Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Auditoria revela descontrolo na gestão da antiga direção do FC Barcelona

Uma auditoria pedida pela nova direção do FC Barcelona revelou que houve descontrolo e improviso na gestão diária do clube durante a presidência de Josep Maria Bartomeu, revelou hoje o diretor-geral, Ferran Reverter.

Auditoria revela descontrolo na gestão da antiga direção do FC Barcelona
Notícias ao Minuto

13:58 - 06/10/21 por Lusa

Desporto Liga espanhola

De acordo com o dirigente, a gestão de Bartomeu fez disparar a massa salarial em 61% em três anos e deixou uma dívida de 1.350 milhões de euros (ME) até março.

Durante a apresentação desta auditoria, Reverter anunciou ainda que está a ser feita uma investigação forense às contas do clube, que deverá estar pronta nos próximos dias ou semanas.

Em três anos, a massa salarial do 'Barça' aumentou em 61% (de 471 para 759 ME), os gastos de gestão subiram 56% e os custos financeiros tiveram um acréscimo de 600%.

Reverter referiu que a nova direção, liderada por Joan Laporta, tomou conta de um clube que tinha tido uma gestão "nefasta e improvisada" da anterior liderança, que deixou o clube "com um património negativo e em situação de quebra contabilística, com um fluxo de caixa nulo e com dificuldade para pagar inclusivamente os salários".

Com uma massa salarial prevista de 835 ME, 108% acima das receitas, o FC Barcelona teve de renegociar contratos com alguns jogadores e viu sair Lionel Messi, depois de não ter conseguido renovar com o futebolista argentino, devido às regras de 'fair play' financeiro em Espanha.

A dívida total do FC Barcelona atingiu os 1.350 ME, com a última temporada a terminar com um prejuízo de 481 ME, depois de o clube ter tido receitas de 631 ME e gastos de 1.136 ME.

Apesar dos prejuízos causados pela pandemia de covid-19, Reverter revelou que o clube, mesmo sem a questão sanitária, teria perdido 390 ME em 2020/21.

Leia Também: Barcelona quer Sterling... e Sterling quer o Barcelona

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório