Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Ingleses querem banir cabeceamentos: "Daqui a 20 anos, joga-se no chão"

Terry Butcher avisa que "é preciso ter atenção às famílias que perdem os entes queridos demasiado cedo".

Ingleses querem banir cabeceamentos: "Daqui a 20 anos, joga-se no chão"
Notícias ao Minuto

10:56 - 01/10/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Terry Butcher

Terry Butcher juntou-se, esta sexta-feira, ao 'coro de vozes' que, ao longo dos últimos meses, tem vindo a apelar aos organismos que regem o futebol inglês para que erradiquem, por completo, os cabeceamentos dentro das quatro linhas.

O antigo jogador, que se tornou célebre graças as imagens em que aparece ensanguentado durante uma partida entre Inglaterra e Suécia, em 1989, acredita que é possível concretizar esta alteração "gradualmente", até porque já está cientificamente provado que casos destes podem provocar demência em idades mais adiantadas.

"É preciso ter atenção às famílias que perdem os entes queridos demasiado cedo. Gostava de os ver [aos cabeceamentos] eliminados... Penso que é algo sem o qual podemos viver e que eliminaria o trauma de cabecear uma bola", afirmou, à estação televisiva britânica BBC.

"Se tivermos esta conversa dentro de 20 anos, imagino que chegaremos a uma fase em que o futebol se joga no chão. Sim, temos passes longos e temos de aliviar a bola, mas os jogadores terão de a colocar no chão mais rapidamente e melhor", acrescentou.

Terry Butcher sublinhou, ainda, que é possível "recuperar" de "pernas partidas e lesões nos ligamentos", mas "nunca será possível recuperar de um trauma cerebral grave": "Vimos fotografias de vários jogadores de gerações passadas com demência e Alzheimer, e isso parte-nos o coração".

Leia Também: Inglaterra limita cabeceamentos nos treinos para evitar danos cerebrais

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório