Powered bySolverde
Disclaimer

Vizela "entusiasmada" por receber pela primeira vez um jogo da I Liga

 O Vizela e os seus adeptos estão "bastante entusiasmados" na antecâmara do primeiro jogo para I Liga portuguesa de futebol na cidade minhota, frente ao Paços de Ferreira, domingo, adiantou à Lusa o presidente da SAD, Diogo Godinho.

Álvaro Pacheco

© Global Imagens

Lusa
17/09/2021 09:08 ‧ 17/09/2021 por Lusa

Desporto

I Liga

Depois de ter cumprido a temporada 1984/85, a primeira no escalão maior, no então Estádio Municipal de Guimarães e os dois primeiros jogos desta época, como visitado, em Paços de Ferreira, perante Tondela (triunfo por 2-1) e Boavista (1-1), a equipa minhota vai receber a formação da 'capital do móvel' às 15:30 de domingo no Estádio do Futebol Clube de Vizela, alvo de uma troca de relvado e de outras intervenções prestes a serem concluídas.

"Estamos bastante entusiasmados com o regresso a casa. Na última vez em que o Futebol Clube de Vizela esteve na I Divisão, como se sabe, não jogou na sua casa. Portanto, é uma honra este feito. Coincide com o jogo com o Paços de Ferreira. É algo especial", refere o principal administrador da SAD vizelense desde novembro de 2016.

Preparado para uma "bonita festa no domingo", Diogo Godinho frisa o "sentimento muito positivo" de estrear a renovada 'casa' frente a um clube que "emprestou a sua" ao Vizela e enalteceu a "procura" de bilhetes pelos adeptos do emblema azul e branco, já que foram vendidos quase dois mil até à noite de quinta-feira.

"Todos os vizelenses vivem o FC Vizela como ninguém: intensamente. Ainda faltam alguns dias e esperamos ter casa cheia, obviamente dentro das restrições da DGS [Direção-Geral da Saúde]", diz, frisando que a lotação máxima permitida para o encontro, de 50% de todo o estádio, situa-se entre os dois mil e os três mil espetadores.

Um dos vizelenses que tenciona participar no 'batismo' do estádio na I Liga é Manuel Moreira Pereira, "fervoroso adepto" que acompanha o clube há 60 anos, tendo sido presidente da direção na década de 70 e presidente da mesa da assembleia-geral na de 80, quando a equipa da cidade das termas competiu com a elite do futebol nacional.

"Sou sócio desde 1961. O Vizela jogava no [campeonato] regional. Era simplesmente um fervoroso adepto, que acompanhava o Vizela desde aqui de 'baixo' até Monção (...) Estou lá, com certeza. É um momento histórico, o Vizela jogar no seu próprio campo na I Liga", realça à Lusa.

Depois de ter assistido à primeira subida do clube à antiga II Divisão, na época 1966/67, Manuel Moreira Pereira foi elemento ativo no percurso que conduziu o Vizela da III à I Divisão entre 1981/82 e 1984/85, assente num "balneário fantástico", com jogadores oriundos dos escalões de formação do Sporting de Braga, sem espaço na equipa principal 'arsenalista'.

A 04 de maio de 1984, o Vizela recebeu o Riopele no Campo Agostinho de Lima para a 29.ª e penúltima jornada da Zona Norte da II Divisão e venceu por 1-0, garantindo o primeiro lugar e a inédita ascensão à I Liga, que motivou uma "explosão de alegria" na vila que então pertencia ao concelho de Guimarães.

Nesse mesmo mês, Fernando da Costa Vieira ofereceu ao clube o terreno que alberga o estádio, mas, sem tempo de o construir para jogar na I Divisão, nem para dotar o Campo Agostinho de Lima das condições necessárias, o Vizela teve de jogar no Estádio Municipal de Guimarães, uma "situação muito, muito difícil", face aos entraves colocados pelo então presidente do Vitória, António Pimenta Machado.

O clube minhoto terminou o campeonato de 1984/85 na 16.ª e última posição, classificação que, para o antigo dirigente, não refletiu a "capacidade futebolística" do plantel treinado por José Romão e que seria diferente com um "campo próprio".

Concluído em 1989, o Estádio do Futebol Clube de Vizela foi alvo de várias transformações neste verão para estar autorizado para a I Liga, desde o relvado, que "não tinha drenagem", à iluminação, à instalação de cadeiras, às condições das casas de banho e até aos acessos para as transmissões televisivas, também por causa do videoárbitro, esclarece Diogo Godinho.

Grato pelo apoio da Câmara Municipal de Vizela, no que respeita sobretudo a "balneários", o presidente da SAD avançou à Lusa que a acionista maioritária desde novembro de 2016, a Seca Corporate, empresa sediada em Hong Kong, já investiu mais de 2,5 milhões de euros nas infraestruturas do clube.

Leia Também: Ver para crer: Golo anulado ao Vizela por... um centímetro

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Kochorashvili reage à apresentação no Sporting com esta curta mensagem

Redes Sociais

Kochorashvili reage à apresentação no Sporting com esta curta mensagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas