Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Titularidade de Diogo Costa? Ainda vou pensar sobre o assunto"

O jogo de preparação contra os cataris sucede antes da partida frente ao Luxemburgo, de qualificação para o Mundial'2022.

"Titularidade de Diogo Costa? Ainda vou pensar sobre o assunto"
Notícias ao Minuto

13:01 - 08/10/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Fernando Santos

Portugal defronta, neste sábado, o Qatar, pelas 20h15, no estádio do Algarve, num duelo de preparação que sucede a poucos dias do confronto contra o Luxemburgo, relativo à fase de qualificação para o Mundial'2022.

Fernando Santos e Danilo fizeram, nesta sexta-feira, na Cidade do Futebol, a antevisão à partida contra os cataris,.

Confira abaixo as declarações de ambos os intervenientes:

Fernando Santos

É expectável que Diogo Costa, Rafael Leão ou Matheus Nunes possam fazer a sua estreia contra o Qatar? É um jogo particular, mas não é um amigável. Obviamente que a gestão vai existir, até porque muitos jogadores já estão carregados com muitos jogos. É normal que Matheus e Rafael vão a jogo, de início ou depois logo se vê. O Diogo Costa ainda vou pensar sobre o assunto. Ele ou jogará desde o princípio ou ainda continuará a evoluir, porque não mudo guarda-redes a meio do encontro.

Ronaldo pode bater o recorde de número de jogos ao serviço da seleção já na próxima partida. Pensa utilizar CR7 já diante do Qatar ou guarda-lo para o Luxemburgo? Eu não estou a pensar no recorde, até porque ele vai sempre bater esse recorde. Ele irá a jogo, até porque ele precisa de jogar, ainda mais nesta fase. O último encontro que atuou o jogo todo foi para a Champions, no último jogo só fez 20 minutos. Há uma forte probabilidade de Ronaldo ir a jogo frente ao Qatar, para estar a um nível máximo diante do Luxemburgo.

Como está o Matheus Nunes? Tem encaixado bem neste grupo? Se não encaixasse bem não tinha sido convocado. Eu não chamo jogadores que não têm qualidade. Se ele não tivesse qualidade, o Matheus nunca tinha vindo para aqui. Ele tem 22 anos e ainda tem um longo caminho para evoluir no clube e na seleção. É importante ele já estar aqui para se ir adaptando às metodologias na seleção. 

Evolução de Rafael Leão: O Rafael Leão é essencialmente fruto daquilo que está a fazer no clube. Eu tenho visto os jogos do AC Milan e reconheço um potencial gigante nele. Já teve perto de entrar na última convocatória, mas depois pensámos noutras soluções. Agora beneficiou do Jota não estar a 100%. O Rafael tem muitas qualidades e melhorou bastante no AC Milan. Mostra ser um jogador de equipa e é alguém com muito futuro. 

Espera um largo apoio das bancadas? Com o Luxemburgo tenho quase a certeza que o estádio vai estar cheio. É a primeira vez também em muito tempo que os jogadores vão estar ao meu lado no banco. Faço um apelo aos nossos adeptos, e o Algarve tem sido inexcedível no apoio, para que eles marquem uma forte presença no estádio.

Melhorar os aspetos defensivos: Nós tivémos muito bem nesse aspeto já no último jogo frente ao Qatar e contra o Azerbeijão também. A equipa mostrou estar melhor no aspeto defensivo e assim temos de continuar.

O que é que Fernando Santos pretende retirar deste duelo contra o Qatar? Acho que o Danilo respondeu muito bem a essa questão. O que quero é perceber aquilo que é transmitido pelos meus jogadores do que assimilaram nestes dois dias de treino. Para mim o importante é ver o coletivo e como a equipa assimilou os processos nos vários momentos do jogo. 

Danilo

Boa oportunidade para voltar a ser titular? Todos os jogadores que estão aqui querem ser titulares e eu não sou exceção. Se tiver a oportunidade de jogar vai ser com muito orgulho.

Partilhar balneário com Messi e Ronaldo: É um privilégio, até porque são dois jogadores de exceção e que ganharam inúmeras Bolas de Ouro. Todos os jogadores querem estar neste patamar e é um privilégio dividir balneário e relvado com esses dois jogadores.

O que importa conseguir neste jogo de preparação, à margem do resultado? Conseguir automatismos. Passar para este jogo aquilo que abservemos no treino. Importante também rabalhar o equilíbrio e os dinamismos ofensivos.

Facto de poder jogar a central na seleção nacional: Acho que a polivalência ajuda-me bastante. É um lugar [defesa central] em que me sinto confortável e estou aqui para ajudar a seleção em termos coletivos.

O próximo rival é o Luxemburgo. Um rival que já tem seis pontos nesta fase de qualificação. Surpreende-o? Não me surpreende sinceramente. Há já vários anos que jogamos com o Luxemburgo, desde 2016. É uma seleção que vem em crescendo, com vários jogadores a atuarem a um nível alto. É uma seleção de quem ainda vamos ouvir muito falar.

Integração de Matheus Nunes: O Matheus Nunes é um jogador de bastante qualidade, aliás só podia estar aqui se tivesse essa qualidade. Ele está a integrar-se bem, até porque é um jogador muito comunicativo. Nós aqui também sabemos acolher bem os novos jogadores.

Leia Também: Jota falha último treino de Portugal antes do particular com o Qatar

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório