Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Uma mota de MotoGP desacelera 200 km/h em apenas... 4,5 segundos

Fique com algumas curiosidades relativas também ao último Grande Prémio de Aragão.

Uma mota de MotoGP desacelera 200 km/h em apenas... 4,5 segundos
Notícias ao Minuto

08:24 - 14/09/21 por Notícias ao Minuto

Desporto MotoGP

Miguel Oliveira não teve o resultado mais desejado no passado fim de semana em Aragão, mas regressou à conquista de pontos no traçado espanhol, depois de uma corrida menos positiva em Silverstone.

O piloto português terminou em 14.º lugar numa altura em que ainda recupera do seu pulso direito após uma queda nos treinos livres do Grande Prémio da Estíria. Recuperação essa que dificulta e muito as travagens, devido à força que necessita de ser exercida, cada vez que Oliveira curva, principalmente para o seu lado direito.

E é precisamente de travagens que vamos falar. Sabia que neste circuito de Aragão, cada piloto teve à sua disposição 10 jogos de discos de travão? De acordo com a informação disponibilizada no site oficial do piloto português, estiveram à disposiçao cinco distintas geometrias de discos e também duas especificações de material – High Mass (banda larga) ou Standard Mass (banda convencional) – num total de dez soluções.

Mas, mais importante, é falarmos daquilo que mais importa a Miguel Oliveira neste momento devido à lesão no pulso. No MotoGP, as motos mais avançadas do mundo são capazes de reduzir 200 km/h em apenas 4,5 segundos, algo que acontece, por exemplo, na curva 16 do circuito de Aragão. Após uma reta com 968 metros as motos de MotoGP travam desde os 339km/h para os 138km/h.

"A carga total exercida sobre a manete de travão em apenas uma volta é igualmente superior nas motos de MotoGP, atingindo os 43,3 quilos", refere ainda o artigo no website oficial de Miguel Oliveira.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório