Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Sporting supera o 'trauma' europeu e sai da Amoreira instalado no pódio

Leões bateram o Estoril, ascenderam ao terceiro lugar e colocaram pressão máxima no líder da I Liga, o Benfica.

Sporting supera o 'trauma' europeu e sai da Amoreira instalado no pódio
Notícias ao Minuto

22:25 - 19/09/21 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O Sporting respondeu da melhor maneira possível à entrada desastrosa na fase de grupos da Liga dos Campeões (perdeu na receção ao Ajax, por 1-5) e regressou, este domingo, às vitórias, ao bater o Estoril, por 1-0.

Pedro Porro marcou, na cobrança de uma grande penalidade, o único golo da noite no estádio António Coimbra da Mota, que permite aos campeões nacionais em título regressar a ‘casa’ bem instalado no pódio da I Liga.

Guarda-redes (e Patrick William) brilharam

Estoril e Sporting protagonizaram uma boa partida no estádio António Coimbra da Mota, e, no primeiro tempo, foram os homens da casa que primeiro se conseguiram ‘libertas das amarras’ para colocar os visitantes em apuros.

Arthur, na ala esquerda do ataque, e Chiquinho, na direita, foram uma constante fonte de perigo para os homens de Rúben Amorim, que demonstraram sérias dificuldades em travar a frente de ataque da equipa da Linha.

A equipa de Bruno Pinheiro esteve mesmo à beira de se colocar na dianteira do marcador, mas, à passagem dos 15 minutos de jogo, Antonio Adán disse ‘presente’ e negou o golo a Patrick William e João Gamboa, com duas grandes defesas.

O lance serviu para ‘acordar’ os campeões nacionais em título, que, ao pouco, foram reagindo. Neste capítulo, Paulinho esteve em destaque. Primeiro, viu Dani Figueira negar-lhe o golo, e depois, Patrick William, que assinou uma exibição ‘imperial’.

Aliás, antes de Tiago Martins fazer soar o apito para o intervalo, ainda teve tempo para ir ao relvado desviar um remate de Nuno Santos que parecia levar ‘selo’ de golo, mantendo o empate até ao apito para o intervalo.

Leão mostrou (finalmente) as garras

O Sporting entrou transfigurado para o segundo tempo, subiu drasticamente os níveis de intensidade e foi somando oportunidades atrás de oportunidades, dando a entender que o golo acabaria por surgir mais cedo ou mais tarde.

Apenas três minutos após regressar dos balneários, Paulinho acertou em cheio no poste. Depois, Luís Neto viu Carles Soria ‘roubar-lhe’ o golo. Mas à terceira foi mesmo de vez, e Pedro Porro, na marcação de uma grande penalidade cometida por Dani Figueira, atirou para o fundo das redes.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar 14 pontos, pelo que ultrapassa o Estoril (que continua com 13) e ascende à terceira posição da I Liga, em igualdade com o FC Porto, e a um ponto de distância do líder, o Benfica, que ainda irá receber o Boavista.

Momento do jogo: Dani Figueira estava a ser uma das grandes figuras da noite, mas cometeu, aos 65 minutos, o ‘pecado capital’. Distraiu-se, derrubou Paulinho e, na marcação da respetiva grande penalidade, Pedro Porro aproveitou para adiantar o Sporting no marcador.

Acompanhamento

90' - Apito final na Amoreira. O Sporting bate o Estoril, por 1-0, graças à grande penalidade concretizada por Pedro Porro já no segundo tempo.

88' - Rúben Amorim volta a mexer. Sai Nuno Santos, entra Ricardo Esgaio.

84' - Eis o primeiro cartão amarelo da noite. É para Nuno Santos, por falta dura sobre Xavier. Pelo meio, Tiago Martins admoestou também um elemento do banco do Estoril, por protestos.

82' - Responde Rúben Amorim. Sai Pablo Sarabia, entra Tiago Tomás.

80' - O que desperdiça Bruno Lourenço! Na cara de Antonio Adán, o avançado não conseguiu controlar a bola e deixou-a escapar para as mãos do guarda-redes do Sporting.

76' - Mais duas alterações no Estoril. Entram Francisco Geraldes e Romário Baró, saem André Franco e João Gamboa.

70' - Nova mexida no Estoril. Saem Chiquinho e Arthur, entram Bruno Lourenço e Xavier.

67' - GOOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Pedro Porro não perdoa e atira para o fundo das redes, desbloqueando, finalmente, o marcador na Amoreira.

65' - Grande penalidade para o Sporting! Dani Figueira derrubou Paulinho e Tiago Martins apontou de imediato para a marca dos 11 metros. O guarda-redes do Estoril foi, ainda, admoestado com o cartão amarelo. Já o avançado do Sporting, está muito queixoso.

62' - Rúben Amorim também mexe. Sai Rúben Vinagre, entra Jovane Cabral.

61' - Mais uma clara ocasião de golo para o Sporting! Carles Soria, com o ombro, desviou um remate de Luís Neto que levava 'selo' de golo.

59' - Substituição no Estoril. Sai Leonardo Ruiz, entra Rui Fonte.

58' - Matheus Nunes e Rosier estão caídos no relvado. Os dois jogadores foram 'varridos' por João Palhinha e estão ambos muito queixosos, especialmente o jogador do Sporting.

48' - Paulinho teve pontaria a mais! O avançado rematou colocado, mas a bola embateu em cheio no poste. Dani Figueira estava completamente batido.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Estoril-Sporting.

45' - Tiago Martins dá por terminada a primeira parte. Estoril e Sporting recolhem aos balneários empatados sem golos.

37' - Que corte de Patrick William! Nuno Santos parecia ter tudo para marcar, mas o defesa foi ao chão e desviou o remate do avançado do Sporting.

35' - Paulinho está a 'ferver' para marcar! O internacional português picou a bola e esta por pouco não surpreendeu Dani Figueira.

29' - Volta a 'cheirar' a golo! Paulinho cabeceou em zona perigosa, e a bola 'passeou' por cima da linha, mas não entrou. Pelo meio, os leões reclamaram grande penalidade sobre Sebastián Coates, mas nada foi assinalado.

28' - Os guarda-redes estão a brilhar na Amoreira! Agora, foi a vez de Dani Figueira, que se esticou para negar o golo a Paulinho, que teve todo o tempo do mundo para rodar e fazer melhor.

24' - Polémica na grande área do Sporting! O Estoril pediu grande penalidade por pretensa mão na bola de Matheus Reis, mas Tiago Martins nada assinalou. No lance seguinte, voltou a esboçar-se um ligeiro protesto, após um embate entre Rúben Vinagre e Lucas Áfrico, mas também aí a ordem foi para jogar.

15' - Esteve à vista o primeiro golo da noite! Antonio Adán, com uma fantástica defesa, desviou um remate de João Gamboa que parecia destinada a encontrar o fundo das redes.

11' - O Estoril dá o primeiro sinal de perigo! Chiquinho conquistou um pontapé-livre à entrada da grande área e João Gamboa tentou a sorte, mas a bola saiu longe do alvo.

0' - Tiago Martins faz soar o apito inicial. Rola a bola no Estoril-Sporting.

Onzes

Estoril: Dani Figueira; Carles Soria, Lucas Áfrico, Patrick William, Joãozinho; João Gamboa, André Franco, Arthur; Chiquinho, Rosier e Leonardo Ruiz.

Sporting: Adán; Pedro Porro, Coates, Luís Neto, Matheus Reis, Rúben Vinagre; João Palhinha, Matheus Nunes; Sarabia, Nuno Santos e Paulinho.

Antevisão

É um leão de orgulho magoado devido à pesada derrota sofrida na estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões, por 1-5, diante do Ajax, em pleno estádio de Alvalade, aquele que se desloca, este domingo, ao António Coimbra da Mota para defrontar o Estoril, em partida a contar para a sexta jornada da I Liga.

Os leões sabem que têm de começar a 'pedalar' num outro ritmo, não só pelo 'descalabro' europeu, como, especialmente, por chegaram a este encontro com uma desvantagem de quatro pontos para o líder da prova, o Benfica.

Os canarinhos, por sua vez, encaram este jogo de forma bem mais tranquila, até porque são uma das equipas-surpresa do campeonato português até ao momento, com 13 pontos conquistados em 15 possíveis, o que os deixa na segunda posição.

O Estoril-Sporting será ajuizado por Tiago Martins, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Estoril-Sporting: Reação procura-se numa 'Praia' traiçoeira

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório