Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mais um título no 'pote' leonino. Sporting conquista a 9.ª Supertaça

Fransérgio adiantou o Sp. Braga, mas Jovane e Pedro Gonçalves carimbaram a reviravolta. O Sporting vence o primeiro troféu da temporada.

Mais um título no 'pote' leonino. Sporting conquista a 9.ª Supertaça
Notícias ao Minuto

22:45 - 31/07/21 por Ruben Valente

Desporto Supertaça

Só um Sporting podia entrar a vencer e foi o de verde e branco. Os leões, este sábado, entraram com o pé direito em 2021/22 e conquistaram a Supertaça após derrotarem o Sporting de Braga, no Municipal de Aveiro, por 2-1.

Os arsenalistas começaram melhor, com um golo de Fransérgio, mas ainda na primeira parte Jovane e Pedro Gonçalves deram a volta ao marcador, num jogo que marcado pelo regresso do público aos estádios – estiveram em Aveiro precisamente 7.710 adeptos.

Resumo

A época não podia começar melhor. Estádio com adeptos e um belo jogo de futebol. Intenso, dividido, com vários momentos bonitos e, claro, com golos. Para assistirmos ao primeiro deles nem tivemos que esperar muito: 20 minutos. Fransérgio, depois de um excelente passe em profundidade de Ricardo Horta, rodou bem sobre Gonçalo Inácio, atirou à baliza de Adán e fez o primeiro golo do encontro. Bateu no poste e entrou.

O Sp. Braga estava com uma maior propensão ofensiva, mas o jogo estava equilibrado até esta altura. Após o golo sofrido, o Sporting quis mandar no jogo. E bem, diga-se. A equipa de Rúben Amorim começou a encostar os arsenalistas à sua grande área, mas foi num lance de contra-ataque que surpreenderam. Nuno Mendes descobriu Jovane uns 50 metros à frente e Paulo Oliveira não teve pernas. O cabo-verdiano foi por ali fora e, no frente a frente com Matheus, fez o empate. O relógio marcava 29 minutos.

Estava feito o empate, mas o Sporting queria mais. Pedro Gonçalves, pouco depois do tento do empate, obrigou Matheus a uma defesa brilhante. O guarda-redes do Sp. Braga evitou o segundo dos leões aos 33’ mas 10 minutos depois nada pôde fazer. Pedro Gonçalves já tinha avisado e à segunda não perdoou. Vai já daqui, disse. ‘Pote’ puxou do pé direito atrás e, que nem Ricardo Quaresma, atirou uma trivela sem hipótese de defesa para o guardião do Sp. Braga. O Sporting foi assim em vantagem para o intervalo, após a reviravolta no marcador.

No segundo tempo, a história foi outra e bem diferente. O Sp. Braga tinha obrigação de fazer mais e melhor, mas acabou por nem fazer uma coisa nem outra. O Sporting dificultou a tarefa dos minhotos e foi circulando a bola sempre com muito critério e qualidade.

A equipa mais perto do golo foi sempre o Sporting e Adán não terá muitos remates de jogadores arsenalistas, na segunda parte, para recordar mais tarde. Para recordar ficará a nona vez que o Sporting conquistou a Supertaça e a entrada de um menino com 15 anos nesta partida: Roger Fernandes, do Sp. Braga, foi lançado por Carlos Carvalhal e apesar de não ter conseguido mexer com o resultado, dificilmente esquecerá a sua estreia na equipa principal.

Acompanhamento

90+8'- FINAL DO JOGO! O SPORTING CONQUISTA A SUPERTAÇA! 

90+7'- Remate de Tormena muito torto. Pode ter sido o último suspiro do Sp. Braga...

90+5'- Tabata atira para defesa de Matheus.

90'- Vão jogar-se mais sete minutos de compensação.

88'- Livre de Ricardo Horta sem perigo para a baliza de Adán.

85'- Estão 7.710 adeptos presentes no estádio Municipal de Aveiro.

83'- Bruno Tabata entra para o lugar de Pedro Gonçalves.

81'- O QUE FALHA PEDRO GONÇALVES! Matheus sai dos postes, perde a bola e Pedro Gonçalves fica com ela. O '28' dos leões faz um túnel a um adversário e com a baliza apenas com um defesa pela frente falha o alvo.

80'- O Sp. Braga faz as últimas alterações: Fransérgio e Abel Ruiz cedem os seus lugares a João Novais e Vítor Oliveira.

80'- Dupla substituição no Sporting. Saem Jovane e Feddal, entram Nuno Santos e Matheus Reis.

74'- JOVANE! Avançado do Sporting remata e fica a centímetros do golo.

70'- O Sp. Braga também troca de jogadores: Sai Galeno e entra Roger Fernandes. Este menino do Sp. Braga tem... 15 anos!

69'- Rúben Amorim mexe pela primeira vez. Sai Paulinho para a entrada de Tiago Tomás.

63'- Nuno Mendes! Livre cobrado pelo lateral leonino às malhas laterais.

62'- Amarelo para Tormena após falta sobre Paulinho. Livre perigoso para o Sporting.

60'- Cruzamento de Nuno Mendes e Paulinho não chega por pouco...

55'- Nova mexida no Sp. Braga: Sai André Horta e entra Mario González.

53'- Pedro Gonçalves testa novamente Matheus, que afasta o remate do atacante dos leões.

52'- O Sporting com muita circulação vai dominando este início de segunda parte.

50'- Paulinho cai à entrada da área do Sp. Braga e fica a protestar. João Pinheiro manda seguir.

49'- Falta sobre Ricardo Horta vale cartão amarelo a Matheus Nunes.

46'- Carvalhal mexeu para esta segunda parte. Raúl Silva saiu e deu lugar a Tormena.

46'- Recomeça a partida.

45+3'- Intervalo!

45+2'- João Pinheiro volta a ir ao bolso. Fransérgio vê amarelo após cotovelada em Palhinha.

45'- Vão jogar-se mais três minutos nesta primeira parte.

44'- Pedro Gonçalves entra tarde e duro sobre Sequeira. Cartão amarelo para o '28' do Sporting.

43'- GOLOOOOOOO DO SPORTING! GOLAAAAAÇO DE PEDRO GONÇALVES! Domínio muito bom e remate de trivela sem hipótese para Matheus! Grande momento de futebol e os leões passam para a frente do marcador.

40'- O Sporting por cima no encontro. Vai dominando a equipa de Rúben Amorim.

37'- Paulinho atira ao lado da baliza do Sp. Braga com muito perigo, mas está em posição irregular. Livre para os arsenalistas.

33'- PEDRO GONÇALVES! Quase o golo do Sporting! Cruzamento de Nuno Mendes para Pedro Gonçalves, que remata de primeira para uma enorme defesa de Matheus!

32'- É, de facto, outro ambiente com adeptos nos estádios. Fique com a moldura humana que está hoje em Aveiro a assistir à Supertaça.

29'- GOLOOOOOOO DO SPORTING! MARCA JOVANE! Grande abertura de Nuno Mendes que isola o avançado do Sporting. Paulo Oliveira não conseguiu apanhar Jovane em velocidade e o camisola 10 dos leões bate Matheus para o empate na partida.

20'- GOLOOOOOOOO DO SP. BRAGAAAA! MARCA FRANSÉRGIO! Excelente passe de Ricardo Horta e grande trabalho do médio brasileiro. Recebeu, rodou, tirou Gonçalo Inácio do caminho e rematou para o fundo das redes de Adán. Belo golo de Fransérgio, que se emocionou nos festejos.

17' - Palhinha trava Galeno e vê o primeiro amarelo da partida.

16'- O Sporting responde com um ataque e Matheus Nunes ganha o canto. Pedro Gonçalves, na sequência do lance, remata e Matheus agarra. Está vivo o jogo!

15'- Sp. Braga tenta um livre estudado, mas o cruzamento de Ricardo Horta sai pela linha de fundo sem encontrar nenhum elemento arsenalista. Carvalhal lamenta... 

9'- Abel Ruiz remata rasteiro, ao lado da baliza de Adán. O cruzamento foi de Ricardo Horta.

7'- Pedro Gonçalves aproxima-se da baliza de Matheus, tenta servir Paulinho mas a defesa bracarense estava atenta e o guardião arsenalista amarra a bola e 'mata' a jogada leonina.

5'- Jogo dividido nestes primeiros instantes. Mais bola para o Sporting, mas ainda sem perigo para nenhuma das balizas.

1'- ROLA A BOLA EM AVEIRO! Sai o Sp. Braga a jogar.

Pré-jogo

20h45: Os capitães de Sporting e Sp. Braga, Coates e Ricardo Horta, dirigiram palavras de agradecimento aos adeptos que hoje voltam a marcar presença nas bancadas.

20h43: As três equipas sobem ao relvado do Municipal de Aveiro. Tudo a postos!

20h35: Os jogadores de ambas as equipas recolhem aos balneários.

20h20: Já se aquece no estádio Municipal de Aveiro.

20h17: Sporting partilha nas redes sociais o regresso dos seus adeptos aos estádios. Fique com as imagens.

20h02: Jogadores do Sp. Braga quase pronto para subir ao relvado.

20h00: JÁ HÁ ONZES PARA A SUPERTAÇA.

Onze do Sporting: Adán; Feddal, Coates, Gonçalo Inácio; Nuno Mendes, João Palhinha, Matheus Nunes, Ricardo Esgaio; Pedro Gonçalves, Jovane, Paulinho.

Onze do Sp. Braga: Matheus; Sequeira, Raúl Silva, Paulo Oliveira, Fabiano; Fransérgio, Al Musrati, André Horta; Ricardo Horta, Galeno, Abel Ruiz.

19h30: Autocarro do Sporting de Braga também já está no estádio.

19h15: Sporting já chegou ao Estádio Municipal de Aveiro.

18h25: Assim está o relvado do Municipal de Aveiro, horas antes do início da partida.

17h00: Amorim não vai poder contar com Pedro Porro lesionado, enquanto Carvalhal não terá à disposição os castigados Lucas Mineiro, Piazon e Fábio Martins.

15h46: Sp. Braga lamenta devolução de bilhetes para a Supertaça. Fique com o comunicado dos arsenalistas.

15h10: Sporting recorda aquele que foi o último golo marcado ao Sp. Braga, antes do jogo de mais logo à noite.

13h00: Sp. Braga puxa pelos adeptos.

Antevisão

Que role a bola! O primeiro troféu da temporada 2021/22 em Portugal discute-se já este sábado, no estádio Municipal de Aveiro. Sporting e Sp. Braga dão o pontapé de saída às 20h45, debaixo do olhar atento de 10 mil espectadores presentes nas bancadas. Será também um jogo especial por este regresso dos adeptos aos estádios.

Sem estranheza, os dois treinadores fizeram a antevisão da partida e ambos concordaram que só a vitória interessa. No entanto, claro que a mesma só cairá para um dos lados. 

O Sporting conta com oito Supertaças no currículo e quer entrar em 2021/22 com o pé direito, embalados pelo sucesso da temporada passada, onde acabaram com um jejum longo no que à conquista do campeonato dizia respeito. Já o Sp. Braga também terminou bem a época, com a conquista da Taça de Portugal, e conta com um aliciante para esta partida: os arsenalistas nunca conquistaram o troféu.

João Pinheiro será o árbitro principal do jogo entre Sporting e Sp. Braga, e estará auxiliado por Tiago Costa e Nuno Eiras. A função de quarto árbitro pertencerá a Gustavo Correia. Por seu turno, André Narciso estará na Cidade do Futebol, em Oeiras, a liderar o videoárbitro, e terá como assistentes Vasco Santos e Ricardo Santos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório