda mais confortável.

A história começou a ser escrita ainda antes do apito inicial. Titular na partida contra a equipa do Médio Oriente, Cristiano Ronaldo tornou-se no futebolista europeu com mais partidas por uma seleção. O avançado madeirense somou a 181.ª internacionalização pelo vigente campeão da Liga das Nações, e para melhorar ainda mais este aspeto, CR7 colocou a cereja no topo do bolo ao marcar o primeiro golo de Portugal na parte final da etapa inicial.

Virando agora as agulhas para as estreias, Fernando Santos deu os primeiros minutos de jogo na seleção 'AA' a Diogo Costa, que não tinha sido utilizado em qualquer dos compromissos de setembro, Matheus Nunes, logo na sua primeira convocatória, e Rafael Leão. Pelo meio houve tempo para José Fonte também se estrear a marcar por Portugal no auge dos seus 37 anos.

E foram mesmo os estreantes que deram um outro colorido ao jogo. Matheus Nunes esteve em bom plano no primeiro tempo, e Rafael Leão teve nos pés duas oportunidades para uma noite perfeita, mas o golo nada quis com o avançado do AC Milan, que ainda assim assistiu André Silva para o terceiro e último golo desta vitória. Diogo Costa praticamente não teve trabalho ao longo dos 90 minutos, sendo quase um mero espectador em toda a partida. São já 56 os jogadores que Fernando Santos estreou desde o ano de 2014.

Mas vamos então às notas deste encontro:

Figura

Diogo Dalot ganhou, certamente, muitos pontos junto de Fernando Santos neste particular com o Qatar. Foi o jogador mais consistente de Portugal ao longo dos 90 minutos. Mostrou muita qualidade durante a primeira parte, jogando à direita, e mostrou toda a sua versatilidade ao cumprir com nota elevada a prestação do lado esquerdo da defesa no segundo tempo. Chegou até a marcar, mas o golo acabou anulado.

Surpresa

Nervos na estreia? Matheus Nunes diz-lhes que não. O médio nascido no Brasil, mas que escolheu representar Portugal, foi um dos jogadores que mais classe deu ao meio campo da equipa das quinas no primeiro tempo, e logo ao lado dos campeões europeus João Mário e William Carvalho. Fez um belo passe para Dalot que acabaria por servir Ronaldo para o 1-0.

Desilusão

Bassam Hisham acabou por contribuir para o início da derrota do Qatar. O defesa asiático falhou um corte que não devia e permitiu que Cristiano Ronaldo abrisse o marcador no Algarve.

Treinadores

Fernando Santos: Duas vitórias em pouco mais de um mês sobre os cataris. Foram dois jogos de testes e estreias para o engenheiro, em que a equipa aproveitou para ganhar automatismos para os jogos a sério. Segue-se o duelo com o Luxemburgo, em que a vitória é obrigatória para não perder o comboio da liderança do grupo A.

Félix Sánchez: A equipa do Qatar tem de pedalar muito se quiser fazer boa figura no Mundial do próximo ano. É certo que a equipa de Portugal obrigou os cataris a defender durante o jogo todo, mas terminar o jogo com apenas um remate à baliza é demonstrativo da falta de inspiração ofensiva dos asiáticos.

Arbitragem: Exibição correta do suíço Fedayi San. Sem cometer erros, mostrou cartões amarelos em lances merecedores dessa admoestação.

Leia Também: Portugal cumpre frente ao Qatar em noite histórica para três estreantes

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório