Powered bySolverde
Disclaimer

Sporting na 'pole', mas FC Porto e Benfica também querem 'trono'

O Sporting, campeão em título 19 anos volvidos, parte na 'pole' para a edição 2021/22 da I Liga portuguesa de futebol, mas FC Porto e Benfica, que repartiram equitativamente os anteriores 10 cetros, querem 'desesperadamente' recuperar o 'trono'.

Sporting

© Global Imagens

Lusa
04/08/2021 09:08 ‧ 04/08/2021 por Lusa

Desporto

I Liga

Numa prova que se joga de sexta-feira a 15 de maio de 2022, já com público, para já a 33%, os três 'grandes', vencedores de 97,7% dos campeonatos (85 de 87), voltam a não ter 'sombra', com o Sporting de Braga a prometer apenas o quarto lugar.

Por seu lado, o Vitória de Guimarães é o único que também se assume como candidato à Europa, enquanto Moreirense, Belenenses SAD e Boavista dispensam, nos discursos de antecipação, a luta pela "permanência", ao contrário dos restantes 10 participantes.

Em matéria de título, a questão será, à partida, a três, e, como campeão, o Sporting sai na frente, não só pelo estatuto, mas porque, para já, está, praticamente, intacto, desde logo com a permanência do mentor do feito, o treinador Rúben Amorim.

Contratado ao Sporting de Braga por 'milionários' 10 milhões de euros, Amorim está a sair muito barato ao presidente 'leonino', Frederico Varandas, com uma primeira época completa para a história e uma segunda que já arrancou com um título, a Supertaça.

Os 'leões' venceram em 2020/21 com uma 'mísera' derrota, na Luz (3-4), já campeões, e do 'onze' base -- mais os principais substitutos - do sucesso, a única baixa significativa é a de João Mário, que rumou ao Benfica, via Inter de Milão.

De resto, voltam todos, com os veteranos João Pereira e Antunes bem substituídos por Ricardo Esgaio e Rúben Vinagre, sendo que - numa 'lei' que vale para os 'leões' e todos os outros - o mercado só fecha no fim de agosto e, até lá, muito pode mudar.

Para já, Rúben Amorim inicia o ataque à revalidação do título, objetivo que o Sporting não consegue há mais de 60 anos, desde 1953/54, quase com o mesmo 'onze' e, já se viu, novamente fiel ao '3-4-3', que terá como referências Adán, Coates, Nuno Mendes, Palhinha e Pedro Gonçalves -- Porro está lesionado.

Se o Sporting está quase inalterável, o FC Porto, que deverá oscilar entre o '4-3-3' e o '4-4-2', começa também quase igual, embora com uma baixa de peso, o avançado maliano Marega, referência no ataque nas últimas quatro épocas.

De resto, o treinador Sérgio Conceição, que vai para a quinta temporada consecutiva ao comando dos 'dragões', tem todos os outros, de Marchesín a Taremi, passando pelo 'eterno' Pepe, Sérgio Oliveira, Uribe, Corona e Luis Díaz.

As novidades também não são muitas, destacando-se o brasileiro Pepê, há muito contratado ao Grêmio, e o central Fábio Cardoso, formado no Benfica, bem como o regresso do médio Bruno Costa.

Mais uma vez, e depois de uma dececionante época, no regresso à Luz de Jorge Jesus, o Benfica foi o que mais investiu no mercado, para contratar Yaremchuk (17 milhões de euros), mais João Mário, Meité e Gil Dias, com Vinícius de regresso, como os 'miúdos' Ferro, Florentino e Gedson.

Os 'encarnados', que só perderam jogadores pouco influentes, como Nuno Tavares, Pedrinho, Cervi e Jardel, voltam a ter um início de época marcado pelo ataque à 'Champions', falhado em 2020/21, com repercussões no plantel -- Rúben Dias foi vendido.

A instabilidade diretiva - nomeadamente a saída forçada de Luís Filipe Vieira e a entrada de Rui Costa, com eleições inevitavelmente à porta - não será uma ajuda, mas, para já, Jorge Jesus, que parece querer a postos o '4-4-2' e o '3-4-3', está, aparentemente, a ter os reforços que pretende.

Com as atuais armas - e mais uma ou outra, ou menos uma ou outro -, os três 'grandes' serão sempre os candidatos, agora que o Sporting recuperou esse estatuto, numa época em que poderão coincidir todos na fase de grupos da 'Champions'.

Atrás, a concorrência parece distante, muito distante, até porque o Sporting de Braga continua a 'fornecer' os 'grandes', nestas últimas épocas o Sporting, que lá foi 'resgatar' Palhinha e Esgaio e contratar Paulinho e, claro, Rúben Amorim.

Carlos Carvalhal, que também se mantém ao 'leme' dos bracarenses, numa época com poucas mudanças de treinadores, já disse que o objetivo é o quarto lugar, falando de um fracasso abaixo disse, mas que, acima, só se um dos 'grandes' falhar.

Os 'arsenalistas' também não mudaram muito o plantel, cedendo Esgaio, mas contratando vários jogadores que podem vir a ser importantes, como Paulo Oliveira, Lucas Mineiro e Mario González, e fazendo regressar outros, casos de Fábio Martins e Fabiano.

Abaixo do Sporting de Braga, só o Vitória de Guimarães se assume como candidato europeu, numa época em que o seu maior trunfo parece ser o treinador Pepa, que na época passada conduziu o Paços de Ferreira à Liga Conferência Europa.

O Moreirense, na estreia de João Henriques, e o Belenenses, na terceira época de Petit, querem a primeira metade, enquanto no Boavista, o ex-Famalicão João Pedro Sousa garante que não veio para o histórico clube 'axadrezado' para lutar pela manutenção.

Pelo contrário, todos os outros a abordam, alguns, como Paços de Ferreira, Marítimo e Santa Clara, como ponto de partida para, depois, partirem para outros objetivos. Tondela e Gil Vicente querem "crescer" e Famalicão e Portimonense garanti-la depressa.

No regresso à I Liga, o Estoril Praia, campeão em título da II Liga, quer garantir a permanência com a sua filosofia de jogo, o Vizela promete lutar sempre pelos três pontos e o Arouca garante uma vontade de "surpreender, de fazer diferente".

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas