Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

"No FC Porto, há certos princípios que têm de ser respeitados"

Sérgio Conceição reforçou o aviso deixado aos jogadores após a goleada sofrida diante do Liverpool.

"No FC Porto, há certos princípios que têm de ser respeitados"
Notícias ao Minuto

12:25 - 01/10/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Sérgio Conceição garantiu, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que o FC Porto já ultrapassou a goleada sofrida diante do Liverpool, por 1-5, e está apenas focada em regressar às vitórias, diante do Paços de Ferreira, no estádio do Dragão.

Críticas à tática usada contra o Liverpool: Vocês percebem o que aconteceu no jogo. Houve um central saiu e um que entrou e deu boa resposta, estou contente com aquilo que ele [Fábio Cardoso] fez. Dez minutos depois, saiu um jogador extremamente importante para a equipa no setor intermédio e no corredor central [Otávio]. No fim do jogo, faço a minha análise e sou extremamente exigente comigo. Sobre aquele jogo, sou o melhor treinador do mundo, vou dissecá-lo até de manhã e sei que fiz coisas que não foram boas para a equipa. Todos somos bons treinadores no fim do jogo. As críticas são o que são. Não quero puxar disto ou daquilo, não faz parte da minha maneira de ser. Perguntaram antes do último jogo sobre a experiência, e falei da nossa experiência. Tenho outros jogadores, mas optei por aqueles e tenho confiança total. No Liverpool, saíram três jogadores, e nós tínhamos três no plantel que estiveram no último jogo com o Liverpool. Mas as pessoas não querem saber disso. Eu também não quero saber que não queiram saber. Também é o quinto ano do treinador, já satura. A minha cara também não é grande coisa para alguns, pode criar algum incómodo. As pessoas procuram alguma coisa de mal quando, por vezes, o que temos em casa é que é bom.

Opções para o jogo: Podem escrever todos que o Diogo Costa vai jogar amanhã.

Pouco tempo para preparar jogo com o Paços de Ferreira: Estou preocupado é se joga o Fernando Fonseca, o Jorge Silva... Se calhar, vai jogar o Uilton, o Baixinho ou o Flávio... Estou preocupado com a equipa do Paços, é o meu foco. O que o Jorge Simão faz com um resultado negativo, o que provoca nos adversários... É isso o meu foco e o dos jogadores. A partir do momento em que temos um jogo como tivemos na Champions, e tal como quando ganhamos e fazemos exibições fantásticas, esse jogo acabou. O futebol é um recomeçar constante. É dessa forma que funcionamos aqui. Fica mais fácil, claramente, quando o ambiente proporciona para que isso aconteça de uma forma mais leve, e não é o caso.

Consequências da derrota na Liga dos Campeões: A mensagem que foi passada é a mesma mensagem que é passada há quatro anos. Existe uma base de compromisso no clube, e há certos princípios que têm de ser respeitados. É nesses princípios que nos focamos. Depois, há a preparação do jogo e, aí, o único responsável por não conseguirmos um resultado no último jogo sou eu. Nos últimos quatro anos de Champions, foi sempre enaltecida essa boa campanha internacional que tivemos. Há bem pouco tempo, derrotámos o atual campeão da Europa, o Chelsea, e fomos a única equipa a retirar pontos ao Manchester City até à final. Ganhámos também contra uma equipa poderosa, como a Juventus, e agora parece que caiu o Carmo e a Trindade. Gosto disso, porque o FC Porto é uma equipa habituada a vencer, mas as pessoas têm de ter noção de que este mesmo Liverpool, sem dois ou três jogadores influentes, perdeu 2-7 contra uma equipa média, o Aston Villa. Há resultados e jogos que, dentro da preparação e do contexto, têm situações que controlamos e não controlamos. Trabalhamos para que não aconteça. Aconteceu e não há nada a fazer. Há, sim, algo a fazer contra o Paços, e é nisso que estamos focados. Não há implicações nenhumas. Foi analisado o que não foi feito, falei com os jogadores da mesma forma frontal que falo há quatro anos e com a imprensa. Talvez a imprensa esteja habituada a levar bluff de quem analisa os jogos, mas eu não. Coloco o meu sentimento cá para fora. Se as pessoas gostam mais ou menos... Foi algo disparatado o que disse? Não, foi o que falei com os jogadores. Fui eu o principal responsável. Agora, há coisas que temos de falar e analisar o porquê de não terem acontecido. Não sou capaz de ver um outro jogo. Há uma ou outra situação que pode sair de forma exagerada, mas é o meu sentimento e o que passo aos jogadores. A mensagem passa de forma que eu sou, e não abdico das minhas convicções. Graças a Deus, segui-as sempre e não abdico delas por ambientes ou pressões. Sou assim e vou continuar assim.

Reação à goleada diante do Liverpool: Fui a voz do descontentamento geral que provocou a derrota com o Liverpool. Só e mais nada.

Diferenças no Paços de Ferreira: Continua uma equipa bastante competente. Saiu um ou outro jogador, mas a maior parte continua lá. É uma equipa que não perde há alguns jogos, que tem já muitos jogos esta época, o que lhe dá a possibilidade de os jogadores perceberem as dinâmicas. É uma equipa com qualidade, que não tem nada a perder e vem ao Dragão tentar aproveitar o nosso momento no pós-Champions. Tem jogadores interessantes, mas estou mais focado na minha equipa.

Antevisão

Após o autêntico 'descalabro' vivido na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, face à goleada sofrida diante do Liverpool, o FC Porto regressa, este sábado, à ação na I Liga.

Antes disso, esta sexta-feira, Sérgio Conceição irá passar pela sala de imprensa do complexo do Olival, onde irá antever a receção ao Paços de Ferreira, relativa à oitava ronda.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 12h00 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador do conjunto azul e branco.

Leia Também: Taremi apresenta números nunca antes vistos e quer quebrar 'malapata'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório