Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

"Quando Messi assinou pelo PSG, os EUA e os talibãs negociavam em Doha"

Especialista considera a aquisição do argentino uma tentativa de o Qatar 'salvar' o Mundial.

"Quando Messi assinou pelo PSG, os EUA e os talibãs negociavam em Doha"
Notícias ao Minuto

09:46 - 25/09/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Jean-Baptiste Guégan

Jean-Baptiste Guégan concedeu uma extensa entrevista à edição deste sábado do jornal espanhol La Vanguardia, na qual estabelece uma ligação entre a contratação de Lionel Messi por parte do Paris Saint-Germain e o Campeonato do Mundo do próximo ano.

Na opinião do especialista em geopolítica do desporto, "o PSG continua a ser um clube, mas, com a compra por parte do Qatar Sports Investments, converteu-se num instrumento ao serviço da política do Qatar", que irá receber a competição, em 2022.

"Recordo o artigo do The Guardian sobre os milhares de mortos nas obras dos estádios. Talvez não perderiam o Mundial, mas seriam mais criticados. E há outro fator. Quanto Messi assinou pelo PSG, os Estados Unidos e os talibãs negociavam em Doha", afirmou.

"Não acredito que uma coisa dependesse da outra, mas... Também aconteceu quando contrataram Neymar, em 2017, em plena crise do Golfo, do confronto entre Qatar e Arábia Saudita, quando os Emirados Árabes Unidos acusavam o Qatar de financiar o terrorismo", acrescentou.

Na opinião de Jean-Baptiste Guégan, este é um claro sinal de que "o futebol permite lavar a imagem internacional e controlá-la", já que foi assim que o Qatar conseguiu tornar-se "atrativo para investimentos, turismo e profissionais muito qualificados de que precisa".

Leia Também: Mauricio Pochettino aborda o estado clínico de Messi

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório