Powered bySolverde
Disclaimer

Dois golaços 'calaram o galo': As notas do Gil Vicente-FC Porto

Dragões alcançaram o triunfo à passagem do minuto 89.

FBL-POR-LIGA-GIL VICENTE-PORTO

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
25/09/2021 07:54 ‧ 25/09/2021 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Análise

O FC Porto venceu, nesta sexta-feira, no estádio Cidade de Barcelos, por 2-1, o Gil Vicente, num duelo relativo à 7.ª jornada.

Um triunfo que permite assim aos dragões manterem-se em igualdade com o Sporting, com 17 pontos, e agora a um ponto do Benfica, na expetativa do que o Benfica fará em Guimarães, diante do Vitória SC.

Numa primeira parte não tão bem conseguida, os dragões começaram, contra a corrente do jogo, por desbloquear o nulo, por força de um chapéu monumental de Taremi. Instantes depois, Samuel Lino rubricou a igualdade na recarga a uma grande penalidade que não converteu.

Com outro estofo, mais próximo da grande área adversária, e apertando com maior consistência o último terço do setor defensivo do Gil Vicente, os dragões carburaram mais e acabaram por colher a bonança, à passagem do minuto 89, após um livre superiormente cobrado por Sérgio Oliveira.

Há 18 anos que um portista não marcava tantos golos de livre pelos azuis e brancos. Sendo que estes seis remates certeiros do internacional português foram carburados fora do Dragão.

Vamos então aos destaques desta partida:

Figura 

Sérgio Oliveira entrou apenas aos 68 minutos e ainda foi bem a tempo de acrescentar um 'boost' de enorme qualidade ao meio-campo do FC Porto. Uma exibição que foi coroada com o golo do triunfo azul e branco à passagem dos 89 minutos.

Surpresa

Além do golo que marcou, um 'sombrero' para ver e rever, a 40 metros da baliza, originou ainda vários lances de perigo para o FC Porto. Um jogador letal em frente à baliza e que descobre, com enorme facilidade, as movimentações a fazer na área rival.

Desilusão

Não foi de longe a noite de Otávio. À sombra do que já se viu fazer o internacional português, o médio esteve muito apagado do jogo do FC Porto e, de certa forma, o ataque azul e branco ressentiu-se, e muito, da falta de clareza e pujança de um dos seus melhores jogadores.

Treinadores

Ricardo Soares acabou expulso do encontro, ainda na primeira parte, por palavras proferidas à equipa da arbitragem. Porém, e à margem disto, o treinador gilista oleou uma equipa que manietou muito bem a equipa do FC Porto na primeira parte. Bem defensivamente, e com bom fulgor ofensivo, os minhotos até acabaram com mais remates na etapa inicial que o seu oponente. Na segunda parte, o andamento da equipa já se fez a uma velocidade mais reduzida e a maior pressão do FC Porto acabou por dar frutos ao minuto 89. O empate escapou por breves instantes, mas Ricardo Soares tem vários motivos para sorrir com a exibição da equipa nesta sexta-feira.

Sérgio Conceição não se mostrou nada satisfeito depois do jogo de Barcelos. Se é verdade que o triunfo foi alcançado, não menos verdade é a pobre exibição que o FC Porto realizou na primeira parte. Não só não criou a pressão sobre o rival que se esperava, como abriu demasiado espaço no setor mais recuado. Situações que foram corrigidas ao intervalo, com o treinador dos dragões a tirar o triunfo do banco por... Sérgio Oliveira. 

Árbitro da partida

Artur Soares Dias esteve bem ao consultar o VAR no lance que originou a grande penalidade contra o FC Porto. A mão de Mbemba é evidente e o castigo máximo é indiscutível. No capítulo disciplinar, o árbitro do Porto também obrou um bom trabalho.

Leia Também: "Faltaram-nos algumas coisas, sinceramente..."

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Cristiano tem estado muito presente em relação à família do Diogo Jota"

Diogo Jota,Cristiano Ronaldo

"Cristiano tem estado muito presente em relação à família do Diogo Jota"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas