A Associação das Ligas Europeias (European Leagues) emitiu esta quinta-feira um comunicado no qual se mostra frontalmente contra a ideia idealizada pela FIFA de organizar um Mundial de futebol a cada dois anos.
Na nota oficial, o organismo, do qual fazem parte 27 ligas europeias, realça que novas competições "não são a solução para os atuais problemas do nosso futebol num calendário já congestionado".
"As Ligas trabalharão em conjunto com outras partes interessadas para evitar que os órgãos dirigentes do futebol tomem decisões unilaterais que prejudiquem o futebol nacional, que é a base da nossa indústria e de extrema importância para clubes, jogadores e adeptos em toda a Europa e no mundo", pode ler-se ainda na nota assinada pelo Conselho de Administração, onde consta a I Liga.
Confira o comunicado na íntegra:
O Conselho de Administração das Ligas Europeias reuniu-se hoje em Nyon, Suíça.
Nesta ocasião, as Ligas opuseram-se firme e unanimemente a qualquer proposta de organizar o Campeonato do Mundo da FIFA a cada dois anos.
As Ligas trabalharão em conjunto com outras partes interessadas para evitar que os órgãos dirigentes do futebol tomem decisões unilaterais que prejudiquem o futebol nacional, que é a base da nossa indústria e de extrema importância para clubes, jogadores e adeptos em toda a Europa e no mundo.
Novas competições, competições reformuladas ou competições alargadas de futebol de clubes e seleções, quer a nível continental e/ou global, não são a solução para os atuais problemas do nosso futebol num calendário já congestionado.
O calendário do futebol requer definitivamente o acordo de todas as partes interessadas e só pode ser o resultado de um equilíbrio subtil entre o futebol de clubes e seleções nacionais e entre o futebol de clubes nacional e internacional."