Powered bySolverde
Disclaimer

Carvalhal diz que Sp. Braga está em "crescendo" e quer continuar a vencer

O treinador do Sporting de Braga, Carlos Carvalhal, disse hoje que a equipa está em "crescendo" e quer continuar na senda das vitórias diante do Santa Clara, no domingo, na sétima jornada da I Liga de futebol.

Carlos Carvalhal

© Global Imagens

Lusa
25/09/2021 13:30 ‧ 25/09/2021 por Lusa

Desporto

I Liga

Depois da vitória difícil sobre o Tondela, na última jornada (3-1), alcançada apenas nos últimos 10 minutos da partida, o Sporting de Braga desloca-se aos Açores para defrontar uma equipa que apenas venceu por uma vez no campeonato.

"Quem esteve no estádio percebeu a diferença quando a equipa marcou, mudou muito. Não tenho as estatísticas, mas há duas ou três jornadas éramos a equipa que mais rematava a seguir ao Benfica. Parece que afinámos a pontaria no último jogo e queremos continuar a rematar muito e melhorar os níveis de eficácia. Estamos em crescendo, a evoluir. Temos vários jogadores novos, a obrigação do clube é ganhar desde o início e estamos a fazer o nosso melhor para continuar na senda das vitórias", afirmou, na conferência de imprensa de antevisão da partida.

O treinador não vai poder contar para isso com o avançado Abel Ruiz, que se lesionou diante dos beirões e falha, no mínimo, os próximos três jogos dos bracarenses.

"[A lesão de Abel Ruiz] Não muda nada. Temos plena confiança nos nossos avançados. O Abel teve uma lesão, avançam o Mario [González] e o Vitinha, dois jogadores em quem temos total confiança. O Abel é um excelente jogador, o Mario também e o Vitinha, se calhar, quem sabe não vão ficar a conhecer, porque tem muita capacidade de trabalho e de finalização também", disse.

Carlos Carvalhal destacou ter tido uma semana completa para trabalhar, o que "foi importante" para integrar melhor jogadores que chegaram tardiamente, "como o Chiquinho, o Yan Couto ou o Diogo Leite, mesmo o Iuri Medeiros [que] começou a treinar mais tarde".

O treinador evidenciou ainda o "regresso em pleno do Castro". 

"Tem um significado para a equipa que vai mais além do jogador, traz muita energia para o grupo. Tem uma personalidade pouco comum no futebol, é um jogador muito querido por todos, daí ter saudado o seu regresso. Sei a energia que ele traz", justificou. 

Fábio Martins foi hoje oficializado no Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, e Carlos Carvalhal fez questão de desejar "as maiores felicidades" ao jogador.

"Quero agradecer a forma como esteve connosco. Fez 80% dos jogos. Fico muito satisfeito por ter treinado o Fábio, mas esta era uma situação que já estava prevista e a vinda do Chiquinho tinha a ver com a saída do jogador. Emerge a capacidade do Chiquinho que tem grande confiança e só precisa de entrosamento", disse.

O técnico dos 'arsenalistas' assumiu também que o sistema tático ainda "está em aberto".

"Estamos a trabalhar sobre os dois sistemas, mas nem gosto muito de falar em sistemas, porque o que manda aqui fundamentalmente é a dinâmica, até porque o nosso sistema é muito híbrido, mas que estava refém da ausência de um jogador como o Sequeira. Estávamos quase que obrigados, também pela falta de ritmo do Moura, a ter que jogar com três centrais, que é coisa que nunca jogámos assim verdadeiramente, mesmo no ano passado", disse.

Por isso, Carlos Carvalhal decidiu-se por um "sistema mais rígido", que não é o que mais gosta, confessou.

"Com o Sequeira e o Moura, permite-nos ter um sistema muito mais flexível e temos em mão ter a possibilidade de jogar com um jogador mais perto do avançado, que no último jogo foi o Chiquinho, que nos dá mais variabilidade à dinâmica e cria mais problemas ao adversário. Estamos preparados para jogar nos dois sistemas e até no mesmo jogo, com os mesmos jogadores, alterar o sistema", explicou.

Raul Silva, com um problema num joelho, é também baixa para os Açores, tal como Abel Ruiz e David Carmo, o lesionado de mais longa duração.

Sporting de Braga, quinto classificado, com 11 pontos, e Santa Clara, com quatro, defrontam-se a partir das 17:00 de domingo, no Estádio São Miguel, em Ponta Delgada, num jogo que será arbitrado por Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas