Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Três ouros de An San confirmam domínio sul-coreano no tiro com arco

A jovem arqueira An San, vencedora olímpica de três medalhas de ouro, foi o destaque em Tóquio2020 do tradicional domínio coreano em Jogos Olímpicos, que só não foi total porque hoje falhou na prova individual masculina.

Três ouros de An San confirmam domínio sul-coreano no tiro com arco
Notícias ao Minuto

10:28 - 31/07/21 por Lusa

Desporto Tóquio'2020

An San, de 20 anos, fez o que ninguém conseguira desde St. Louis1904, arrebatando o ouro no torneio individual, por equipas femininas e mistas. Na terceira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em St. Louis, nos Estados Unidos, a norte-americana Matilda Howell já tinha chegado às três medalhas.

A Coreia do Sul vinha do Rio2016 com quatro títulos, o máximo possível, e ambicionava estender o domínio total para mais um ouro, na competição mista, em estreia. Tudo parecia encaminhar-se para isso, até ao 'descalabro' que foi a competição final, de singulares masculinos.

A eliminação precoce do sul-coreano deixou a grande potência da modalidade fora do pódio, onde o turco Mete Gazoz arrebatou o ouro, após se impor na final ao italiano Mauro Nespoli, por 6-4. Com o bronze ficou o japonês Takaharu Furukawa, vencedor do chinês de Taipé Chih-chun Tang, por 7-3.

Nas quatro finais que já tinham sido disputadas, o domínio coreano fora avassalador, mesmo sem a presença dos campeões de há cinco anos, 'vítimas' de um processo de seleção nacional altamente competitivo.

A renovação da Coreia do Sul é personificada na perfeição por An San, que este ano se consolidou como a grande figura da seleção. No parque de Yumenoshima, na baía de Tóquio, teve uma parceria vitoriosa com Kim Je-deok, depois liderou a equipa feminina e, finalmente, assegurou o título individual, com um equilibrado 6-5, na final face à russa Elena Osipova.

Pelo caminho, bateu um recorde olímpico, com 680 pontos nas qualificações da prova individual.

A Coreia do Sul, mesmo com o insucesso de hoje, continua a ser a grande dominadora da modalidade, elevando para 27 medalhas de ouro em 39 possíveis o seu pecúlio. No país, o tiro com arco tem o patrocínio oficial da Hyundai e gera um negócio com mais de 140 profissionais.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório