Powered bySolverde
Disclaimer

"Sporting pode ter um pouco mais de vantagem para poder organizar o onze"

O Sporting apostará na continuidade de processos para tentar contrariar a maior diversidade ofensiva do FC Porto face à época anterior, sábado, no 'clássico' da quinta jornada da I Liga, segundo o ex-futebolista Jorge Andrade.

Jorge Andrade

© Global Imagens

Lusa
09/09/2021 08:40 ‧ 09/09/2021 por Lusa

Desporto

Jorge Andrade

"As equipas estão bem, apesar de já terem perdido pontos. Parece-me que o FC Porto está mais perigoso no ataque, daí que tenha mais valências diferentes. O Sporting dá mais continuidade e as ideias estão mais do que assimiladas. Vai ser interessante de ver, até porque ninguém se quer atrasar mais e o Benfica está à espreita do resultado para ir fazendo o seu caminho de vitórias", partilhou à agência Lusa o ex-defesa dos 'dragões'.

O campeão nacional Sporting, segundo classificado, recebe o FC Porto, terceiro, ambos com 10 pontos, a dois do líder isolado Benfica, no sábado, às 20:30, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em jogo arbitrado por Nuno Almeida, da associação do Algarve.

"O equilíbrio do Sporting é um ponto forte, porque defensivamente é muito estável e depois consegue lançar rapidamente outros jogadores. A dupla de pontas-de-lança do FC Porto é uma mais-valia e Toni Martínez está a mostrar todo o seu potencial. Depois, o talento do Pedro Gonçalves, um goleador no Sporting, e do Luis Díaz, um desequilibrador no FC Porto. Muitos pontos a favor, duas grandes equipas e um grande jogo", vincou.

O 'clássico' surge a seguir à paragem para os jogos das seleções nacionais, nos quais estiveram 14 internacionais dos 'dragões', entre os quais Matheus Uribe e Luis Díaz, que deverão seguir diretamente para o estágio na véspera, e cinco dos 'leões', que viram Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Tiago Tomás lesionarem-se.

"É uma preparação mais difícil para os clubes, daí que possam existir surpresas nos 'onzes' iniciais só por esse facto. Com alguns jogadores dispensados, o Sporting pode ter um pouco mais de vantagem para poder organizar o seu 'onze'. No FC Porto, o Pepe esteve até ao fim integrado na seleção portuguesa e é um nome fundamental em termos defensivos. Veremos em que condições chegam os restantes", observou Jorge Andrade.

Com duas temporadas disputadas ao serviço do FC Porto (2000/01 e 2001/02), o ex-internacional luso descarta poupanças de Rúben Amorim e Sérgio Conceição face à estreia na Liga dos Campeões quatro dias depois, quando os 'leões' recebem os holandeses do Ajax e os 'dragões' visitam os espanhóis do Atlético Madrid.

"Não é jogo para poupar, mas para incluir os mais influentes. A preparação não é a mais desejável, mas com certeza irão apostar nos seus 'onzes' de gala ou lá parecido. Alguns elementos podem cair por fadiga ou rotação, mas o ritmo de jogo não pode ser alterado, senão os oponentes podem ter sucesso. Todos querem iniciar bem a 'Champions', mas esta ainda não é uma final ou fase a eliminar e dá para gerir de outra forma", explicou.

Jorge Andrade, de 43 anos, acredita que o FC Porto prolongue a recente adaptação do central espanhol Iván Marcano na ala esquerda da defesa, mesmo perante o reforço brasileiro Wendell, oriundo do Bayer Leverkusen, que veio resolver um tema prioritário para Sérgio Conceição, desagradado com a intermitência desde a saída de Alex Telles.

"Encontrou esta forma de equilibrar a equipa, que ganhou com o Marcano altura e muita estabilidade. Num jogo equilibrado, se calhar, pode manter essa aposta, visto que é um jogador super inteligente e que facilmente fecha como central. Se está a resultar, os treinadores não podem fazer muitas mudanças ou grandes testes nestes jogos de dificuldade muito alta, pois qualquer falta de adaptação pode ditar o resultado", alertou.

No lado oposto da defesa, João Mário, extremo de origem, também tem beneficiado do recuo no terreno, ao conferir uma "dimensão muito grande" no suporte aos avançados Toni Martínez e Mehdi Taremi, que "faz diversos golos e dá muito trabalho às defesas".

"O FC Porto tem estabilidade com o Sérgio, mas existe uma mudança muito grande no ataque, que é mais variado do que quando jogava Moussa Marega. Aí, era um FC Porto de transições, sem elaborar tanto e a tentar rapidamente chegar às zonas de finalização. Já existiram algumas mudanças nesta fase da época, mas os plantéis estão fechados e isso faz com que os técnicos possam a partir daqui a trabalhar com mais calma", notou.

Sobre o Sporting, que encara "responsabilidades maiores" esta época, Jorge Andrade admite uma "perda muito grande" com a partida do lateral esquerdo Nuno Mendes rumo aos franceses do Paris Saint-Germain, que cederam o extremo espanhol Pablo Sarabia.

"O Rúben Vinagre tem estado muito bem e adaptou se rapidamente ao processo. Acho que a substituição está muito bem feita e, pelo menos, o Sporting mantém o padrão de jogo. Sarabia? Será difícil um jogador que ainda não conhece a forma de jogar do Rúben Amorim ser titular, mas pode ser uma arma forte a ser lançada mais à frente", concluiu.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rui Fonte confirma fim da carreira enquanto futebolista

Redes Sociais

Rui Fonte confirma fim da carreira enquanto futebolista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Vem aí o GP de Itália de MotoGP. Os horários para seguir Miguel Oliveira

MotoGP

Vem aí o GP de Itália de MotoGP. Os horários para seguir Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas