Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

O lado negro do carro elétrico no Japão: Podem 'voar' milhões de empregos

Aviso severo do CEO da Toyota: o carro elétrico pode fazer com que se perda milhões de empregos nas fábricas japonesas.

O lado negro do carro elétrico no Japão: Podem 'voar' milhões de empregos
Notícias ao Minuto

07:58 - 03/10/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Motores

As políticas voltadas para a popularização do veículo elétrico e o desaparecimento gradual dos carros com motores de combustão interna podem ter um alto custo económico, no que diz respeito à perda de empregos.

Algo que foi apontado por Akio Toyoda, CEO da Toyota e presidente da Associação dos Fabricantes de Automóveis do Japão (JAMA). O dirigente afirmou que a mudança para veículos elétricos poderia custar ao Japão 5,5 milhões de empregos e a perda de 8 milhões de unidades de veículos produzidos em 2030.

Toyoda advertiu, em reunião da mencionada associação de fabricantes, na qual estava acompanhado por altos executivos da Honda, Yamaha e Isuzu, que os objetivos de fabricação verde promovidos pelas autoridades japonesas inspiradas na Europa para atingir a neutralidade de carbono são insustentáveis.

O governo pretende reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa do Japão até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050, através do uso de veículos elétricos.

Isso, para o CEO da Toyota, poderia minar a base industrial do Japão, já que o sustento econémico do Japão vem da manufatura. Uma mudança repentina para veículos elétricos pode provar-se insustentável.

“O Japão é um país que depende das exportações. Portanto, a neutralidade de carbono equivale a uma questão de emprego para o Japão. Alguns políticos dizem que todos os carros precisam ser convertidos em veículos elétricos ou que a manufatura é um setor desatualizado. Mas não acho que seja o caso. Para proteger os empregos e a vida dos japoneses, acredito que nosso futuro precisa estar em linha com os esforços feitos até agora", asseverou.

Leia Também: Peugeot continua a desenvolver a linha híbrida com o novo 308 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório