Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sporting e FC Porto empatam-se em Alvalade... e o Benfica agradece

Leões e dragões passam a ver o rival a quatro pontos de distância após a igualdade a uma bola no Clássico.

Sporting e FC Porto empatam-se em Alvalade... e o Benfica agradece
Notícias ao Minuto

22:36 - 11/09/21 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O estádio de Alvalade foi, este sábado, palco de um Clássico de ‘fazer faísca’ entre Sporting e FC Porto, a contar para a quinta jornada do campeonato português, que terminou com um empate a uma bola no marcador.

Nuno Santos adiantou os leões no marcador logo aos 16 minutos de jogo, mas os dragões recusaram baixar os braços, e, já no segundo tempo, Luis Díaz marcou o (grande) golo que selou o resultado final.

Diogo Costa aguentou o ‘castelo de cartas’

O Clássico jogou-se numa fase muito precoce da temporada, mas era de extrema importância para ambas as equipas, o que se traduziu num jogo bem ‘quentinho’, com muitas quezílias, mas também com a intensidade em alta.

O FC Porto entrou ligeiramente melhor no jogo, mas, aos poucos, o Sporting foi encontrando maneira de contornar a pressão ‘sufocante’ do adversário, e acabou por chegar ao golo na primeira oportunidade de que dispôs.

Pedro Porro ‘galgou’ pela ala direita e cruzou rasteiro para o coração da grande área, onde apareceu Nuno Santos a esticar-se e a desviar para o fundo das redes, abrindo, desta maneira, o marcador logo aos 16 minutos de jogo.

Daí em diante, só deu Sporting. Aliás, valeu mesmo aos dragões a pronta intervenção de Diogo Costa, que, com uma série de boas defesas, foi fazendo o que pôde para manter a equipa na discussão pelo resultado.

Pelo meio, houve, ainda, lugar a uma autêntica ‘avalanche’ de cartões amarelos. Ao quarto minuto de jogo, Nuno Almeida já tinha exibido quatro. Ao intervalo, chegou aos sete, provocando um ‘ataque de nervos’ a ambas as equipas.

Inspiração de Luis Díaz valeu um ponto

O FC Porto regressou do intervalo mais organizado do ponto de vista defensivo, e conseguiu, de uma vez por todas, equilibrar o jogo, ainda que com algumas dificuldades em penetrar a defesa do Sporting.

No entanto, se na primeira parte os leões marcaram na primeira chance que fabricaram, na segunda os dragões fizeram o mesmo. Luis Díaz recebeu a bola na ala esquerda, fletiu para o centro e, com um grande remate, repôs a igualdade no Clássico.

Os campeões nacionais em título ‘acordaram’ ligeiramente e voltaram a conseguir subir alguns metros no terreno. Os dragões, por sua vez, ainda ‘tremeram’, particularmente após a expulsão de Toni Martínez, que viu dois cartões amarelos… em dois minutos.

A verdade é que o marcador permaneceria inalterado até apito final, pelo que Sporting e FC Porto passam a somar 11 pontos. Um resultado que favorece… o Benfica, que agora lidera a I Liga com quatro pontos de vantagem sobre os eternos rivais.

Momento do jogo: O FC Porto esteve em dificuldades, principalmente no primeiro tempo. Nada parecia indicar de que a equipa teria argumentos para evitar a derrota, mas Luis Díaz ‘sacou o coelho da cartola’ que selou o resultado final.

Acompanhamento

90' - Apito final em Alvalade! Sporting e FC Porto dividem as honras no Clássico, fruto dos golos de Nuno Santos e Luis Díaz.

90+1' - Mais substituições no FC Porto. Entram Grujic e Fábio Vieira, entram Otávio e Luis Díaz.

87' - Toni Martínez é expulso! O avançado viu dois cartões amarelos no espaço de apenas dois minutos (o segundo por falta sobre Coates) e o respetivo vermelho.

85' - Continua a 'chuva' de cartões amarelos. Desta feita, o recetor é Toni Martínez, por falta sobre João Palhinha.

82' - Rúben Amorim volta a mexer. Entra Bruno Tabata, sai Pedro Porro, que já apresentava queixas físicas.

Foi assim que os dragões chegaram à igualdade

71' - GOOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Luis Díaz recebeu a bola na ala esquerda, fletiu para o centro e, com um remate muito colocado, repôs a igualdade em Alvalade.

69' - Mais duas mexidas no Sporting. Entram Matheus Reis e Ricardo Esgaio, saem Rúben Vinagre e Zouhair Feddal.

65' - Responde Sérgio Conceição. Sai João Mário, entra Toni Martínez.

61' - Rúben Amorim promove a primeira alteração. Jovane Cabral sai para dar lugar à estreia de Pablo Sarabia.

56' - Mais um cartão amarelo... É para Wilson Manafá, por falta sobre Pedro Porro. Na cobrança da respetiva falta, o internacional espanhol almejou a baliza, mas acertou na malha lateral.

54' - O jogo está novamente interrompido. Luís Neto ficou algo combalido após ser atingido na cabeça por uma bolada de Luis Díaz. No entanto, já parece estar recuperado.

51' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Jovane Cabral, por falta sobre Otávio. No entanto, o internacional português queixa-se de ter sido agredido e pede o vermelho.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Clássico entre Sporting e FC Porto.

45' - Chega ao fim a primeira parte do Clássico. O Sporting vai batendo o FC Porto, por 1-0, graças a um golo de Nuno Santos. O jogo está bem 'quentinho' e Nuno Almeida já exibiu o cartão amarelo por sete vezes.

41' - Está instalada a confusão no relvado. Otávio e Nuno Santos 'embrulharam-se' no chão e elementos de ambas as equipas acabaram por se envolver na confusão. Pelo meio, Nuno Almeida exibe o cartão amarelo a Pedro Porro e Pepe.

39' - Sérgio Conceição não perde tempo e mexe já. Saem Iván Marcano e Bruno Costa, entram Wilson Manafá e Sérgio Oliveira.

38' - Eis o quinto cartão amarelo da noite. É para Luís Neto, que, na tentativa de cortar um lance perigoso do ataque do FC Porto, acabou por levar a mão à bola.

36' - Mais uma oportunidade desperdiçada pelo Sporting! Nuno Santos, completamente sozinho, atirou para mais uma boa defesa de Diogo Costa.

32' - Mais um lance polémico, agora na grande área do FC Porto! Coates caiu e queixou-se de agressão de Pepe, mas Nuno Almeida nada assinalou.

31' - Diogo Costa 'rouba' o bis a Nuno Santos! Os adeptos leoninos já gritavam golo, mas o guarda-redes do FC Porto 'agigantou-se' e defendeu para canto.

26' - Os leões continuam a 'cheirar' o golo! João Palhinha foi às alturas e, de cabeça, atirou por cima da baliza azul e branca.

25' - Mais uma grande oportunidade para o Sporting! Paulinho apareceu no coração da grande área e, a passe de Rúben Vinagre, por pouco não conseguiu desviar para a baliza. Valeu a pronta atenção de Bruno Costa.

22' - Lance polémico na grande área do Sporting! Mehdi Taremi caiu após um lance dividido com Antonio Adán. No entanto, estava em posição irregular quando recebeu a bola de Corona, pelo que o lance foi invalidado.

18' - Esteve à vista a resposta do FC Porto! Otávio cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Jesús Corona a cabecear ligeiramente ao lado da baliza. No entanto, o internacional mexicano voltou a queixar-se do ombro...

Não perca as imagens do primeiro golo da noite

16' - GOOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Na primeira oportunidade de que dispôs, Nuno Santos foi ao solo e, a passe de Pedro Porro, colocou a bola no fundo das redes à guarda de Diogo Costa.

14' - E lá vai mais um... Paulinho contestou veementemente uma falta assinalada sobre João Mário, Nuno Almeida não gostou e também lhe exibiu o cartão amarelo.

12' - O jogo está interrompido. Jesús Corona foi ao solo após um lance dividido com Sebastián Coates e mostrou-se muito queixoso do ombro esquerdo. No entanto, tudo não terá passado de um 'susto', uma vez que o mexicano deixou o relvado pelo próprio pé.

4' - Nuno Almeida está de 'dedo no gatilho'. Em três minutos, exibe três cartões amarelos. Agora, é para Iván Marcano, por falta sobre João Palhinha.

3' - E mais um! Agora, para Rúben Vinagre, por falta dura sobre João Mário junto à ala.

2' - E já foi exibido o primeiro cartão amarelo! É para Bruno Costa, que agarrou Pedro Porro quando este seguia 'disparado' para o ataque.

0' - Nuno Almeida faz soar o apito inicial. Já se joga o Clássico de Alvalade, entre Sporting e FC Porto.

Onzes

Sporting: Adán; Pedro Porro, Feddal, Coates, Luís Neto; João Palhinha, Matheus Nunes; Jovane Cabral, Nuno Santos e Paulinho.

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Pepe, Marcano; Uribe, Bruno Costa, Otávio, Corona; Luis Díaz e Taremi.

Antevisão

A espera chegou ao fim. Este sábado, o Sporting, campeão da última temporada, e o FC Porto, que foi 'vice', voltam a olhar-se olhos nos olhos, no estádio de Alvalade, em partida a contar para a quinta jornada da I Liga.

Uma partida 'escaldante' que fica, no entanto, marcada pelas ausências de algumas das peças mais preponderantes de cada equipa, começando desde logo pelos leões, que não poderão contar com Gonçalo Inácio, Manuel Ugarte, Pedro Gonçalves e Tiago Tomás.

Do outro lado da 'barricada', Agustin Marchesín, que continua a recuperar de lesão, está 'riscado' para a deslocação a Lisboa, ao passo que Matheus Uribe e Luis Díaz estão em dúvida, já que regressaram dos compromissos internacionais em cima da hora.

O Sporting-FC Porto será ajuizado por Nuno Almeida, árbitro da Associação de Futebol do Algarve, e pode acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental).

Leia Também: Acompanhe as horas que antecedem o Clássico entre Sporting e FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório