As notas do Portugal-Qatar: CR7 histórico em noite marcada por estreias

Equipa das quinas conseguiu uma vitória expressiva, por números até curtos, e agora segue-se o teste a sério com o Luxemburgo. Houve estreantes a marcar, novos jogadores a ser lançados e mais um recorde de Cristiano Ronaldo.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
10/10/2021 08:00 ‧ 10/10/2021 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

A seleção portuguesa venceu este sábado de forma tranquila o Qatar, por 3-0, naquela que foi a segunda vitória sobre a turma asiática em pouco mais de um mês - no início de setembro venceram, na Suíça, por 3-1.

Num jogo que já se esperava de testes e muitas estreias do lado da equipa das quinas, o ritmo não foi muito elevado, porém a vitória até se consumou por números curtos, dado que a turma lusa criou oportunidades mais do que suficientes para sair do jogo com uma vantagem ainda mais confortável.

A história começou a ser escrita ainda antes do apito inicial. Titular na partida contra a equipa do Médio Oriente, Cristiano Ronaldo tornou-se no futebolista europeu com mais partidas por uma seleção. O avançado madeirense somou a 181.ª internacionalização pelo vigente campeão da Liga das Nações, e para melhorar ainda mais este aspeto, CR7 colocou a cereja no topo do bolo ao marcar o primeiro golo de Portugal na parte final da etapa inicial.

Virando agora as agulhas para as estreias, Fernando Santos deu os primeiros minutos de jogo na seleção 'AA' a Diogo Costa, que não tinha sido utilizado em qualquer dos compromissos de setembro, Matheus Nunes, logo na sua primeira convocatória, e Rafael Leão. Pelo meio houve tempo para José Fonte também se estrear a marcar por Portugal no auge dos seus 37 anos.

E foram mesmo os estreantes que deram um outro colorido ao jogo. Matheus Nunes esteve em bom plano no primeiro tempo, e Rafael Leão teve nos pés duas oportunidades para uma noite perfeita, mas o golo nada quis com o avançado do AC Milan, que ainda assim assistiu André Silva para o terceiro e último golo desta vitória. Diogo Costa praticamente não teve trabalho ao longo dos 90 minutos, sendo quase um mero espectador em toda a partida. São já 56 os jogadores que Fernando Santos estreou desde o ano de 2014.

Mas vamos então às notas deste encontro:

Figura

Diogo Dalot ganhou, certamente, muitos pontos junto de Fernando Santos neste particular com o Qatar. Foi o jogador mais consistente de Portugal ao longo dos 90 minutos. Mostrou muita qualidade durante a primeira parte, jogando à direita, e mostrou toda a sua versatilidade ao cumprir com nota elevada a prestação do lado esquerdo da defesa no segundo tempo. Chegou até a marcar, mas o golo acabou anulado.

Surpresa

Nervos na estreia? Matheus Nunes diz-lhes que não. O médio nascido no Brasil, mas que escolheu representar Portugal, foi um dos jogadores que mais classe deu ao meio campo da equipa das quinas no primeiro tempo, e logo ao lado dos campeões europeus João Mário e William Carvalho. Fez um belo passe para Dalot que acabaria por servir Ronaldo para o 1-0.

Desilusão

Bassam Hisham acabou por contribuir para o início da derrota do Qatar. O defesa asiático falhou um corte que não devia e permitiu que Cristiano Ronaldo abrisse o marcador no Algarve.

Treinadores

Fernando Santos: Duas vitórias em pouco mais de um mês sobre os cataris. Foram dois jogos de testes e estreias para o engenheiro, em que a equipa aproveitou para ganhar automatismos para os jogos a sério. Segue-se o duelo com o Luxemburgo, em que a vitória é obrigatória para não perder o comboio da liderança do grupo A.

Félix Sánchez: A equipa do Qatar tem de pedalar muito se quiser fazer boa figura no Mundial do próximo ano. É certo que a equipa de Portugal obrigou os cataris a defender durante o jogo todo, mas terminar o jogo com apenas um remate à baliza é demonstrativo da falta de inspiração ofensiva dos asiáticos.

Arbitragem: Exibição correta do suíço Fedayi San. Sem cometer erros, mostrou cartões amarelos em lances merecedores dessa admoestação.

Leia Também: Portugal cumpre frente ao Qatar em noite histórica para três estreantes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis a partilha enigmática de César Peixoto após o Sporting-Gil Vicente

I Liga

Eis a partilha enigmática de César Peixoto após o Sporting-Gil Vicente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Moreirense3236
11Arouca3234
12Rio Ave3133
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3129
16AVS3124
17Farense3224
18Boavista3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Está confirmado! Miguel Oliveira vai regressar à competição

MotoGP

Está confirmado! Miguel Oliveira vai regressar à competição

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas