Meteorologia

  • 16 OUTUBRO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 27º

Edição

Rui Costa no aniversário do Benfica Campus: "Mérito é de Vieira"

Presidente do Benfica falou aos adeptos e sócios no aniversário do centro de treinos dos encarnados

Rui Costa no aniversário do Benfica Campus: "Mérito é de Vieira"

O presidente do Benfica, Rui Costa, abordou esta quarta-feira a importância do Benfica Campus na formação dos encarnados, e não esqueceu o contributo de Luís Filipe Vieira, seu antecessor, no lançamento do centro de treinos, que cumpre 15 anos.

Palavra aos jovens da formação: A vantagem mais visível do Benfica Campus é ter uma equipa B que permite o jogador continuar a ser trabalhado internamente e estar mais rapidamente pronto para a equipa principal. Há uma porta aberta para a equipa principal, houve nestes anos uma estratégia de inclusão de jogadores na equipa principal, mas não pode ser obrigatório que 25 miúdos da equipa B passem para a equipa principal, porque isso não vai acontecer. Mas a porta sempre esteve e estará aberta. Os jogadores têm de trabalhar arduamente, não podem ter isso como um dado adquirido. Mas, serão sempre as escolhas principais.

Subida à equipa principal: Hoje é mais fácil chegar à equipa principal do que no meu tempo. Se virmos quantos jogadores começaram épocas na equipa B e passaram a meio da época para a principal, é um número muito alto. Renato Sanches, Ferro, Florentino são casos flagrantes com peso na equipa principal e que se estivessem emprestados não poderíamos ter feito essa transição. Ao longo da semana vários jogadores da B treinam com a equipa principal, o que faz o treinador perceber se o jogador está ou não pronto para trabalhar a equipa principal.

Cuidado nas palavras: Hoje estou na condição de presidente e estamos a falar dos 15 anos do Benfica Campus. Tudo o que puder dizer mais pode parecer um outro tipo de entrevista que rejeito hoje. Mas olhando para o que está montado aqui será sempre um importante para o futuro esteja quem estiver nesta posição. Este é um património tremendo do clube. Aconteça o que acontecer no futuro do Benfica, seja imediato ou mais à frente, é um património tremendo que o Benfica tem de saber aproveitar sempre, seja em que circunstância for.

Agradecimento a Vieira: Voltei para jogar no ano [2006] em que foi inaugurado o Benfica Campus. Para aquilo que o Benfica tinha vivido anteriormente sem o Campus, foi uma mudança extraordinária. Os meus colegas diziam que o facto de andarem a treinar com a casa às costas isso não oferece condições de trabalho a ninguém, sobretudo uma equipa profissional com a responsabilidade do Benfica e dos jogadores do clube. Era quase inadmissível embora fosse uma necessidade daquele momento. Os meus colegas ficavam deslumbrados com o facto de poder e ter uma casa como esta. Eu acaba de vir do AC Milan, campeão europeu, de Milanello, e perguntava-me como é que o Benfica tinha conseguido dar um passo tão importante nesse crescimento. Acontece que, ao longo destes 15 anos, este Benfica Campus nunca parou de crescer, de evoluir e inovar-se. Tem permitido o que tem permitido. Inevitavelmente, o mérito é de Luís Filipe Vieira que fez crescer o centro de estágio, como nunca o deixou parar.

Leia Também: Ex-dirigente do Benfica arrasa Rui Costa: "Foi empurrado para ir a votos"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório