Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Ninguém sorri em Madrid. FC Porto, Atlético e VAR… anulam-se

Atlético Madrid e FC Porto terminaram 1.ª jornada da fase de grupos sem qualquer golo, num jogo com uma arbitragem polémica.

Ninguém sorri em Madrid. FC Porto, Atlético e VAR… anulam-se
Notícias ao Minuto

22:00 - 15/09/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Liga dos Campeões

O FC Porto foi a Madrid e de lá trouxe um ponto. Frente ao Atlético, os dragões não foram além de um nulo, apesar de terem feito um golo nesta jornada inaugural da fase de grupos da Champions.

O árbitro da partida anulou o golo a Taremi, aos 80 minutos, num lance que promete dar que falar. Contudo, para a história do encontro fica um empate a zeros entre FC Porto e Atlético, que são segundo e terceiro classificados, respetivamente no grupo B da Liga dos Campeões. O Liverpool lidera após a vitória por 3-2 sobre o AC Milan.

Resumo

Já se pode falar num ‘FC Porto à Champions’? Os dragões são uma equipa que se apresenta cada vez mais madura e segura em jogos europeus e nem o facto de jogar no terreno do campeão espanhol os melindrou.

A equipa de Sérgio Conceição entrou bem, com a habitual atitude e intensidade, tendo dificultado a vida ao Atlético de Madrid, que desde início denotou problemas na criação de oportunidades. Sempre que os homens de Simeone chegavam ao último terço eram ‘abafados’ pelos defensores portistas. Diogo Costa fez algumas defesas no 1.º tempo, mas à exceção do remate de Suárez logo nos primeiros minutos, pouco teve de se aplicar.

As dificuldades do Atlético deixaram o seu treinador insatisfeito e Simeone mexeu na equipa logo aos 36 minutos. Lemar saiu para dar entrada a Rodrigo De Paul, mas os efeitos da substituição foram praticamente nulos até à ida para os balneários. O FC Porto deixou uma boa impressão na primeira parte, com posse de bola, com acutilância no ataque, com organização defensiva. A segunda metade prometia.

Contudo, apesar de Otávio ter ficado perto de marcar logo aos 50 minutos após um cruzamento que embateu no poste, o Atlético subiu de rendimento e começou a pressionar mais a equipa azul e branca. O FC Porto foi recuando no terreno, muito por culpa da subida de rendimento dos colchoneros, mas sempre com a maior parte dos lances controlados.

A intensidade manteve-se, mas lances de perigo escassearam, tal como na primeira parte. O lance mais polémico acabou por dar… ‘sururu’. Taremi adiantou o FC Porto à passagem do minuto 80, depois de um verdadeiro ‘embrulhanço’ com Oblak. No entanto, o árbitro entendeu que a bola entrou depois de um toque involuntário do braço do iraniano e, após consultar o VAR, anulou o golo dos azuis e brancos. O FC Porto protestou, mas de nada valeu.

Já perto do final, Mbemba viu também o cartão vermelho direto após falta sobre Griezmann, mas uma vez mais ficou a ideia de que o juiz do encontro, Ovidiu Hategan, foi demasiado ‘rigoroso’. Chamemos-lhe assim. Tudo terminou com honras repartidas no Wanda Metropolitano.

Acompanhamento

90+7'- FINAL DO JOGO! Atlético Madrid e FC Porto empatam a zeros em Madrid.

90+6'- Livre muito perigoso de Suárez, mas sai por cima da baliza de Diogo Costa.

90+5'- MBEMBA É EXPULSO! Falta sobre Griezmann e o árbitro não tem dúvidas em mostrar o vermelho ao central do FC Porto.

90'- Vão jogar-se mais cinco minutos.

84'- Pepê entra para o lugar de Luis Díaz.

84'- Wendell vê o cartão amarelo.

80'- Taremi disputou a bola com Oblak e o esférico encaminhou-se para a baliza. Pelas imagens, o lance parece mal anulado... 

79'- GOLO ANULADO AO FC PORTO! O VAR analisou o lance e marcou mão na bola de Mehdi Taremi. Muitos protestos por parte dos dragões...

77'- O Atlético Madrid vai pressionando...

76'- Cartão amarelo para Corona.

71'- Cartão amarelo para Felipe.

68'- CORREA! Remate cruzado do argentino e enorme defesa de Diogo Costa.

67'- Vitinha entrou e viu de imediato o amarelo por parar um ataque rápido do Atlético.

66'- Dupla substituição no FC Porto: Vitinha e Sérgio Oliveira entram para o lugar de Toni Martínez e Uribe.

64'- O Atlético está melhor nesta segunda parte. O FC Porto já mostra dificuldades em sair para o ataque, a não ser no contra-golpe.

62'- Excelente incursão de Ferreira-Carrasco pelo lado esquerdo do ataque do Atlético. Valeu Otávio a afastar o perigo.

60'- No outro jogo deste grupo, tudo empatado a dois golos entre Liverpool e AC Milan.

57'- É a vez de Simeone trocar mais peças na equipa. Três mexidas: Saem João Félix, Hermoso e Koke para as entradas de Griezmann, Renan Lodi e Ángel Correa.

54'- Conceição volta a mexer. Marcano entra para o lugar do lesionado Pepe.

52'- Cartão amarelo para Kondogbia. 

51'- Cartão amarelo para João Félix.

50'- BOLA AO POSTE! Otávio cruza e a bola sobrevoa toda a área e bate no poste da baliza de Oblak. Muito perto o golo do FC Porto.

46'- Recomeça a partida! O FC Porto mexe ao intervalo. Zaidu não vai a jogo e entra Wendell para o seu lugar.

45'- Intervalo no Wanda Metropolitano!

45'- Vão jogar-se mais três minutos em Madrid.

45'- João Félix aparece em boa posição, tenta dar de calcanhar para Suárez, mas a defesa do FC Porto consegue o corte. Apesar do perigo, o internacional português estava em fora de jogo.

42'- Cartão amarelo para Uribe. O FC Porto já tem três jogadores 'amarelados'.

36'- Simeone mexe muito cedo na equipa. Lemar sai para dar lugar a Rodrigo De Paul.

32'- Pepe está recuperado e vai reentrar na partida.

30'- Pepe em dificuldades. Após um lance com Felipe, o central do FC Porto fica a queixar-se das costas.

27'- Contra-ataque do FC Porto lançado por Luis Díaz e Zaidu, em boa posição, permite o desarme de Kondogbia.

27'- O Atlético está com mais bola e está a crescer na partida. Atenção, FC Porto...

21'- Cartão amarelo para Zaidu, após falta sobre Koke.

20'- Jogo equilibrado, mas o FC Porto parece ligeiramente melhor. O Atlético demonstra dificuldades em ligar o seu jogo.

16'- Luis Díaz vê o cartão amarelo.

15'- Grujic cabeceia por cima, após canto de Otávio no lado direito do ataque portista.

11- No outro jogo deste grupo, o Liverpool já vence o AC Milan. Marcou Alexander-Arnold.

8'- Taremi remata frouxo e ao lado da baliza de Oblak, após um excelente trabalho de Corona.

6'- Suárez dá o primeiro aviso! Diogo Costa, atento, defendeu de forma segura.

1'- Rola a bola em Madrid! Sai o FC Porto a jogar.

0'- Ouve-se o hino da Champions em Madrid!

Onzes iniciais

Atlético Madrid: Oblak, Llorente, Giménez, Felipe, Hermoso, Kondogbia, Koke, Carrasco, Lemar, João Félix e Luis Suárez.

FC Porto: Diogo Costa, Corona, Pepe, Mbemba, Zaidu, Uribe, Grujic, Otávio, Luis Díaz, Toni Martínez e Taremi.

Antevisão

Quando pensamos nas equipas do Atlético de Madrid e do FC Porto, rapidamente nos vem à cabeça características como raça, atitude e intensidade. São adjetivos que encaixam que nem uma luva a qualquer uma delas, até porque estes são também imagens de marca dos seus treinadores.

Antes do confronto de estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões, Sérgio Conceição e Diego Simeone trocaram alguns elogios, depois de terem sido colegas na Lazio. Amigos, amigos... jogos à parte, como também fez questão de referir o treinador do FC Porto, após Felipe ter dito que gostaria que os dragões também passassem aos oitavos, tal como o Atlético.

"Gostava que nós fôssemos a equipa apurada. A outra... Não estaria mais alegre ou menos alegre", afirmou o treinador do FC Porto.

Depois do empate no Clássico, os azuis e brancos querem voltar às vitórias, mas pela frente apanharão esta quarta-feira, às 20h00, o atual campeão espanhol, que joga em casa e diante dos seus adeptos. Não será uma tarefa fácil, mas o FC Porto já nos provou, precisamente no ano passado, que pode surpreender a Europa do futebol.

Ovidiu Hategan, da Roménia, será o árbitro desta partida.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório